Notícias de Educação - 17/nov/2022

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Projetos

Estudantes aprendem física enquanto tomam açaí em praça de Aracruz (ES)

Com o retorno presencial após dois anos de distanciamento, os alunos da escola EEEFM Misael Pinto Netto, em Aracruz (ES), chegaram ao 3º ano do ensino médio com baixo rendimento. A reclamação era que não tinham base suficiente para cursar a série. Pensei, então, em como criar em um plano de nivelamento, com aulas nas quais os conteúdos de física das séries anteriores pudessem ser aplicados sem afetar a série atual.

Porvir

Tecnologia

Tecnologia deve ser aliada para uma educação inclusiva

O dia 15 de novembro de 2022 ficará marcado como o dia em que o mundo atingiu 8 bilhões de habitantes. A expectativa da Organização das Nações Unidas (ONU) é a de que isso aconteça ainda hoje, durante o decorrer do dia. Desde o dia 18 de outubro, o Correio Popular tem publicado matérias temáticas no contexto do crescimento populacional, abordando a realidade atual e as perspectivas a médio e longo prazo. A de hoje, com o tema educação, encerra a série sobre a evolução populacional. Especialistas em educação da Unicamp abordaram como a tecnologia, que veio para ficar, deveria ser aplicada para efetivamente se tornar uma aliada do ensino, visto que ela tem sido cada vez mais empregada desde o início da pandemia.

Correio Popular

Gestão

Apologia 'livre' e criminosa a racismo e nazismo em colégios é reflexo de 'escola sem partido' e impunidade, analisa educadora da Unicamp

A expulsão de oito alunos da escola de elite Porto Seguro em Valinhos (SP) após registros de apologia a racismo e nazismo em um grupo de WhatsApp e outros casos semelhantes em unidades de ensino pelo país acenderam a discussão: o que acontece com estudantes e professores que cometem essas violências? Em que momento fatos históricos deixaram de ter a devida relevância na cultura deles?

g1

MEC institui o Observatório Nacional de Monitoramento do Acesso e da Permanência na Educação Básica

A medida instituída pelo Ministério da Educação (MEC) visa desenvolver, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, estratégias de monitoramento da evasão e do abandono escolar. O objetivo é gerar e sistematizar informações que apoiem a tomada de decisão e as políticas públicas de acesso e permanência de estudantes na educação básica.

MEC

Saúde & Educação

Suspensão de aulas presenciais na pandemia tirou mais alunos da educação infantil do que dos outros ciclos; só a cidade de SP perdeu 16 mil vagas

A suspensão das aulas presenciais em 2020 provocada pela pandemia do coronavírus fez com que a educação infantil – impraticável no modelo remoto pela pouca idade das crianças – sofresse a uma fuga de matrículas maior que a média de todas as etapas do ensino básico.

g1

PUC Minas suspende aulas presenciais de cinco turmas após casos de COVID-19

Cinco turmas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) precisaram migrar para o regime de aulas remotas, após a confirmação de diversos casos de COVID-19 entre alunos. A informação foi confirmada pela universidade nesta quarta-feira (16/11).

Estado de Minas

Unesp determina volta do uso obrigatório de máscara em ambientes fechados

Segundo a universidade paulista, a medida ocorre após aumento de internações em enfermarias na capital e no interior por Covid-19, além da detecção no último dia 12 de novembro da variante BQ.1 no interior de SP.

g1

Inclusão

Pesquisa financiada pelo Fundo Malala revela desigualdade de gênero na educação

O Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) lançou a pesquisa “Meninas por uma Educação com Igualdade”, que expõe dados sobre desigualdades de gênero na Educação. O objetivo do levantamento, que compõe uma das ações do projeto Na Trilha da Educação – Gênero e Políticas Públicas para Meninas, do Fundo Malala, é entender os efeitos das desigualdades de gênero na vida escolar de meninas.
(...) O levantamento mostrou que racismo, assédio, LGBTQIA+fobia, trabalho doméstico e falta de incentivo para a prática de atividades esportivas são problemas comuns apontados pelas adolescentes. Um percentual significativo (94%) das estudantes ouvidas quer que o tema da igualdade de gênero seja discutido nas escolas.

Marco Zero

41% das crianças de 6 e 7 anos não foram alfabetizadas na faixa etária

(...) De acordo com a Pesquisa Todos pela Educação 2022, do IBGE, cerca de 2,4 milhões de crianças brasileiras, entre seis e sete anos, não foram alfabetizadas nesta faixa etária. Isso representa quase 41% do total dos brasileiros dessa idade. Esse número é 66% maior do que foi registrado antes da pandemia de covid-19.

Escolas Exponenciais

Leis e políticas

‘Sem educação de qualidade, não deixaremos de ser um país de renda média’, afirma diretor executivo da Fundação Lemann

Em um país com quase 220 milhões de habitantes, onde todos os anos três milhões de jovens completam 18 anos, o grande diferencial é a população. É o que defende Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann. Se a qualificação dessas pessoas não fosse deixada de lado, o Brasil seria uma grande potência em empreendedorismo, ensino superior e pesquisa em todas as áreas. No entanto, a educação básica brasileira deixa 90% dos seus alunos terminarem a escola sem saber matemática em um nível adequado.

O Globo

CE amplia debate sobre projeto da educação básica domiciliar

A Comissão de Educação (CE) promoveu nesta quarta-feira (16) a segunda de seis audiências públicas interativas sobre a educação domiciliar, também conhecida como homeschooling. O debate foi conduzido pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), relator do PL 1.338/2022, que trata da oferta domiciliar da educação básica. A proposta foi aprovada pela Câmara em maio, após tramitar dez anos, e agora depende de decisão do Senado.

Senado

Eventos

Aprender protagonista é tema de evento online sobre ensino superior no pós-pandemia

De forma totalmente online e gratuita, o encontro será realizado na próxima terça-feira (22), às 15h, e contará com grandes nomes da área para debater os rumos do ensino superior em um mundo hiperconectado e profundamente transformado após a pandemia de Covid-19.

Desafios da Educação

Negócios

Rede Multiverso Educação põe os pés no Ceará, prevê aquisições e faturamento de R$ 100 mi

Recém-chegada ao Ceará, a Multiverso Educação vem um com plano ambicioso: implantar um plano de aquisição de escolas de médio porte em escolas de Fortaleza e Região Metropolitana.
(...) A expectativa da rede é, nos próximos cinco anos, atingir R$ 100 milhões em faturamento, com cerca de 15 unidades, inicialmente em Fortaleza e Região Metropolitana, e, mais adiante, no Nordeste.

Focus.jor

Outras do dia

Finlândia combate fake news com educação e confiança nas instituições

Na Finlândia, 71% das pessoas confiam no governo em comparação com a média dos países que compõem a OCDE, que é de 41%. Em compensação, no Brasil, somente 34% confiam no governo e 41% confiam nos veículos de comunicação.
Outra razão porque a desinformação na Finlândia não frutifica tanto é que todo o sistema educacional é dirigido transversalmente, para que as crianças aprendam a ter espírito crítico não só pela alfabetização midiática, mas também nas aulas do currículo mínimo; por exemplo, o pensamento critico é ensinado em aulas de matemática.

Jornal da USP