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O uso de máscara, obrigatório em muitos momentos na retomada das aulas presenciais, voltou a ser exigido na rede de ensino de cidades pelo Brasil. O motivo é o aumento no número de casos de Covid-19, que vem preocupando as autoridades escolares.
Na maioria das cidades, o uso da proteção é optativo no ambiente escolar. Apesar disso, muitos alunos continuam usando máscara durante as aulas. Em algumas capitais, como Cuiabá e Recife, a exigência de usar máscara vigora desde o retorno das aulas presenciais. Outros municípios, como Londrina, Aguaí, Diadema e Serra Negra, optaram pelo uso obrigatório novamente nas aulas.
A Faculdade de Medicina da UFMG anunciou nesta quarta-feira (18/5) a suspensão das aulas presenciais por sete dias para as turmas do 2º, 4º e 7º períodos do curso de Medicina. A decisão foi tomada em função do registro de 17 novos casos de COVID entre os universitários.
Correio BfrazilienseEducadora reúne letramento matemático e educação ambiental em projeto para alunos do ensino fundamental e também para os colegas da universidade, onde ministra o curso de pedagogia
O letramento matemático e a educação ambiental se fazem urgentes. Esse pensamento ecoava na minha mente desde o início do semestre letivo, ao ser convidada para ministrar duas disciplinas que traziam em sua ementa essa abordagem, apresentadas no currículo dos estudantes do curso de pedagogia, da Universidade Potiguar, em Natal (RN). Vi ali uma oportunidade de contribuir também com a educação básica, na escola na qual atuo como professora efetiva dos anos iniciais do ensino fundamental. Afinal de contas, o tripé de toda instituição de ensino superior se fundamenta no ensino, na pesquisa e na extensão.
O Instituto Ayrton Senna lançou recentemente uma plataforma para quem busca recursos sobre a questão socioemocional dos professores: a “Humane”, espaço voltado para compartilhar experiências dentro e fora da sala de aula. O objetivo, de acordo com o Instituto, é oferecer aos educadores um espaço para aprender, ensinar, compartilhar e cocriar experiências de desenvolvimento para fortalecer práticas, carreiras e, consequentemente, a educação brasileira.
PorvirA notícia foi publicada no Neuroscience News, e revela que um estudo realizado pela instituição sueca Karolinska Intitutet “encontrou um efeito positivo na mudança na inteligência do tempo de tela jogando” e determinou que “mais tempo assistindo a vídeos digitais ou jogando videogames” causa “maiores ganhos em inteligência”.
Olhar DigitalAo longo das próximas décadas, os brasileiros terão uma das maiores perdas de renda entre as grandes economias globais em função do fechamento de escolas na pandemia.
Segundo estimativas do FMI (Fundo Monetário Internacional), o aprendizado incompleto durante a crise sanitária, se não for remediado, pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1% ao longo da vida.
No momento em que educadores de todo o País procuram restabelecer a rotina escolar e driblar conflitos de convivência, uma escola de Manaus aposta em uma estratégia completamente disruptiva para trabalhar com seus estudantes: não há provas, notas e muito menos reprovação.
Carta CapitalRepresentante do MEC diz que o novo ensino médio é prioridade, com mais de R$ 2,6 bilhões já investidos para a sua implementação
A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os trabalhos do Ministério da Educação (MEC) cobra investimentos do governo no novo ensino médio. O assunto foi debatido em audiência pública da comissão nesta quarta-feira (18).
Após o período de quarentena por conta da Covid-19, a internet se provou mais uma vez como uma ferramenta essencial na sociedade, especialmente para os estudantes. Porém, também foi possível identificar que nem todos têm acesso a esse recurso no Brasil. Por conta disso, o Governo Federal criou uma iniciativa, chamada de Internet Brasil, para distribuir mais de 700 chips para alunos de baixa renda.
Escola EducaçãoA Câmara dos Deputados concluiu, nesta quinta-feira (19), a votação do Projeto de Lei 3.179/2012, que regulamenta a prática do homeschooling no Brasil. Nove emendas foram analisadas pelos parlamentares e todas foram rejeitadas nas votações feitas no plenário. Com isso, foi mantido o texto do substitutivo apresentado pela deputada Luísa Canziani (PSD), relatora da medida na Câmara, que já tinha sido aprovado na Casa na quarta-feira (18).
Gazeta do PovoO projeto de lei de ensino domiciliar, aprovado na Câmara dos deputados nesta quinta-feira, abre a possibilidade da criação de “escolas informais”, sem a anuência ou aprovação das delegacias de educação das secretarias estaduais, responsáveis por regular e fiscalizar esses estabelecimentos. Isso porque o Projeto de Lei prevê que os pais que optarem por essa modalidade de ensino podem terceirizar as aulas, contratando preceptores sem, no entanto, estabelecer critérios para atuação desse tipo de profissional.
VejaDiferente das seguidas investidas contra universidades e do assédio a educadores e pesquisadores, do subfinanciamento programado, do aparelhamento político dos programas educacionais, do descrédito aos dados e avaliações ou mesmo das escolas cívico-militares, xodós de Bolsonaro, o Projeto de Lei (PL) n. 3.179/2012 sobre a educação domiciliar pode abalar profundamente dois pilares que definem o direito educacional brasileiro. Enquanto naqueles casos há ações e decretos, no homeschooling há profunda alteração da lei educacional.
UolFoi aprovada na noite da terça-feira (17) a medida provisória 1.090 de 2021, que permite a renegociação de débitos para estudantes beneficiados pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O benefício vale para pessoas que tenham adquirido financiamento até o segundo semestre de 2017 e não conseguiram completar os pagamentos.
R7Dados da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica também mostram que houve aumento na taxa de reprovação
Na segunda etapa do Censo, o Inep apresentou informações sobre o rendimento dos alunos, a quantidade do número de aprovados ou reprovados e informações sobre abandono escolar. Os números mostram um aumento da reprovação de estudantes e que o abandono mais que dobrou no ensino médio na rede pública em comparação ao ano de 2020.
Os estudantes do ensino médio da rede pública e privada que foram submetidos a uma pesquisa para avaliar a educação no país acertaram apenas 27% das questões de matemática básica. Os dados foram revelados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Educação. Ao todo, mais de três milhões de alunos da rede pública e privada foram submetidos a avaliação.
g1Uma portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada na segunda-feira liberou o pedido de novas vagas em cursos de Medicina até o limite de mais cem alunos. A medida vale para as escolas criadas por chamamento público, no âmbito do Mais Médicos. Desde 2013, quando a iniciativa foi criada, o número de escolas no Brasil passou de 210 para 354, um crescimento de 69%. De um lado, as entidades médicas apontam o risco de precarizar as condições da formação. De outro, entidades ligadas ao ensino, principalmente o privado, reclamam do engessamento do processo para criar vagas.
MSNA Subcomissão Temporária para o Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCovid) se reúne nesta segunda-feira (23), às 10h, para dar seguimento aos debates que tratam da situação educacional desde que as infecções pelo vírus da covid-19 começaram no Brasil, em março de 2020.
SenadoO Metallica, através de sua ONG All Within My Hands, escolheu o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, em Curitiba, como entidade brasileira apta a receber uma doação em dinheiro. O local, que oferece acolhimento, saúde e educação para mais de 230 pessoas com deficiências múltiplas, além de reabilitação para egressos do SUS, fez uma publicação em sua página do Facebook para agradecer a banda.
“Esta semana recebemos uma notícia muito rock’n’roll! A banda de heavy metal, Metallica, que realizou show em Curitiba no sábado 07 de maio, escolheu nosso Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo para receber uma doação”, diz a mensagem da instituição (via Whiplash.Net).