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"As mais leves ou efêmeras impressões na primeira infância podem ter consequências importantes e duradouras."
Esta ideia é corroborada pela maioria dos psicólogos e educadores atuais, mas a citação é do livro Some Thoughts Concerning Education ("Alguns Pensamentos sobre a Educação", Ed. Almedina, 2012), escrito no final do século 17 por John Locke (1632-1704), um dos filósofos britânicos mais influentes de todos os tempos.
Sem a mediação do professor especialista durante o período em que as escolas ficaram fechadas, crianças na fase de alfabetização enfrentaram dificuldades ainda maiores.
(...) O Porvir conversou com especialistas em diferentes áreas da educação para entender o que pode ser feito para que a trajetória dessas crianças não seja (ainda mais) prejudicada e como fazer para que aqueles que ficaram para trás retomem o nível de aprendizagem adequado para sua idade o quanto antes.
Com uma previsão de investimento inicial de até R$ 300 milhões, o projeto Escolas + Verdes pretende levar sustentabilidade para as salas de aula. De acordo com o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, as ações a serem implementadas nas escolas, em parceria com o Ministério da Educação, incluem separação e tratamento de resíduos, reciclagem, logística reversa, reúso e eficiência no uso da água, eficiência energética e energias renováveis.
Escolas ExponenciaisA expressão "alfabetização digital" costumava significar saber mandar e-mails ou digitar com um programa de processamento de texto.
Mas essa expressão evoluiu significativamente. Alfabetização digital agora significa conhecer as técnicas necessárias para ter sucesso em uma sociedade em que a comunicação e o acesso à informação dependem cada vez mais das tecnologias digitais, como plataformas online e telefones celulares.
O Brasil foi o segundo país da América do Sul e o quarto do mundo que mais tempo manteve fechadas as escolas durante os dois anos e meio de pandemia de covid-19, segundo novo relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta segunda-feira, 3. Foram 178 dias sem aulas para os estudantes mais velhos do ensino fundamental e do médio, o triplo de tempo na comparação com a média de países mais ricos. Os três que tiveram pior situação foram Chile, Letônia e Polônia.
MSN(...) A situação de Patrícia se assemelha a de milhões de outros professores brasileiros e preocupa instituições de ensino que enxergam na desvalorização um futuro “apagão” de docentes no país. Estudo divulgado nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Semesp revelou que o Brasil precisará de 1,97 milhão de professores em 2040, mas as projeções indicam que o total deles cairá 20,7% em 18 anos, gerando um déficit de 235 mil profissionais.
O GloboO Brasil é o segundo país com a maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não conseguem nem emprego nem continuar os estudos. Os dados são do relatório Education at a Glance 2022, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado nesta segunda-feira (3).
Folha de São PauloA Comissão de Assuntos Econômicos pode votar a criação de uma conta-investimento para crianças de baixa renda. O projeto Criança do Futuro (PL 4.698/2019) prevê aportes anuais de R$ 400 até que o beneficiário complete 18 anos. O dinheiro poderá ser utilizado após a conclusão do ensino médio para o pagamento de cursos técnicos ou superiores. A proposta foi defendida pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que destacou a essência da iniciativa, que é a mobilidade social por meio da educação.
O DocumentoO Projeto de Lei 2.105/22, em tramitação na Câmara dos Deputados, substitui os programas de ação afirmativa, que atualmente fundamentam as cotas raciais nas universidades do país para a população negra, por projetos de ação de oportunidade social, que adotam o critério de vulnerabilidade econômica para basear as políticas públicas de equidade.
Correio do PovoUma professora da educação infantil foi dispensada após agredir seus alunos na sala de leitura. Diante desse episódio de violência, a juíza do trabalho Paula Maria Amado de Andrade manteve a dispensa por justa causa da docente. Segundo a sentença, a funcionária da escola deu “empurrões, puxadas de braços e de pernas, empregando força bruta para fazê-los sentarem-se”. Proferida na 87ª Vara do Trabalho, a decisão foi baseada em vídeos reunidos pela escola.
CrescerA OCDE conta com 38 países membros, nos quais o último levantamento do valor do PIB investido na educação foi em 2018 – com exceção da Costa Rica. O destaque neste quesito vai para os países nórdicos, onde Islândia, Noruega e Suécia empatam com 7,6% do PIB direcionados a custos com a educação.
Educa +BrasilA ideia de se cobrar mensalidades de alunos de universidades públicas não figura entre as prioridades dos candidatos que lideram a corrida presidencial. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) não têm enfatizado a questão, seja de modo favorável ou contrário, em seus discursos e tampouco em seus programas de governo. Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet são os primeiros colocados na corrida presidencial de acordo com os levantamentos mais recentes de FSB e Ipespe.
Gazeta do PovoA maior startup de tecnologia educacional da Índia, projetada para ser a escola do futuro, chamada BYJU'S Future School, motivou o encontro entre representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Embaixada do país do sul da Ásia, na quarta-feira (28/09), em São Paulo. A tecnologia na educação com enfoque no ensino de programação para crianças de 6 a 15 anos de idade dominou a pauta da reunião.
MECDizem que o exemplo arrasta. Trata-se de uma das melhores formas de ensinar e de aprender. E isso absolutamente se aplica às instituições de ensino superior (IES). Daí a importância de se conhecer IES que fazem bonito – com ações “diferentes”, que engajam estudantes e oferecem experiências cada vez mais memoráveis e significativas.
O 24° FNESP, maior fórum de educação superior da América Latina, reuniu vários cases nacionais e internacionais nesse sentido.
Chegado o dia das Eleições 2022, nenhum assunto assunto é tão urgente quanto os presidenciáveis e seus projetos para áreas importantes do desenvolvimento humano. É sabida, por exemplo, a importância de levar informação e conhecimento sobre educação sexual para proteger crianças e adolescentes de abusos e situações de violência.
Contudo, ao analisar os programas de governo dos três principais presidenciáveis — Bolsonaro, Lula e Ciro —, não há menção específica de projetos ou objetivos no que tange esse tema.