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Com o retorno presencial após dois anos de distanciamento, os alunos da escola EEEFM Misael Pinto Netto, em Aracruz (ES), chegaram ao 3º ano do ensino médio com baixo rendimento. A reclamação era que não tinham base suficiente para cursar a série. Pensei, então, em como criar em um plano de nivelamento, com aulas nas quais os conteúdos de física das séries anteriores pudessem ser aplicados sem afetar a série atual.
PorvirO dia 15 de novembro de 2022 ficará marcado como o dia em que o mundo atingiu 8 bilhões de habitantes. A expectativa da Organização das Nações Unidas (ONU) é a de que isso aconteça ainda hoje, durante o decorrer do dia. Desde o dia 18 de outubro, o Correio Popular tem publicado matérias temáticas no contexto do crescimento populacional, abordando a realidade atual e as perspectivas a médio e longo prazo. A de hoje, com o tema educação, encerra a série sobre a evolução populacional. Especialistas em educação da Unicamp abordaram como a tecnologia, que veio para ficar, deveria ser aplicada para efetivamente se tornar uma aliada do ensino, visto que ela tem sido cada vez mais empregada desde o início da pandemia.
Correio PopularA expulsão de oito alunos da escola de elite Porto Seguro em Valinhos (SP) após registros de apologia a racismo e nazismo em um grupo de WhatsApp e outros casos semelhantes em unidades de ensino pelo país acenderam a discussão: o que acontece com estudantes e professores que cometem essas violências? Em que momento fatos históricos deixaram de ter a devida relevância na cultura deles?
g1A medida instituída pelo Ministério da Educação (MEC) visa desenvolver, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, estratégias de monitoramento da evasão e do abandono escolar. O objetivo é gerar e sistematizar informações que apoiem a tomada de decisão e as políticas públicas de acesso e permanência de estudantes na educação básica.
MECA suspensão das aulas presenciais em 2020 provocada pela pandemia do coronavírus fez com que a educação infantil – impraticável no modelo remoto pela pouca idade das crianças – sofresse a uma fuga de matrículas maior que a média de todas as etapas do ensino básico.
g1Cinco turmas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) precisaram migrar para o regime de aulas remotas, após a confirmação de diversos casos de COVID-19 entre alunos. A informação foi confirmada pela universidade nesta quarta-feira (16/11).
Estado de MinasSegundo a universidade paulista, a medida ocorre após aumento de internações em enfermarias na capital e no interior por Covid-19, além da detecção no último dia 12 de novembro da variante BQ.1 no interior de SP.
g1O Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) lançou a pesquisa “Meninas por uma Educação com Igualdade”, que expõe dados sobre desigualdades de gênero na Educação. O objetivo do levantamento, que compõe uma das ações do projeto Na Trilha da Educação – Gênero e Políticas Públicas para Meninas, do Fundo Malala, é entender os efeitos das desigualdades de gênero na vida escolar de meninas.
(...) O levantamento mostrou que racismo, assédio, LGBTQIA+fobia, trabalho doméstico e falta de incentivo para a prática de atividades esportivas são problemas comuns apontados pelas adolescentes. Um percentual significativo (94%) das estudantes ouvidas quer que o tema da igualdade de gênero seja discutido nas escolas.
(...) De acordo com a Pesquisa Todos pela Educação 2022, do IBGE, cerca de 2,4 milhões de crianças brasileiras, entre seis e sete anos, não foram alfabetizadas nesta faixa etária. Isso representa quase 41% do total dos brasileiros dessa idade. Esse número é 66% maior do que foi registrado antes da pandemia de covid-19.
Escolas ExponenciaisEm um país com quase 220 milhões de habitantes, onde todos os anos três milhões de jovens completam 18 anos, o grande diferencial é a população. É o que defende Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann. Se a qualificação dessas pessoas não fosse deixada de lado, o Brasil seria uma grande potência em empreendedorismo, ensino superior e pesquisa em todas as áreas. No entanto, a educação básica brasileira deixa 90% dos seus alunos terminarem a escola sem saber matemática em um nível adequado.
O GloboA Comissão de Educação (CE) promoveu nesta quarta-feira (16) a segunda de seis audiências públicas interativas sobre a educação domiciliar, também conhecida como homeschooling. O debate foi conduzido pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), relator do PL 1.338/2022, que trata da oferta domiciliar da educação básica. A proposta foi aprovada pela Câmara em maio, após tramitar dez anos, e agora depende de decisão do Senado.
SenadoDe forma totalmente online e gratuita, o encontro será realizado na próxima terça-feira (22), às 15h, e contará com grandes nomes da área para debater os rumos do ensino superior em um mundo hiperconectado e profundamente transformado após a pandemia de Covid-19.
Desafios da EducaçãoRecém-chegada ao Ceará, a Multiverso Educação vem um com plano ambicioso: implantar um plano de aquisição de escolas de médio porte em escolas de Fortaleza e Região Metropolitana.
(...) A expectativa da rede é, nos próximos cinco anos, atingir R$ 100 milhões em faturamento, com cerca de 15 unidades, inicialmente em Fortaleza e Região Metropolitana, e, mais adiante, no Nordeste.
Na Finlândia, 71% das pessoas confiam no governo em comparação com a média dos países que compõem a OCDE, que é de 41%. Em compensação, no Brasil, somente 34% confiam no governo e 41% confiam nos veículos de comunicação.
Outra razão porque a desinformação na Finlândia não frutifica tanto é que todo o sistema educacional é dirigido transversalmente, para que as crianças aprendam a ter espírito crítico não só pela alfabetização midiática, mas também nas aulas do currículo mínimo; por exemplo, o pensamento critico é ensinado em aulas de matemática.