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Movimento maker tem se expandido e se tornado popular nas escolas brasileiras
Com o lançamento da revista norte-americana Make Magazine, o movimento maker tornou-se popular e ganhou força no mundo todo e a cada ano se expande, tornando-se um aliado da educação. Na cultura maker, o "faça você mesmo" é o lema da vez, e isso vem sendo introduzido nas escolas, onde a metodologia utilizada conduz o estudante ao protagonismo e autonomia nas atividades.
O ex-ministro da Educação Fernando Haddad informou hoje (8), após reunião para instalação do núcleo de educação da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o coordenador do núcleo será o ex-ministro Henrique Paim. Ele foi secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) e presidiu o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) antes de ocupar a pasta de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015. Atualmente é professor da Fundação Getulio Vargas (FGV).
EBCAgendas da chamada ‘guerra cultural’ como o ‘escola sem partido’ e o ‘ensino domiciliar’ também serão foco da transição
Especialistas que participam do núcleo de transição de Educação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avaliam que militares não têm de fazer gestão do processo pedagógico e descartam novos acordos para escolas cívico-militares – projeto que é uma das bandeiras do governo Jair Bolsonaro (PL). A oposição aos temas identificados com o bolsonarismo também entrou na pauta numa reunião fechada nesta terça-feira sob a coordenação do ex-ministro da Educação Henrique Paim, num hotel da região central de São Paulo.
A menos de dois meses para o fim de seu governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou aliados para integrar o CNE (Conselho Nacional de Educação), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação). Entre eles está Ilona Becskehazy, ex-secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação) --ela foi exonerada em agosto de 2020.
UolO ensino superior e a pesquisa brasileiras terão em 2023 o menor orçamento previsto em oito anos. Juntas, as duas áreas, que são responsáveis pela produção de conhecimento no país, têm previsão de receber R$ 17,1 bilhões —58,5% a menos do que em 2014, quando era de R$ 38,9 bilhões.
Folha de São PauloPara especialistas, é fundamental repor o conteúdo que foi perdido e cuidar da saúde mental dos alunos
Alto índice de evasão escolar, falta de concentração, defasagem na aprendizagem e crise de saúde mental entre crianças e adolescentes. Essas são algumas das sequelas deixadas pela pandemia que desafiam os educadores e deixam o cenário da educação duvidoso. Especialistas vêm contribuindo com a divulgação de pesquisas que, mais do que comprovar o atual momento, podem ajudar a encontrar soluções que garantam a qualidade do ensino no futuro.
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (8) o projeto de lei (PLS 401/2015) que estabelece a celebração da Semana dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras. A data escolhida como referência é o dia 5 de outubro, data da promulgação da Constituição Federal. O projeto, de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) segue para a Câmara dos Deputados.
SenadoPais ou responsáveis de alunos da educação infantil e da primeira etapa do ensino fundamental deverão apresentar o Cartão da Criança ou a Caderneta de Saúde da Criança no ato da matrícula na instituição educacional. A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 5.654/2019 aprovado nesta terça-feira (8) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O texto segue agora para análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
SenadoO Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), abriu inscrições para primeira turma do curso de educação infantil sobre práticas educativas voltadas para bebês e crianças, que façam parte do público da educação especial. O prazo vai até 14 de novembro.
As aulas ocorrerão no formato EaD (educação à distância) com o objetivo de capacitar profissionais da educação em nível de extensão e profissionais da educação básica. Vale lembrar que os profissionais devem estar vinculados às escolas públicas que atuem, prioritariamente, no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Em reunião nesta terça-feira (8), a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou a realização de audiência pública para debater o projeto que institui a Política Nacional de Educação Digital (PL 4.513/2020).
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