Notícias de Educação - 01/nov/2022

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Avaliação dos alunos precisa mostrar desenvolvimento do aprendizado

Encontrar novas maneiras para promover a avaliação dos alunos é uma realidade das escolas que estão em busca de inovação. Atualmente, são inúmeros os gestores e coordenadores pedagógicos que buscam alternativas para conseguir impulsionar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem, e não apenas utilizar a tradicional maneira de avaliar, que analisa – basicamente – o que os estudantes aprenderam apenas ao final de cada etapa.

Escolas Exponenciais

Computação criativa promove engajamento e aprendizados curriculares

Quando desenvolvidas com intencionalidade e como parte de um projeto, atividades envolvendo programação e pensamento computacional promovem múltiplas conquistas e desenvolvimento aos estudantes
Como promover a aprendizagem de estudantes em diferentes níveis e estágios de desenvolvimento em uma mesma sala de aula? É possível propor atividades que combinem conteúdos curriculares e acolham as necessidades emocionais dos alunos? A computação criativa mostra que sim.

Porvir

Projetos

Ex-judoca cria projeto para ensino de robótica na Rocinha, no Rio

Judoca medalhista olímpico, Flávio Canto passou a dedicar a sua vida a projetos sociais a partir de 2002. Com o Projeto Reação, criado na Rocinha, ele ensina judô e treina habilidades socioemocionais para preparar crianças para o mercado de trabalho e para a vida. Agora, junto com a empresa de tecnologia de viagem Hurb, o projeto de Canto dá aulas de robótica para cerca de cem alunos da comunidade.

MSN

Tecnologia

Como ensinar crianças a usar a internet com segurança

Mais novos podem ter facilidade com o mundo digital, mas estão sujeitos a riscos que pais e responsáveis precisam compreender e explicar. Especialistas elencam recomendações de como fazer isso
O contato quase instantâneo com o mundo online proporciona habilidades comunicativas e tecnológicas aos chamados nativos digitais, mas também vem acompanhado de riscos pela exposição na rede. Cabe aos adultos supervisionar e ensinar os caminhos do uso adequado de dispositivos como smartphones e tablets.

Nexo

Gestão

PBH abrirá inscrições para bolsas de estudo em escolas particulares

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), o cronograma do sorteio de bolsas de estudos para escolas da rede privada de ensino na capital mineira. As vagas são para o ano letivo de 2023, e bolsas existentes poderão ser renovadas.

Estado de Minas

Inclusão

Inclusão no ensino médio deve envolver toda a comunidade escolar

(...) Apesar do aumento das matrículas, a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que a taxa de conclusão do ensino médio era de 48,3% entre as 254 mil pessoas com deficiência de 20 a 22 anos. Entre as cerca de 9 milhões de pessoas sem deficiência nesta faixa etária, a proporção era de 71%.
Do total de escolas que ofereciam ensino médio no país, 67,4% estavam adaptadas para alunos com deficiência, de acordo com o Censo da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), publicado em 2019.

Porvir

Equidade racial e educação infantil no Brasil

O acesso à educação de qualidade para a transposição de barreiras sociais vem sendo, há décadas, bandeira de diferentes grupos sociais no Brasil. O movimento negro, desde seus princípios, tem a pauta como central. O tema também faz parte da agenda de pesquisa em diferentes campos que estão olhando para desigualdades raciais no país. A educação infantil, contudo, ainda ocupa espaço minoritário dentro dessa agenda.

Nexo

Por que Suprema Corte dos EUA pode proibir raça como critério para admissão em universidades

Nesta semana, a Suprema Corte dos Estados Unidos, mais alta instância da Justiça do país, ouviu os argumentos de dois casos que poderão transformar a maneira como as universidades americanas selecionam seus alunos.
Os casos diante dos nove juízes do tribunal contestam a inclusão da raça dos candidatos entre os vários critérios considerados nos programas de admissão da Universidade Harvard e da Universidade da Carolina do Norte (UNC). Os autores dos processos alegam que o uso de ações afirmativas por essas instituições prejudica estudantes brancos e de origem asiática e representa discriminação racial.

BBC

Leis e políticas

Lula precisará reerguer MEC e lidar com efeitos da pandemia na educação

Gestão terá de recompor orçamento da pasta, esvaziado sob Bolsonaro
Sob Jair Bolsonaro (PL), o setor da educação viveu momentos de inédita turbulência. O MEC (Ministério da Educação) esteve afundado em polêmicas ideológicas, disputas entre alas, falhas de gestão, ingerência política e até casos de corrupção que culminaram na prisão de um dos três aliados que comandaram a pasta.

Folha de São Paulo

RS: Educação será “grande prioridade” de Eduardo Leite no próximo mandato

(...) Quando cobrado sobre a prioridade na próxima gestão, Eduardo Leite disse que irá se reunir com a equipe da Secretaria de Educação nas próximas semanas. O objetivo é tratar da meta de levar ensino em tempo integral para 50% das escolas estaduais de Ensino Médio nos próximos quatro anos. Segundo ele, a educação será a “grande prioridade” da próxima gestão. “O primeiro mandato foi para arrumação da casa. Agora vamos arrumar a escola.”

Gaz

Estatística, pesquisas e estudos

Undime realiza pesquisa com secretarias de educação sobre o ensino de tecnologias nas escolas

Realizar um mapeamento de currículos e componentes curriculares para o ensino de tecnologia e computação e das estruturas que as Secretarias Municipais de Educação possuem para o apoio pedagógico e técnico ao uso de tecnologias digitais. Esse é o objetivo da pesquisa realizada pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), Fundação Telefônica Vivo (FTV) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio técnico do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).

Undime

Jovens querem mudar educação, fome e desigualdade no mundo

A organização Educação para Gentileza e Generosidade realizou a terceira edição da pesquisa “3 coisas que quero melhorar no mundo”, para entender o que pensam as crianças e os jovens brasileiros sobre problemas e perspectivas da nossa sociedade. Os assuntos mais respondidos foram a educação e garantia do direito de estudar, acabar com a fome e o fim da desigualdade social.

Observatório do Terceiro Setor

Ensino Superior

Currículos por projetos e competências: quais as alternativas no ensino superior?

O processo de ensino e aprendizagem está sempre em movimento. As mudanças advindas da pandemia ressaltaram a importância da inovação em diversos setores – inclusive, no ensino superior.
Portanto, as instituições de ensino superior (IES) precisam entender como formar cidadãos que de fato atendam às demandas da sociedade atual e do futuro. Uma das peças principais para essa construção é o currículo.

Desafios da Educação

Eventos

Projeto sobre educação ao ar livre em escolas de Jundiaí ganha prêmio de ONG nos Estados Unidos

Um projeto de educação ao ar livre que busca retirar os alunos da sala de aula para ter contato com a natureza, em Jundiaí (SP), recebeu um prêmio de uma Organização não governamental (ONG) nos Estados Unidos.
A competição Global Mayors Challenge, Fundação Bloomberg, apoia iniciativas que envolvem educação e natureza.

g1

Negócios

No “Day after” das eleições, educação em alta e armas em baixa na Bolsa de Valores

Com a corrida às armas disparada por Jair Bolsonaro ao longo do seu governo, a fabricante de armas Taurus acumulou taxas de lucros fabulosas
Se de algo valem as movimentações na Bolsa de Valores é interessante observar que no início do pregão desta segunda-feira, as ações da Taurus Armas e da Cogna Educação abriram em completa dissonância (ver imagens abaixo).

Pedlowski

Polêmicas

Como a perseguição e censura bolsonaristas culminaram na demissão de um professor em Curitiba

Há pouco mais de um mês, Josué* passou a fazer parte da legião de quase 10 milhões de brasileiros que sem emprego. O professor de História foi demitido, sem explicações, de uma escola tradicional de classe média alta em Curitiba. Mas os episódios que antecederam o desligamento, porém, deixam poucas dúvidas sobre o motivo real: censura e perseguição.

Carta Capital