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É comum lermos nos Projetos-Político-Pedagógicos (PPP) que as escolas querem “formar cidadãos críticos, participativos, que entendam a realidade em que estão inseridos e nela possam interferir positivamente”. Lindo objetivo! Realmente digno de aplausos. Mas para que o PPP possa extrapolar a gaveta das escolas e, de fato, ser colocado em prática, é preciso uma abertura às novas metodologias, temáticas e propostas pedagógicas que se apresentam como alternativas para superar o modelo de escolas do século XIX.
Gazeta do Povo(...) Contrapondo o senso comum de que jovens não possuem interesse na participação social, o que existe é falta de estímulo para que a criticidade seja desenvolvida. A participação em projetos sociais, como observado pelo estudo Liga Criativos (pesquisa sobre o panorama das ações dos estudantes na transformação escolar e comunitária), desperta a vontade de causar mudanças efetivas nos territórios, criar conexões entre pares e ampliar os espaços de atuação. Os dados também evidenciam a vontade dos alunos em transformar a escola e comunidade para atender suas expectativas e necessidades: dos seis mil projetos analisados, 45% pretendem melhorar a educação e o espaço escolar.
PorvirDesenvolver uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, garantir a democratização das informações ambientais, estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social, e incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente. Estes são apenas alguns dos objetivos instituídos pela Política Nacional de Educação Ambiental, ações cada dia mais importantes devido ao avanço social.
g1A alfabetização digital é a habilidade de usar tecnologias para encontrar e transmitir informação. É ter as competências cognitivas e técnicas para navegar no ambiente digital de forma segura e ágil, sabendo analisar e criar conteúdo encontrado neste espaço. Em 2021, uma pesquisa da The Economist e do Facebook mostrou que o Brasil ocupa a 36ª posição no ranking global de inclusão digital. A lista avalia o acesso de um país à internet considerando disponibilidade, preços, relevância e capacidade de uso das pessoas, que mede o nível de educação e preparação para usar a Internet. O alarmante é que o que mais prejudica o avanço da inclusão digital no Brasil é justamente essa última questão, assim como aceitação cultural e políticas de apoio. Neste quesito, o país ocupa a 69ª posição.
Época NegóciosCategoria reivindica o pagamento do piso nacional, que foi reajustado pelo governo federal no início deste ano; a proposta do governo estadual é de um reajuste de 10,06%
Deputados do bloco Democracia e Luta, que faz oposição ao governo Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), prometeram apresentar na próxima semana uma emenda aumentando o reajuste salarial dos professores para 33,24%. Os parlamentares anunciaram aos professores que participaram na tarde desta quarta-feira (23) de uma manifestação pelo pagamento do piso na Praça Carlos Chagas, em frente à ALMG.
O ato, organizado pelo Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) acontecerá no estacionamento da Funarte, localizado ao lado da Torre de TV. A categoria traz na pauta de reivindicação questões financeiras e pedagógicas, de acordo com o Sinpro-DF, determinantes para valorizar o ensino público oferecido à população.
Correio BrazilienseO governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, 23, que tornará o programa Dignidade Íntima, criado para distribuir absorventes a alunas da rede pública de ensino, uma ação permanente no Estado. Anunciou também que a iniciativa receberá repasse de R$ 35 milhões neste ano, R$ 5 milhões a mais do que no ano passado, para a disponibilização de produtos de higiene íntima nas escolas estaduais.
Terra"Hoje, a promessa de um retorno à escola para milhões de mulheres alunas de ensino médio foi quebrada no Afeganistão. É um retrocesso enorme. O acesso à educação é um direito fundamental", disse no Twitter a chefe da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). "A Unesco reitera seu apelo: as mulheres devem ser autorizadas a voltar à escola sem prazos adicionais", insistiu Azoulay.
Estado de MinasPromulgada no dia 14 de março, a lei municipal que autoriza o ensino domiciliar em Porto Alegre (RS) está sendo questionada pela Promotoria Regional da Educação de Porto Alegre (Preduc-POA) do Ministério Público gaúcho. O órgão considera a lei inconstitucional e pretende ajuizar uma ação direta de inconstitucionalidade contra a nova legislação.
Gazeta do PovoA Comissão de Educação (CE) se reúne na próxima quinta-feira (24), a partir das 9h, e deve votar um requerimento do líder da oposição, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pedindo a convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro. O ministro é acusado de comandar um esquema irregular de distribuição de verbas da pasta a pedido do presidente da República, Jair Bolsonaro.
SenadoA Polícia Federal no Maranhão deflagrou na manhã desta quarta-feira, 23, uma operação contra suposto esquema de fraudes licitatórias, superfaturamento e simulação de fornecimento de alimentos da merenda escolar, com desvio de recursos públicos federais do Programa de Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
IstoÉ DinheiroO TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) determinou a prisão preventiva da diretora da escola particular de educação infantil, na zona leste da capital, que é suspeita de maus-tratos a crianças. Roberta Regina Rossi Serne, 40, deverá cumprir o mandado de trinta dias, que pode ser prorrogado conforme decisão da Justiça.
UolGestores da Secretaria de Educação do Distrito Federal farão uma reunião de emergência na tarde desta quarta-feira (23/3) para discutir medidas a serem adotadas em relação aos recentes casos de violência em escolas públicas da capital, ocorridos nos últimos dias. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, convocou os 14 coordenadores regionais de ensino da rede pública do DF para estarem na sede da pasta às 15h30.
Metrópoles(...) uma pesquisa feita em 2019 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil dá uma ideia da popularidade das plataformas online entre os jovens do país. O levantamento aponta que 89% da população de 9 a 17 anos está conectada, o que representa 24,3 milhões de crianças e adolescentes. Desses, 95% (ou 23 milhões) usam o celular como o principal dispositivo para acessar sites e aplicativos.
Mas os números que mais preocupam os especialistas vêm a seguir: 43% dos jovens brasileiros já testemunharam episódios de discriminação online. E as meninas são as mais impactadas por conteúdos prejudiciais: 31% foram tratadas de forma ofensiva, 27% acabaram expostas à violência e 21% acessaram materiais sobre estratégias para ficar muito magra. O levantamento ainda indica que um quarto dos jovens brasileiros consideram que ficam muito tempo conectados e não conseguem controlar muito bem esse período na frente das telas.
Cerca de 20,4% dos empregos formais no país são técnicos, mas o desrespeito às nossas prerrogativas profissionais causa uma série de impactos negativos
A educação profissionalizante é uma das saídas para a diminuição do alto índice de 13,9 milhões de brasileiros que estão desempregados. o setor, que atua na base econômica e estrutural do país, tem ainda um amplo mercado de trabalho que pode ser exercido por profissionais que estejam legalmente habilitados.
Em 2022, as bolsas federais de pesquisa para mestrandos e doutorandos completam nove anos sem reajustes no Brasil. Na prática, isso quer dizer que os valores pagos aos pesquisadores tiveram uma redução de 66,6%, por conta da inflação no período.
NexoNa última segunda-feira (22), o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy, se reuniu na Embaixada do Brasil em Londres com representantes do governo britânico e entidades educacionais do país, a fim de fomentar novas parcerias e trazer ao Brasil boas práticas de educação.
A delegação brasileira explanou sobre as prioridades na educação e explicou, de forma sucinta, como funciona a estrutura educacional no Brasil, em todos os níveis, incluindo a educação básica, profissional e tecnológica e superior. Do outro lado, o governo britânico fez um panorama de sua estratégia educacional e explanou sobre a política de internacionalização.