Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI
Postagens antigas AQUI
Pesquisar neste site:
Professores têm o desafio de proporcionar situações didáticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional combinado ao cognitivo
Além de promover as aprendizagens acadêmicas relacionadas aos componentes da grade curricular, é papel da escola contribuir para o desenvolvimento emocional dos estudantes. A educação socioemocional, contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foca nas habilidades e competências que ajudam as crianças e os adolescentes, entre outras ações, a se relacionar de maneira mais saudável com seus colegas, agir com empatia, conviver de maneira positiva com as diferenças e tomar decisões conscientes.
Boas iniciativas de educação midiática precisam ganhar apoio público e escala
Em meio a tantos desafios na área da educação, principalmente após a pandemia de Covid-19 ter forçado o fechamento das escolas, há um tema que vem sendo debatido com atenção em fóruns nacionais e internacionais: a necessidade de priorizar uma aprendizagem que dê mais voz aos estudantes, preparando-os para um mundo cada vez mais conectado.
O uso de telas por crianças e adolescentes têm despertado a atenção de especialistas, principalmente devido ao aumento do tempo de uso dessas tecnologias. Dessa forma, essa situação tem causado conflitos entre pais e filhos. Por isso, hoje reunimos informações importantes para você saber quais os problemas da tecnologia para crianças e como elas são prejudicadas.
Escola EducaçãoSabendo da urgência de priorizar o tema no País, nesta terça-feira em que se iniciam as campanhas eleitorais, o UNICEF convoca a sociedade para que cada eleitor, cada eleitora #VotePelaEducação, e exija ações concretas de candidatos e candidatas em resposta à crise educacional.
UnicefNo último ano, os jovens foram amplamente incentivados a participar do processo eleitoral e atento a este movimento, o Instituto Palavra Aberta desenvolveu um programa especial, chamado #FakeToFora (em https://faketofora.org.br) que visa conscientizar os jovens sobre a responsabilidade deles na não propagação de informações falsas.
MSNO recurso busca auxiliar as atividades de escolas de educação básica em todo o Brasil.
A análise do PDDE Interativo é um mecanismo desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, para dar suporte à gestão e planejamento escolar. A ferramenta foi criada para o projeto PDE Escola, no entanto, desde 2016, não era disponibilizada. O diagnóstico é uma chance para a instituição delimitar suas necessidades e, com isso, traçar planejamentos mais assertivos com suas respectivas realidades.
Sem perder o realismo, é preciso repelir a impressão de que estamos diante de um bicho de sete cabeças. De tempos em tempos, ouve-se falar de municípios, regiões ou países que promoveram uma grande revolução na educação em poucos anos. Não há razões para duvidar da possibilidade de que o Brasil se torne um desses casos surpreendentes e inspiradores.
Gazeta do PovoAlém de prejuízos no aprendizado dos estudantes, a pandemia de coronavírus provocou impactos também na permanência de crianças e jovens na escola.
Indicadores oficiais de abandono escolar analisados pela Folha revelam que, além de o problema ter aumentado na média do país, o abismo regional se intensificou.
A Câmara dos Deputados aprovou, em agosto, a criação da Política Nacional de Educação Digital. O objetivo da proposta é promover competências informacionais e digitais, ferramentas online, capacitação e pesquisa para estimular a inclusão digital. A matéria depende de análise do Senado.
Desafios da EducaçãoO Supremo Tribunal Federal dá 24 meses para que o Governo de Minas regularize os contratos temporários na rede estadual de educação. A administração mineira terá esse período para adotar as medidas necessárias para cumprir a decisão da Corte, que invalidou a legislação que permitia a convocação temporária de profissionais da educação em caso de vaga para cargo efetivo.
BandO anúncio do fechamento do colégio Liceu Coração de Jesus, no bairro de Campos Elíseos, na região central de São Paulo, provocou tristeza em ex-alunos, como o ator Fúlvio Stefanini, o maestro Roberto Tibiriçá e o jornalista Antero Greco.
Folha de São PauloO aluno envolvido em uma suposta ameaça de massacre dentro do colégio Maxi, em Cuiabá, foi desligado da instituição. O fato foi registrado nesta terça-feira (16), e fez com que dezenas de alunos faltassem às aulas, por medo das ameaças. O adolescente é filho de uma investigadora da Polícia Civil e de um perito criminal, e teria dito que levaria a uma arma para a escola para confrontar contra colegas que estariam praticando bullying contra ele.
Folha do EstadoApenas 4% dos jovens da classe A trabalham e estudam no Brasil, segundo pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) sobre estagiários brasileiros. De acordo com o levantamento, 40,4% dos estudantes que atuam no mercado de trabalho são oriundos das classes D/E, com renda mensal domiciliar de até R$ 3 mil. Os jovens de classe C, com orçamento familiar de até R$ 7,2 mil, representam 37,7%.
Correio BrazilienseUma pesquisa revela que 62% das escolas privadas de São Paulo perderam alunos em um período de dois anos, quando comparado os anos de 2019 e 2021. Neste mesmo período, 33% das instituições de ensino do estado paulista cresceram.
Escolas ExponenciaisComo o Brasil pode se beneficiar plenamente da revolução tecnológica em curso se os brasileiros estão saindo da escola sem saber o básico nem do próprio idioma, nem de Matemática? Pois esse é apenas um dos bondes que o país está perdendo ao não dar a devida prioridade à educação; um conhecimento deficiente não prejudica apenas o aproveitamento das novíssimas tecnologias; ele impede os brasileiros de exercerem tarefas bem mais prosaicas, puxando para baixo a produtividade. Por isso, a “prioridade dentro da prioridade” é o estabelecimento de metas agressivas para a evolução dos indicadores de ensino.
Gzeta do Povo