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De olho em ferramentas que colaboram com o processo de aprendizagem do estudante, o Ministério da Educação investe em tecnologia e inovação no sentido de garantir mais possibilidades de levar conhecimento a quem precisa, de maneira ágil e eficaz. Atualmente, o Ministério da Educação disponibiliza o aplicativo GraphoGame, que incentiva estudantes a aprenderem a ler, e a Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais, que possui, entre os materiais disponíveis, jogos pedagógicos que ensinam de forma divertida.
MECUm estudo elaborado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Holon IQ, revela o crescimento de inovação na educação na América Latina, com diversos países construindo ecossistemas locais fortes.
O cenário é explicado, em parte, pela pandemia. A covid-19 exacerbou a crise de aprendizagem e as lacunas de acesso à tecnologia na região, forçando as instituições de ensino superior (IES) a buscarem parcerias para apoiar sua transformação digital e atender às demandas dos alunos.
Debate teve propostas para melhoria da aprendizagem e combate à evasão, além de críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro
Ainda que breves, as falas tiveram a participação da maior parte dos candidatos e trataram de temas como impacto da pandemia na educação, ensino médio e os investimentos em educação. As perguntas direcionadas pelos rivais ao presidente Jair Bolsonaro não trataram especificamente de educação.
Uma parceria dos organizadores com o Google mostrou que “escola” e “educação” foram respectivamente o terceiro e quarto termos mais buscados relacionados ao debate, à frente de outros como “covid-19” e “corrupção”.
A cultura de dados no ensino surge quando com professores que, além das avaliações oficiais, registram as diversas evidências de aprendizagem dos seus alunos e as correlacionam com os respectivos desempenhos escolares. Entretanto, esse movimento ganhou verdadeiro destaque nos últimos anos, com o crescente uso de ferramentas digitais e exponencial aumento do volume de informações cotidianas que circulam nas instituições de ensino. Portanto, diante desse cenário, Michel Metzger, consultor de produto do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, destaca a importância do Data Driven no ambiente escolar e explica como os dados se tornaram peça-chave para orientar as tomadas de decisão e o planejamento estratégico no ensino.
Folha VitóriaO prefeito Rafael Greca sancionou nesta segunda-feira (29/8), no Palácio Solar 29 de Março, a lei com o novo piso para professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino. O salário atual, de R$ 2.792,21 mil para os professores de educação infantil com ensino médio (magistério 40 horas), aumentou para R$ 3.845,63. A lei tem efeito retroativo a janeiro deste ano.
CGNPela legislação, processo deve ser feito 10 anos após a sanção, que ocorreu em 29 de agosto de 2012. Mas, segundo associação de reitores, nada será alterado se debate não acontecer agora. Política garante metade das vagas a alunos da rede pública, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e população de baixa renda.
g1As Consultorias de Orçamento da Câmara e do Senado posicionaram-se contra o veto do presidente Jair Bolsonaro ao artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 que assegurava que os repasses para universidades e Institutos Federais de Ensino deveriam ser corrigidos e não poderiam ser menores que as dotações aprovadas na lei orçamentária de 2022.
IstoÉ DinheiroO relatório da EY foi elaborado com base em entrevistas com uma gama diversificada de líderes universitários, abrangendo mercados desenvolvidos e emergentes e universidades públicas e privadas.
Os resultados apontam para uma necessidade cada vez maior de abertura para novas metodologias de ensino, integração internacional, customização das jornadas de aprendizagem e novas formas de angariar lucros.