Notícias de Educação - 16/jan/2023

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Resumo do recesso

No clipping de hoje, um resumo do que foi notícia durante todo o recesso. Bom proveito!

Dentro da Escola

Aprendizagem moderna: Veja as tendências para 2023

A modernidade trouxe consigo muitas atualizações, nos ramos pessoal, profissional e também em relação ao aprendizado e à exposição desse conhecimento adquirido. Assim, algumas metodologias são mais funcionais do que outras atualmente, bem como mais requisitadas por empresas. Algumas tendências para o futuro vão alterar esse cenário, confira algumas delas.

Escola Educcação

Metodologias ativas são tendências na educação em 2023

O estudo “Futuro do Trabalho”, do Fórum Econômico Mundial, mostra que inteligência emocional, criatividade e solução de problemas complexos são habilidades essenciais para os profissionais do futuro. E uma boa maneira de desenvolver essas habilidades nos estudantes é por meio das metodologias ativas.

Escolas Exponenciais

5 tendências pedagógicas para acompanhar em 2023

Quando paramos para refletir sobre os impactos que a transformação digital vem impulsionando nas relações humanas e, consequentemente, na educação, não temos dúvidas de que uma abordagem unidirecional de ensino não faz mais sentido.
(...) Já sabemos que a tecnologia irá orquestrar boa parte dessas tendências, mas há outras áreas que também precisam ser desenvolvidas.

Desaffios da Educação

Como a cultura do imediatismo pode atrapalhar o rendimento escolar?

Agilidade, praticidade e pressa são algumas palavras que podem definir a vida moderna, onde tudo é para ontem e a prioridade é sempre o agora. Para alguns especialistas, esse imediatismo coletivo foi impulsionado pela tecnologia. Entretanto, o ritmo acelerado pode impactar no rendimento escolar dos alunos.

Escolas Exponenciais

Conheça as principais características de uma escola fora da caixa

(...) Uma escola fora da caixa rompeu com os padrões estereotipados e fabris instituídos na Revolução Industrial. Nascemos curiosos, com uma capacidade extraordinária para fazer perguntas. Entretanto, a escola, que é o espaço de maior impacto público e coletivo na vida das crianças, se conserva como uma grande caixa, cheia de caixinhas. O sistema programado para nos fazer caber nelas, condiciona o “sucesso” da vida adulta à capacidade de saber dar respostas completas e prescritas.
A escola fora da caixa abandona o formato “caixa com caixinhas” e se posiciona como uma ponte que convoca a travessia com o outro, com os outros e consigo mesmo.

Escolas Exponenciais

A importância do pensamento crítico no combate a ideias negacionistas

(...) Narrativas baseadas em fake news podem servir de ponto de partida para ensinar o funcionamento do método científico para crianças e adolescentes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que nos anos finais do Ensino Fundamental, a construção do pensamento científico precisa ser feira a partir das questões que fazem parte do universo social dos estudantes.

Sagres

RPG: ferramenta pode impulsionar o desenvolvimento de habilidades sociais

O RPG, sigla para Role-Playing Game, é um jogo, na maioria das vezes, feito de forma presencial, no qual os jogadores interpretam personagens e existe um mestre que molda o universo e apresenta as aventuras aos outros participantes.
O psicólogo Germano Henning, mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, trabalha com o uso do RPG como auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais. Elas são importantes para a vida em sociedade e representam o repertório que o indivíduo precisa ter para o convívio com os outros e que são valorizados dentro de uma cultura.

Escolas Exponenciais

Ensino híbrido: significado e como aplicá-lo na educação?

Você conhece o significado de ensino híbrido? Não podemos negar que os recursos tecnológicos já fazem parte da rotina de alunos e professores. Nos últimos tempos, houve o fortalecimento dessa tendência, e a união entre aulas presenciais e online nas escolas segue como um direcionamento para o futuro.

Educacional

Neurociência surge como instrumento para melhorar a educação

Como tornar os processos de aprendizagem mais eficazes para os alunos? A neurociência pode ter a resposta. Aplicar conhecimentos básicos em neurociência nas escolas contribui para a educação de alunos e mudanças significativas nas teorias educacionais, além de permitir a construção de ambientes educacionais mais eficazes

Escolas Exponenciais

A etapa da infância em que a mentira pode ser bom sinal

Quem conhece a história de Pinóquio sabe: mentir é feio. A lição de que a mentira tem perna curta e deve ser evitada é recorrente em histórias infantis, e esses ensinamentos costumam ser repetidos por adultos às crianças a todo tempo. Mesmo assim, é comum que crianças continuem mentindo.
Psicólogos do desenvolvimento se debruçaram sobre o estudo da mentira durante a primeira infância. Pesquisas buscaram entender as causas e as funções deste comportamento, e identificaram que a mentira, em certas situações, pode ser um bom indicativo do desenvolvimento das crianças.

Nexo

Socialização infantil é a base para a construção de um repertório social

Desde que nascemos passamos por um processo de socialização. Isto acontece em casa, no convívio com a família, na escola, nas brincadeiras com os colegas e em várias outras atividades coletivas ou não. Hoje essa realidade mudou, há um grande “vilão” nessa interação, que são as novas tecnologias. Telma Pantano, fonoaudióloga e psicoterapeuta do Instituto de Psiquiatria da USP, destaca que falar sobre socialização não é um processo muito simples, porque se tende a considerar que o ser humano é um ser social.
”O ser humano é um ser social, sim, mas ele precisa aprender as regras, as condições e o que envolve essa socialização, e esse processo tem de ser feito desde muito pequeno. Se a gente não estimular essa relação, a gente pode ter muita dificuldade nessa construção.”

Escolas Exponenciais

Dicas

Educação antirracista: websérie aborda questões raciais sob viés histórico

Disponível no YouTube, a websérie Coleção Antirracista, está debruçada sobre alguns dos principais temas que contribuem para melhor compreender a educação para as relações étnico raciais. Em 8 episódios, os vídeos abordam temáticas como o mito da democracia racial, raça, trabalho e direitos, racismo estrutural, branquitude e outros.

Porvir

ONG lança vídeo em animação como ferramenta para educação ambiental

A ONG Associação Caatinga em parceria com o estúdio Barong Anima lançaram o vídeo de animação “Bioma Caatinga”. O material produzido para as atividades de educação ambiental da associação possui acesso gratuito pelo canal da ONG no Youtube. A proposta é, além de entreter, que o conteúdo também possa ser usado como ferramenta de ensino.

Correio Braziliense

MEC oferece 15 novos cursos a distância focados em educação especial

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Educação Especial (DEE) vinculada à Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), está oferecendo 15 cursos de Formação Continuada em educação especial. As aulas estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e contam com a gestão da Universidade Federal de Goiás (UFG).

MEC

MEC publica Guia de Gestão Socioambiental para Novo Ensino Médio

A publicação é composta por 15 capítulos que trazem as seguintes temáticas: preservação do patrimônio de valor arqueológico, paleontológico, histórico, cultural ou religioso; preservação da vegetação de áreas legalmente protegidas; avaliação de impactos ambientais; utilização de produtos químicos tóxicos para controle de pragas; gerenciamento de riscos ambientais, de saúde e segurança; gestão ambiental de obras e edificações.

Sagres

Projetos

Professor da Etec cria jogo de tabuleiro para ensinar matemática

Ideia é ensinar a matéria de forma divertida dentro da sala de aula; crianças a partir de 7 anos podem jogar
"Aqui na Etec, procuramos trabalhar a matemática dentro de quatro habilidades que são: leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico. O jogo surgiu após utilizar o Sudoku por vários anos e num determinado momento senti que os alunos não estavam tendo o mesmo entusiasmo que antes," conta Fábio Aparecido.

R7

Rádio, revista e vídeos: como nasce e cresce um projeto de educação midiática

Desde 2011, escola pública de São Paulo incentiva alunos a retratar o que acontece dentro e fora da sala de aula em formatos jornalísticos
Sempre desenvolvi atividades e projetos focados em promover o protagonismo juvenil, como o grêmio estudantil, construindo-o com os alunos. Sou professor de história e, desde 2011, a Escola Estadual Professor Benedito Célio de Siqueira, onde hoje atuo como coordenador de gestão pedagógica, vem se destacando em uma iniciativa: a educação midiática.

Porvir

Educação 5.0 – Professora inova com games em sala de aula

Você já pensou em entrar em uma escola e os alunos estarem jogando videogame? A iniciativa foge aos padrões da Educação tradicional no Brasil, mas o embasamento é científico. O uso de jogos em sala de aula é a proposta da professora Thaíza Montine. A especialista em gamificação conta que a nova geração está habituada com a tecnologia e, portanto, aprendem mais facilmente por meio dos videogames.

Sagres

Tecnologia

Uso de redes sociais está ligado a alterações cerebrais em adolescentes, diz pesquisa

Um novo estudo de neurocientistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) tenta algo novo, realizando sucessivas varreduras cerebrais em crianças do ensino médio entre 12 e 15 anos, um período de desenvolvimento cerebral especialmente rápido.
Os pesquisadores descobriram que as crianças que habitualmente verificavam seus "feeds" de rede social por volta dos 12 anos apresentavam uma trajetória distinta, com sua sensibilidade às recompensas sociais dos colegas aumentando com o tempo. Os adolescentes com menor envolvimento nas redes sociais seguiram o caminho oposto, com uma queda no interesse por recompensas sociais.

Folha de São Paulo

'Crianças e jovens devem aprender a detectar fake news', diz pesquisadora

Escritora defende inclusão da educação midiática no currículo fixo das escolas como forma de promover uma relação mais saudável com a internet
É preciso envolver as crianças e os adolescentes no debate sobre as fake news, e isso deve ser tarefa de empresas, famílias e escolas. Abordar como se formam as bolhas, o que elas representam, o que são algoritmos, como agem e que consequência tem cada clique no ambiente digital.
No recém-lançado livro "Fake News e Inteligência Artificial" (ed. Almedina, 424 págs., R$ 99), a doutora em comunicação e semiótica Magaly Prado aborda o potencial destrutivo das notícias falsas e discute as táticas para combatê-las.

Folha de São Paulo

Pós-pandemia, como está o uso da tecnologia nas escolas públicas?

Gestores e professores estão mais conscientes e abertos à integração da tecnologia na aprendizagem e nos processos pedagógicos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido quando se fala em formação e infraestrutura adequada (internet e equipamentos) nas escolas públicas brasileiras. Estes são alguns dos destaques do “Relatório Guia Edutec – Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras em 2022”, lançado na quinta-feira, 15 (de dezembro), pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira).

Porvir

Unicef firma parceria para criar programa educacional no metaverso

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Brasil anunciou uma parceria de longo prazo com a plataforma UPLAND para criar um programa de educação em Web 3.0 (metaverso) para jovens brasileiros, entre 18 e 24 anos.

Escolas Exponenciais

A força do ensino da robótica nas escolas e o poder da tecnologia na educação

Frente a um mundo cada vez mais conectado, o ensino da robótica e de tantas outras disciplinas aliadas à tecnologia têm um poder transformador. Hoje, incorporar o universo digital no planejamento pedagógico não é mais um diferencial, tornou-se condição obrigatória.

Folha Vitória

Metaverso: inimigo ou aliado da educação?

(...) Tecnologia nos remete etimologicamente ao “saber fazer” ou “saber como fazer”. É daí que a discussão sobre “Metaverso e educação” tem, ao meu ver, um fundamento que suportará toda a construção pedagógica que vivenciaremos nos próximos anos. Precisamos entender que a maneira como se ensina (metodologia e técnica) é tão importante quanto o que se ensina (conteúdo) e para quem se ensina (educando e suas realidades).
O metaverso abrange novas tecnologias, novas maneiras de ensinar e aprender e, para além disso, novas formas de, dialeticamente, trocarmos experiências e saberes durante a produção e construção do conhecimento dentro do âmbito escolar.

Sagres

ChatGPT: Essa pode ser a ferramenta mais importante dos tempos modernos

O ChatGPT é uma inteligência artificial que responde a perguntas de formato longo. Seu grande diferencial é que ele é capaz de responder a perguntas complexas de forma convencional, de forma bem próxima a um humano. Esta tecnologia é revolucionária e tende a ser uma das ferramentas mais importantes dos tempos modernos.

Escola Educação

Escolas públicas de Nova York banem robô ChatGPT contra 'cola' de alunos

g1

Professor descobre que aluno usou ChatGPT em trabalho universitário

TecMundo

Gestão

Educação, games e apps de saúde mental devem ser alvos de criminosos em 2023

Os mercados de jogos, educação e streaming, assim como novas redes sociais e aplicativos de saúde mental, devem estar no centro da mira dos cibercriminosos em 2023. É o que aponta um relatório da empresa de segurança digital Kaspersky, que cita alguns dos desafios e tendências que a indústria deve enfrentar no ano que vem, na medida em que as ameaças atuais evoluem para atingir novos negócios, setores em ascensão e, principalmente, grandes lucros.

Canaltech

Veja como o MEC, com R$ 12 bilhões a mais no orçamento, deve priorizar escola integral e merenda escolar

Camilo Santana foi contundente em seu discurso ao tomar posse como ministro da Educação. “Vivemos recentemente tempos sombrios, em que o Brasil foi violentamente negligenciado nas suas mais importantes áreas. E a Educação, sem dúvida, foi uma das mais atingidas”. Sob seu comando, o MEC terá como ordem uma reestruturação em massa em 2023. Nos primeiros cem dias da atual gestão, a regra é planejar diretrizes e programar mudanças. A pedido do presidente Lula, o órgão priorizará a expansão do ensino integral e alfabetização.

IstoÉ

Alvo de investigação, FNDE sai das mãos do centrão; MEC tem mais mulheres

A equipe de secretários anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, é formada majoritariamente por mulheres. Dos 11 nomes divulgados, oito são mulheres.
Levantamento do UOL indica que, dos 11 últimos secretários ligados ao MEC do governo Bolsonaro, apenas três eram mulheres. A estrutura do ministério era diferente e foi modificada por Camilo.

Uol

Brasil tem quase 3.700 obras paradas na área da educação, diz ministro

O ministro da Educação, Camilo Santana, informou nesta terça-feira (10/1) que o Brasil tem quase 3.700 obras paralisadas na área da educação. Segundo ele, a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é retomar todas as obras, seguindo critérios do que a retomada vai representar em termos de recursos financeiros.

Metrópoles

45% das diretoras de Educação Infantil assumiram o cargo por indicação política

Quase metade (45%) das diretoras de escolas de Educação Infantil assumiram o cargo por indicação política, o que mostra uma tendência dos municípios de utilizarem os cargos de gestão mais a favor de um suposto alinhamento ideológico, e menos alinhado às demandas das crianças e das famílias na etapa escolar.

Carta Capital

MEC extingue diretoria de escolas cívico-militares, mas futuro da política bolsonarista é incerto

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) extinguiu uma diretoria criada pela gestão Bolsonaro no MEC (Ministério da Educação) para fomentar escolas cívico-militares já no primeiro dia do ano. A pasta não diz, no entanto, se manterá as unidades já criadas e que receberam recursos federais ou esperam por eles.

Folha de São Paulo

Saúde & Educação

Sem comprovante de vacina, estudantes perderam vagas na USP e na Unicamp

Em 2022, a USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), as principais universidades públicas do país, desligaram os alunos que não apresentaram comprovante de vacina contra a Covid-19.
A decisão foi respaldada por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que considera a vacinação compulsória constitucional e tem como base o princípio da solidariedade. Todos os estudantes foram avisados da medida tanto em comunicados internos quanto pela imprensa.

R7

Inclusão

Lula retoma educação especial baseada em inclusão total. É um erro

Com a revogação do decreto de Jair Bolsonaro que instituiu uma nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE), o governo Lula volta à antiga medida do PT, implantada em 2008, de inclusão obrigatória de crianças com necessidades especiais – autistas, surdos, superdotados, etc. –, em salas de aula regulares. A decisão, na contramão de pesquisas científicas sobre o tema, pode ter o efeito inverso e ser uma forma de exclusão em alguns casos, alertam especialistas e pais de crianças especiais.

Gazeta do Povo

Educação brasileira pós-pandemia é mais desigual, ineficiente e excludente, diz estudo

Para especialistas, recuperação de aprendizagem perdida durante a pandemia ainda tem que ser o objetivo de instituições de ensino em 2023
(...) A jovem faz parte de uma geração profundamente prejudicada pela maior crise sanitária dos últimos cem anos, cuja recuperação de aprendizagem será um passivo que chegará ao próximo governo federal. E os problemas não são poucos. Estudo obtido com exclusividade pelo O Globo aponta que a educação pós-pandemia a ser encarada a partir de 2023 é mais desigual, tem menores índices de aprendizagem e mais crianças e adolescentes fora da escola.

Folha de Pernambuco

Lei que estabelece ensino de história e cultura africana completa 20 anos com limitações

Educadores defendem melhoria na formação de professores e maior fiscalização do poder público como forma de garantir aplicação nas escolas
A lei 10.639, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, completa 20 anos nesta segunda (9) sem um acompanhamento das autoridades sobre sua real implementação, que demanda o interesse de desenvolver uma cultura antirracista e a opção por enfrentar o racismo, segundo especialistas ouvidos pela Folha.

Folha de São Paulo

20 anos da Lei 10.639/03: Acervo digital que incentiva educação antirracista é lançado

Na semana em que a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade de inclusão da história e cultura afro-brasileira no ensino, completa 20 anos, biblioteca virtual é inaugurada reunindo pesquisas, materiais didáticos e literatura.

Terra

Leis e políticas

As quatro prioridades de Lula na Educação, segundo ministro

O primeiro passo será a retomada de obras paralisadas e inacabadas — entre creches, escolas de tempo integral, ensino médio e fundamental e campi universitários.(...) Em segundo lugar, Santana anunciou que os recursos destinados à merenda escolar — sem reajuste há seis anos. (...) O ministro da Educação declarou que os esforços da pasta também estarão centrados na campanha de retomar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (...) Vamos procurar a constituição do novo Plano Nacional de Educação, focado no ensino básico, na alfabetização na idade certa, na escola de tempo integral e na conectividade das instituições de ensino”.

Veja

Alfabetização na idade certa é 'prioridade absoluta' para o país, diz Camilo Santana ao assumir MEC

"A última avaliação feita pelo Saeb mostra que apenas uma em cada três crianças é alfabetizada na idade certa neste país. Ou seja: a maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças", disse.

g1

Camilo Santana no Ministério da Educação: como Ceará se tornou referência na área

Os números do Ceará em matéria de alfabetização e combate à evasão escolar impressionam. De cada cem estudantes que ingressam na escola no estado, 91 concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos, 91 finalizam o Ensino Fundamental 2 aos 16 e 73 completam o Ensino Médio aos 19 anos
(...) Raro exemplo de continuidade de política pública no Brasil, as realizações do Ceará cacifaram Camilo e Izolda a ocupar, respectivamente, o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Básica no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Época Negócios

Conheça as experiências da educação no Ceará que levaram Camilo Santana ao MEC

g1

Tempo integral, Ideb e valorização profissional: como a educação do CE avançou nos últimos 8 anos?

Diário do Nordeste

Lula sanciona com vetos lei da Política Nacional de Educação Digital

Um dos itens vetados previa a inclusão da educação digital no currículo escolar
(...) A nova lei especifica que a política deverá viabilizar o desenvolvimento de planos digitais para as redes de ensino, a formação de lideranças, a qualificação dos dirigentes escolares, a inclusão de mecanismos de avaliação externa da educação digital e o estabelecimento de metas concretas e mensuráveis na aplicação da política válidas para os ensinos público e privado.

Correio Braziliense

Lula revoga decreto de Bolsonaro que incentivava ‘escolas especializadas’ para alunos com deficiência

O presidente Lula (PT) revogou um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro de 2020 que incentivava o atendimento de estudantes com deficiência em escolas especializadas, que ficou conhecido entre críticos como o ‘decreto da exclusão’. A revogação foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira 2.

Carta Capital

Qual a chance de projeto que acaba com diploma para engenheiro e outras 105 profissões ser aprovado?

No apagar das luzes de 2022, o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG) protocolou um projeto na Câmara dos Deputados que acaba com a necessidade de diploma para 106 profissões, entre elas médico veterinário, engenheiro e fisioterapeuta, além de exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da advocacia. As chances de o projeto ser aprovado no Congresso são praticamente nulas.

Terra

Violência e discriminação

Ataques a escolas: as recomendações de educadores a Lula para enfrentar a violência extremista

O ataque armado protagonizado por um adolescente em duas escolas de Aracruz, no Espírito Santo, em novembro, acendeu um novo alerta entre comunidades escolares e educadores.
(...) Em 50 páginas, os educadores contextualizam o cenário de violências às escolas, descrevem os métodos utilizados pelos grupos extremistas para cooptar crianças e adolescentes e, por fim, tecem orientações ao futuro governo com ações que podem ser tomadas no âmbito escolar e além dele para o devido enfrentamento ao problema.

Carta Capital

Ao menos 39 atentados ou ameaças contra escolas de educação básica foram realizados durante o Governo Bolsonaro

Só nos últimos três meses, foram realizados três ataques em escolas brasileiras, em Barreira (BA), em Sobral (CE) e em Aracruz (ES). Em um dos casos, a arma pertencia a um policial militar, no outro, a propriedade era registrada como CAC (colecionador, atirador desportivo ou caçador). No caso mais recente, a investigação apontou que o ataque foi planejado por dois anos e por um assassino de 16 anos que estudou até junho no colégio estadual, um dos alvos do massacre em sala de aula.

Portal PNE

Propagação de suástica e ideias nazistas em escolas acende alerta

Para especialistas, a resposta não está em projetos pontuais, e sim naqueles que viram parte do processo pedagógico e do cotidiano das escolas
Em Aracruz, um adolescente com uma suástica no braço invadiu duas escolas, matou quatro pessoas e feriu outras 13 a tiros. O episódio da cidade capixaba soma-se à lista de recentes registros de apologia de nazismo em instituições de ensino do país, acendendo um alerta sobre a propagação de símbolos e ideias hitleristas no ambiente escolar.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil bate recorde de jovens ‘Nem Nem’: como administrar?

O Brasil é atualmente o segundo país com maior percentual de jovens “Nem Nem” (nem estudam e nem trabalham) do mundo, ficando apenas atrás da África do Sul. O estudo, elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que 36% das pessoas na faixa etária entre 18 e 24 anos não estudam nem trabalham no país.

Terra

Brasil tem 74,5 milhões de estudantes matriculados, diz Inep

O número de alunos matriculados no Brasil recuou 0,85% em 2022 e atingiu 74,5 milhões, mostram informações do Censo Escolar, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Os dados revelados nesta quinta-feira (29) incluem estudantes matriculados em instituições de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA (Educação de Jovens Adultos).

R7

Avaliação

Brasil pode participar de avaliação mundial inédita de educação infantil da OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) começa a realizar neste ano a primeira grande avaliação mundial de crianças de 5 anos. Fundações privadas assumiram parte do valor para que o Brasil participe do exame inédito e a entidade, a mesma que faz o Pisa, ainda aguarda uma oficialização do Ministério da Educação (MEC). A prova, International Early Learning and Child Well-being Study (IELS), terá testes de Linguagens e Matemática e ainda vai coletar informações de pais e professores.

Terra

EAD

Ensino presencial em queda: modalidade tem baixa procura e alavanca crescimento da EaD

O mercado educacional está passando por grandes mudanças. Esse movimento é refletido nas próprias ofertas de graduações doecossistema privado de ensino. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 500 cursos presenciais foram fechados em 2022. Em contrapartida, a educação a distância (EaD) vem conquistando mais espaço e credibilidade dentro das instituições de ensino superior (IES).

Desafios da Educação

Ensino Superior

Mercado de ensino superior tem concentração recorde

O Brasil vive um novo boom de fusões e aquisições no setor privado de educação superior. Esse processo durante os últimos anos tem concentrado os alunos da rede particular em um número reduzido de grandes grupos educacionais, com foco cada vez mais forte no EAD (ensino à distância).
Há sinais de que esse movimento deve continuar nos próximos anos, com algumas diferenças. Para Boscolo, a onda atual de fusões e aquisições está cada vez mais relacionada à melhoria de produtividade, e não à incorporação de mais alunos. Ou seja, melhorar a rentabilidade e eficiência dos processos da instituição.

Poder 360

Universidades fecham ano no vermelho, diz presidente da Andifes

”Nós vamos terminar o ano de uma maneira muito complicada. A maioria das universidades [está] seguramente no vermelho e no negativo, e isso é inédito”, disse o presidente em vídeo divulgado da associação. “Esse certamente é o último gesto de um governo que colocou as universidades e os institutos federais como últimos nas suas prioridades de governo”.

Poder 360

MEC mantém trava a novos cursos de medicina em meio a pressão de empresas

(...) A nova gestão do MEC (Ministério da Educação) revogou na primeira semana do ano uma portaria editada no apagar das luzes do governo Jair Bolsonaro (PL) que trazia uma nova regulamentação do tema.

Folha de São Paulo

Opinião

Quais habilidades são necessárias na educação de crianças e jovens?

Ao escolher a melhor educação para os filhos não se esqueça da pedagogia do simples.
(...) Colocar crianças e jovens diante de parafernálias coloridas, cheias de botões para downloads, viciadas em um eterno plug and play não as fará mais inteligentes, apenas mais ansiosas mesmo. Talvez, distanciá-las de habilidades reflexivas, ofertando metodologias pasteurizadas, distantes de qualquer abstração, seja apenas um projeto torpe que as entregará, de forma alienante, à aceleração do mundo atual.

Estado de Minas