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Segundo a edição 2021 do EF EPI (EF English Proficiency Index), o Brasil ocupa a 60ª posição entre 112 nações e regiões analisadas quando o assunto é habilidade na língua inglesa, o que coloca o país na segunda categoria inferior, correspondendo à baixa proficiência do idioma.
(...) Quais são, então, algumas estratégias para melhorar esses índices? Um possível ponto de partida é entender a complexidade do termo bilinguismo.
A educação do futuro deve contribuir para que o indivíduo se desenvolva como pessoa, cidadão e profissional, afirma relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A base desse conceito é que a tecnologia mudou irreversivelmente o modelo de ensino e aprendizado. Segundo o documento “De Volta ao Futuro da Educação”, da OCDE, quatro cenários devem ser levados em conta no planejamento estratégico da educação.
Jovem PanAtualmente, o corpo discente do Ensino Fundamental e Médio é representado, quase que em sua totalidade, por crianças e adolescentes que nasceram após a popularização da Internet e de tecnologias digitais. No entanto, boa parte das instituições de ensino ainda está se adaptando às necessidades da geração Alpha (nascidos a partir de 2010) e dos adolescentes mais novos da geração Z (nascidos entre 1996 e 2010). Mas afinal, quais seriam essas necessidades?
EngeplusDuas turmas da Escola Municipal de Educação Infantil do Jardim Premiano, da Diretoria Regional de Ensino São Mateus, em São Paulo, participam coletaram elementos da natureza para trocar com alunos de outras escolas.
A iniciativa faz parte do projeto chamado “Caixas da Natureza”, idealizado pela pedagoga Ana Carol Thomé. A partir deste projeto, a profissional promove um intercâmbio entre crianças de diferentes lugares do Brasil para realizar trocas com diversos itens da natureza do seu entorno e ter contato com a realidade de outros alunos.
A equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou nesta quinta-feira (3) as negociações sobre o Orçamento de 2023. Um dos grandes desafios, segundo os especialistas, será recompor as verbas do Ministério da Educação.
g1(...) Segundo a educadora, quando ouvimos frases como: “mas antigamente a aprendizagem, os conhecimentos eram depositados para que os estudantes o fixassem e isso funcionava” ou “eu aprendi da forma tradicional e funcionou para mim, então isso funciona” é preciso ter atenção e saber que até pouco tempo atrás o mundo buscava ardentemente conseguir informações. Isso já era por sí só algo complexo. Não vivíamos em um mundo globalizado, com internet, então o que se tinha acesso eram textos, pesquisas descritas.
“Hoje o conhecimento está aí, “ao vivo e a cores”. Vivo. Animado! Então, para despertar o interesse das novas gerações precisamos mais do que letras, números registrados para serem decorados. Antes isso era o suficiente e adquirir esse conhecimento, simplesmente o “saber mais” podia ser estimulante. Hoje, não mais”, explicou.
No dia 22 de setembro, o Supremo Tribunal Federal decidiu que é dever e obrigação do Estado garantir o acesso à vaga nas creches e pré-escolas para crianças até os cinco anos de idade.
(...) A área da educação recebeu essa notícia com alívio. “Foi uma grande vitória, porque a porcentagem de crianças que estão fora da escola nessa faixa etária é uma das maiores do Brasil”, relata Anete Abramowicz, professora titular da Faculdade de Educação da USP. A educação é obrigatória para crianças de quatro anos para cima e o atendimento em creches já é medida constitucional.
Todas as escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro deverão contar com composteiras orgânicas para descarte de sobras da merenda escolar, que depois se transformam em fertilizantes.
É o que determina o projeto de lei de iniciativa popular, aprovado pela Assembleia Legislativa. Caso seja sancionada, essa será a primeira vez que uma casa legislativa do país aprova lei de iniciativa popular.
Policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais da (DEIC) de Santos, no litoral de SP, com o apoio de promotores de Justiça do Gaeco do Ministério Público (MP-SP), realizaram a primeira fase de uma operação que investiga desvios de dinheiro público da Secretaria Estadual de Educação. A ação ocorreu nesta quinta-feira (3) e resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo. Ninguém foi preso e valores não foram informados.
g1Aluno da unidade de Valinhos (SP) do Colégio Visconde de Porto Seguro, um adolescente negro foi vítima de racismo. Sem que pedisse, ele foi incluído em um grupo intitulado "Fundação Anti Petismo" em que alunos compartilharam mensagens e "stickers" com cunho racista, homofóbico, nazista e gordofóbico.
Folha de Sçao PauloUma aluna de 12 anos aplicou um golpe "mata-leão" contra um professor na Escola Estadual Prefeito Zico Paiva, em Sete Lagoas, Região Central de Minas Gerais. Segundo o 25º Batalhão da Polícia Militar, o docente teria tomado o telefone celular da estudante, após pedir para que ela o desligasse durante a aula. Mas a menina o desobedeceu.
Estado de MinasO Ministério da Educação (MEC) criou um grupo de trabalho para estabelecer como será a chamada “Tabela de Aderência” no âmbito da reformulação que está sendo planejada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tabela será utilizada no Sistema de Bonificação do exame, com a pontuação que servirá de referência para as vagas em cada curso.
MECA Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), aplica, nos próximos dias 8 e 9 de novembro, a prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). Na edição 2022, o público-alvo é formado por todos os estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio das Redes Estadual e municipal, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e amostral nas escolas privadas adesas. A previsão é de que mais de 180 mil estudantes participem.
ES Hoje(...) Há, no entanto, algo que precisa ser mais urgentemente implementado: a educação para a vida em sociedade. Isso significa educar para uma convivência pacífica entre pessoas diferentes, a base da coesão social, para formar adultos que controlem seus impulsos negativos e possam assim viver juntos.
Mas, como podem os mestres fazê-lo se muitos adultos nas famílias e em governos se portam como crianças, não sabem perder, ou seguir as mais elementares regras de polidez, por medo de parecerem menos viris? O que ocorreu nos últimos dias em algumas escolas particulares reforça esta percepção. Um apelo, portanto, aos mais velhos: somos os adultos na sala, vamos parar de soltar nossos demônios internos e passar a agir como tal?
(...) A educação, como a ciência e a cultura, no governo Bolsonaro (2019-2022), foram profundamente impactadas pelo negacionismo e por um pensamento fascista estruturado conscientemente e intencionalmente, com apoio e/ou conivência de milhões cidadãos brasileiros.
Mentiras e distorções sistemáticas foram assistidas e aplaudidas pelos cúmplices. Apostou-se na ignorância, incentivou-se a negação do livre exercício de pensar e, atacou covardemente a ciência, a autonomia intelectual e política dos docentes e estudantes.
Foi cancelada a audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados que ouviria o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, sobre cortes no orçamento da pasta para 2023.
CâmaraO Ministério da Educação (MEC) realizou, na segunda-feira (31), a última live do Ciclo de Apresentação das Ações para Recuperação das Aprendizagens ─ estruturadas pela Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Os encontros virtuais que ocorreram durante as últimas três semanas estão disponíveis para todas as redes e escolas brasileiras. Para encerrar os encontros com chave de ouro, a última live apresentou a Plataforma Integrada, a qual mostra que a tecnologia é uma grande aliada da educação.
MECNo dia em que protestos golpistas ocuparam ruas em grandes cidades do Brasil, a professora universitária Sheylla Susan anunciou a exclusão da sua orientação estudantes que ela designa como "esquerdistas".
(...) Procurada pela Folha, a professora pediu desculpas pela atitude, disse que se excedeu nas palavras e que sua profissão não serve a preferências políticas. "No calor das eleições, acabei me excedendo nas palavras", afirmou. "Peço desculpas pelo ocorrido, as eleições passam e a educação fica", afirmou.