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Alunos, professores e pais de estudantes procuraram a Gazeta do Povo para relatar uma série de pressões sofridas por parte da Universidade de São Paulo (USP) para receber todas as doses da vacinação contra a Covid-19 - não basta uma ou duas aplicações. Quem não se submete à exigência está sofrendo punições, como ameaças de demissão ou dificuldades para se formar. E não adianta apresentar atestado médico: documentos que comprovam alergias ou outras condições em que as vacinas não são recomendadas estão sendo negados pela Reitoria.
Gazeta do PovoEntende-se que práticas lúdicas são uma metodologia pedagógica que ensina brincando e não tem cobranças, que trabalhe a imaginação e a fantasia tornando a aprendizagem significativa e de qualidade. Elas promovem na educação infantil uma prática educacional de conhecimento de mundo, oralidade, pensamento e sentido.
A TribunaO desenvolvimento de competências socioemocionais é a base para um bom desempenho acadêmico e também para o bem-estar psicológico. É o que apontou relatório recente da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Socioeconômico) traduzido pelo Instituto Ayrton Senna.
A pesquisa, feita com jovens de 10 e 15 anos de nove países diferentes, reforça a importância de observar tais competências. Entre os principais destaques, houve um alerta para a queda no socioemocional desses jovens à medida em que vão envelhecendo.
Durante toda a vida escolar e universitária, estudantes são desencorajados a se inspirar – ou sequer olhar – para o trabalho dos colegas sob a ameaça constante das palavras “cópia” e “plágio”. Essa postura também se aplica aos educadores, que, em muitos casos, não trocam experiências ou percepções devido à possibilidade de realizarem um trabalho semelhante e, assim, serem acusados de copiar a ideia do outro.
Para a RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa), é justamente aqui que mora a potência da criatividade. Se alguns podem achar que se inspirar no trabalho do colega é uma postura que demanda “menos trabalho”, os educadores que compõem a rede pensam o contrário: ao se inspirar em boas ideias, é necessário colocar a criatividade para trabalhar dobrado, a fim de adaptar a experiência realizada ao seu próprio contexto.
Assim que as aulas presenciais foram retomadas, a Escola Shekinah, localizada em São Paulo, tomou uma importante decisão: criar uma avaliação diagnóstica. Foi assim que surgiu o Pipa (Programa de Intervenção do Processo de Aprendizagem), com o objetivo de compreender o possível déficit ocasionado no período da pandemia e promover a recuperação da aprendizagem.
Escolas ExponenciaisAo passear por um campo repleto de crianças soltando pipas no bairro do Cecap, em Guarulhos, na Grande São Paulo, a professora Noemi Biacsi, 59, percebeu que aquela brincadeira poderia ser útil na escola onde trabalha.
Para ela, a atividade seria uma oportunidade de trabalhar habilidades artesanais e a questão socioemocional —a aprendizagem do autoconhecimento que não apenas faz bem ao próprio aluno, como o ajuda a desenvolver a comunicação na relação com o outro. Assim nasceu o projeto "Pipas no Ar".
A economista Marina Helena comenta a qualidade do ensino no país
(...) “Aqui no município de São Paulo, o município cuida mais do ensino infantil e fundamental, e um aluno custa em média R$ 1,5 mil por mês”. Ela ainda completa dizendo que grande parcela desses alunos, quando chegam à universidade eles não sabem interpretar um texto: “38% dos nossos alunos universitários são analfabetos funcionais, eles leem um texto, mas são incapazes de entender”.
Anunciada em 28 de abril de 2008, a implantação da universidade atravessou quatro gestões de presidentes e, 14 anos depois, nem metade da obra está concluída, apesar da previsão de término em julho de 2019.
O campus da Unifesp em Osasco foi batizado de Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) e foi criado para atender alunos que se interessam pelos cursos dessas áreas, como relações públicas, economia e ciências atuariais.
Nas eleições que se aproximam, colocar a educação como prioridade é dever de cada candidata e candidato comprometido com o desenvolvimento do país. Entre todas as pautas educacionais, as políticas públicas de formação e valorização da carreira docente e, em especial, as relativas à educação básica, precisam ser priorizadas nesse momento de acirramento das desigualdades educacionais.
Folha de São PauloProfessores de universidades particulares planejam entrar em greve a partir do dia 5 de setembro, de acordo com informações do Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo). A decisão foi tomada após assembleia remota. Em sete meses de negociação, os sindicatos dos professores e o patronal não chegaram a um acordo quanto ao reajuste de salários. Os docentes também denunciam a precarização das condições de trabalho.
R7Inep parou de divulgar números detalhados de avaliações como o Enem alegando proteção a privacidade
A decisão do Inep, autarquia ligada ao Ministério de Educação, de deixar de tornar públicos os microdados das avaliações de ensino e levantamentos oficiais já afeta o trabalho de pesquisadores, apontam especialistas e entidades da área.
Apenas 10% responderam que avaliam positivamente a educação pública no estado do Rio de Janeiro
A educação pública no Rio de Janeiro tem a pior avaliação do país, apontou uma pesquisa da Quaest. Os entrevistados afirmaram também que educação e saúde devem ser as prioridades das campanhas aos governos estaduais. O estado do Rio de Janeiro ficou em último em três quesitos no levantamento, que foi encomendado pelo Instituto Natura e pelo Instituto Sonho Grande.
Plataformas de tecnologia, como a SkillHub e a Edupass, facilitam acesso e ampliam escopo dos cursos oferecidos como benefícios aos colaboradores
Uma corrente virtuosa está tomando conta de grandes empresas. Funcionários sem ensino superior estão tendo a oportunidade de iniciar e concluir sua primeira graduação, ou de estudar e mudar de carreira, graças a um novo tipo de benefício oferecido. Trata-se de um incentivo à educação fornecido aos colaboradores.
No dia 25 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da médica pediátrica e sanitarista brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. A oficialização da celebração aconteceu a partir da Lei 12.602/2012, que também institui a Semana Nacional da Educação Infantil.
Na educação infantil as crianças começam a ter os seus primeiros contatos com a experiência escolar. Dessa forma, o nível educacional é considerado um dos mais importantes do sistema educacional brasileiro.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim), promoveu, na última semana, a 18ª capacitação de profissionais participantes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O evento foi realizado para os profissionais de escolas que aderiram ao Pecim no ano de 2022.
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