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Data no país é importante também para lembrar o que a falta de investimento pode acarretar no desenvolvimento social
O Dia da educação é comemorado anualmente, sempre no dia 28 de abril. Mas, como na maioria dos anos, o cenário educacional no país não é dos mais promissores e os índices que medem a qualidade de investimento no setor também não são motivo de comemoração.
Projetos que nasceram em salas de aula, mas extrapolam os muros das escolas para fazer diferença na sociedade
Neste dia da Educação, 28 de abril, conheça histórias de professores que transformam a vida de estudantes e, com os seus projetos, fazem uma verdadeira revolução nas escolas e no entorno.
Mais do que uma ferramenta de entretenimento, as redes sociais passaram a ser fonte de renda para muitos influenciadores digitais, que acumulam de milhões de seguidores e, com isso, assinam contratos milionários com marcas renomadas.
Com esse cenário, e levando em consideração as mudanças do Novo Ensino Médio, pode ser importante debater com os estudantes temas como a influência digital, a partir dos itinerários formativos.
Chancelado pela ONU, catálogo tem 176 obras para crianças de 6 a 12 anos, que tratam de temas como erradicação da pobreza e mudança climática
O Brasil é hoje o país com o maior número de livros infantis em português selecionados para educar e ajudar crianças de 6 a 12 anos a entender e a interagir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas. São 176 obras selecionadas e reunidas em um catálogo.
Professora da rede municipal do Recife alia preocupação ambiental com a riqueza da cultura nordestina e leva exposição da escola para a Galeria Suassuna, da família do autor
O Movimento Armorial foi idealizado pelo escritor Ariano Suassuna (1927-2014) com o objetivo de criar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura nordestina. Sua importância para a cultura popular é inquestionável, pois propicia o reconhecimento e a valorização da história do nosso povo.
A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os trabalhos do Ministério da Educação aprovou nesta quarta-feira (27) um relatório em que, entre outros pontos, afirma que o Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está "enfraquecido" e com queda no orçamento no governo Jair Bolsonaro.
g1“Todos os anos, a complementação da União repassada aos beneficiários a cada mês é calculada com base nas estimativas de arrecadação dos impostos e contribuições que formam o Fundeb. Porém, ao final de cada exercício, nós dispomos dos valores que de fato foram arrecadados. Com isso, precisamos fazer esses ajustes, levando-se em conta o que já foi repassado e o que cada ente federativo tem direito”, explica Marcelo Ponte, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia responsável pela operacionalização do Fundeb.
FNDEEntre os setores que tiveram as principais modificações em razão da pandemia foi o da educação. Com uma rápida transformação digital, houve diversas melhorias, mas também aberturas para ataques de hackers. De acordo com o estudo da Check Point Research, globalmente, o setor de educação e pesquisas teve o maior volume de ataques em 2021, com uma média de 1.739 invasões cibernéticas semanais por organização.
Olhar DigitalO presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Diego Alves, disse nesta terça-feira (26) que eventuais retrocessos na Lei da Aprendizagem podem ampliar casos de trabalho infantil no Brasil. Ele participou de audiência pública na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a criação do Estatuto do Aprendiz (Projeto de Lei 6461/19).
Diego Alves disse que a aprovação de um novo marco legal para a aprendizagem deve servir para ampliar o número de aprendizes no País e para conter ataques de quem é contra as cotas para jovens nas empesas.
Um grupo de professoras da USP (Universidade de São Paulo) criou um grupo de mentoria para ajudar jovens economistas a entrar no mercado de trabalho. A iniciativa surgiu no grupo de estudo EconomistAs, que faz pesquisas sobre questões de gênero na Faculdade de Economia e Administração da USP.
R7Foi promulgada em sessão solene do Congresso Nacional a emenda constitucional 119/2022, que desobriga aplicação mínima de recursos na educação por estados e municípios em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19. Originária da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021, de iniciativa do senador Marcos Rogério (PL-RO), a medida isenta de responsabilidade os gestores públicos pela não aplicação dos recursos neste período mas, segundo o autor, é uma medida excepcional.
SenadoTexto prevê benefício para estudantes cujas famílias estejam inscritas no CadÚnico, além de alunos de comunidades indígenas e quilombolas. Medida vai à sanção.
O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) a medida provisória que dá acesso gratuito à internet móvel para alunos de escolas públicas cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).
Devido à ausência dos três convidados, a reunião desta quarta-feira (27) da Comissão de Educação (CE), que trataria das denúncias de tráfico de influência na destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi dedicada à aprovação de requerimentos de depoimentos — entre eles, o do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub — e de prestação de informações.
SenadoO ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), prorrogou até 31 de dezembro deste ano o prazo para estados e municípios aplicarem os recursos previstos na Lei de Conectividade nas Escolas.
Aprovada em 2021 pelo Congresso como uma resposta à ausência da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) no enfrentamento aos impactos da pandemia na educação, a lei estabelece o repasse de R$ 3,5 bilhões para garantir o acesso à internet para alunos e professores da rede pública.
Ainda sem conseguir emplacar a CPI do MEC para apurar as suspeitas de corrupção surgidas durante a gestão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, o Senado aprovou nesta quarta, porém, um requerimento de informações que pretende passar um pente fino nas contratações da Pasta e quem sabe encontrar possíveis malfeitos na administração do órgão.
VejaOs conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), por unanimidade, determinaram que a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) tem cinco dias para explicar falhas na estimativa de custos na aquisição de móveis e equipamentos eletrônicos para escolas públicas do DF no valor de R$ 80,2 milhões. Em um pedido cautelar, em caráter de urgência, o procurador-geral Marcos Felipe Pinheiro Lima, do Ministério Público de Contas do DF, apontou falhas no edital do pregão que, posteriormente, foi aceito pela Corte nesta quarta-feira (27/4).
Correio BrazilienseO Todos Pela Educação divulgou nesta quarta-feira (28) uma pesquisa que mostra a importância da população em idade eleitoral avaliar as propostas dos candidatos à eleição para a educação do país. O levantamento foi publicado um dia antes do Dia Mundial da Educação.
Enquanto a grande maioria (59%) disse que o tema é muito importante, 32% das pessoas ouvidas consideram o tema pouco importante ou indiferente na hora de votar. 9% não sabe ou não respondeu.
O Brasil está entre os 10 países com mais universidades presentes no ranking de impacto global elaborado pela publicação britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quarta (27/04) no encontro de Inovação e Impacto em Estocolmo, na Suécia. São 48 instituições brasileiras na lista, que mede o comprometimento das universidades com a sustentabilidade.
BBCA pobreza na infância traz efeitos negativos no desenvolvimento das crianças, com mais riscos de mortalidade infantil, desnutrição crônica, baixa escolaridade e gravidez na adolescência, e, no futuro, queda no desenvolvimento intelectual.
É o que mostra uma pesquisa da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), publicada em uma série de artigos da revista The Lancet, que analisou a associação entre a pobreza e desfechos de saúde e capital humano a partir de dados de 95 países.
A pandemia de COVID-19 alterou o modo que as pessoas percebem a passagem do tempo, aponta estudo brasileiro publicado na revista Science Advances.
(...) Para 75%, diminuiu a sensação de “pressão temporal” – quando o relógio parece andar depressa e falta tempo para cumprir a demandas do dia a dia e para o lazer. A grande maioria dos entrevistados (90%) afirmou estar cumprindo o isolamento social naquele período.