Notícias de Educação - 18/jan/2023

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Bullying na escola: como os pais podem ajudar as vítimas e impedir agressões

Há uma crise de bullying nas escolas e a solução é aprender o que fazer antes que isso aconteça. De acordo com dados do Centro Nacional de Estatísticas Educacionais dos Estados Unidos, um em cada cinco alunos relata ter sofrido bullying.
(...) A prevenção está no centro da resolução do bullying, em vez de esperar para responder quando um episódio mais violento ocorrer ou quando muitos incidentes se transformarem em uma tragédia.

CNN

Dicas

Reforço nas férias: plataforma ensina matemática por meio de jogos lúdicos e de raciocínio lógico

Com descontos especiais, Smartick auxilia alunos de até 14 anos a manter uma rotina de estudos mais leve durante o tempo livre
(...) Foi pensando em uma solução para ajudar crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos a aprender essa temida disciplina que foi criada a Smartick.
A plataforma de ensino para tablets e computadores, que alia tecnologia e diversão, usa inteligência artificial para propor desafios lúdicos que desenvolvem o pensamento e o raciocínio lógico.

Catraca Livre

Tecnologia

Quais caminhos a CES 2023 aponta para a educação no Brasil e no mundo?

No primeiro final de semana do ano, aconteceu o Consumer Electronics Show (CES) 2023, a maior feira de tecnologia do mundo.
(...) Caso você esteja se perguntando "Se eu não pretendo entrar no mercado tecnológico, como isso interfere na minha vida?", Diego traz as respostas conforme o que foi apresentado no CES. Segundo o executivo, a IA é um dos destaques, visto que já apresentou diversas ferramentas de aprendizagem — desde chatbots, reconhecimento de fala até os “digi humans”.

Canaltech

Gestão

Militares de programa bolsonarista de escolas são exonerados do MEC

O capitão Paulo Sérgio Rodrigues Pereira, o tenente Melquizedek Fernandes dos Santos e o tenente José Henrique Provideli Peres foram dispensados de suas funções de “apoio às gestões escolar, didático-pedagógica e administrativa” por uma portaria publicada em 10 de janeiro pelo Exército.

Metrópoles

Profissionais da Educação

CNM critica reajuste de piso salarial de professores e orienta prefeitos a ignorar aumento

Entidade diz que o critério para o aumento não tem validade jurídica.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) criticou nesta terça-feira (17) o reajuste do piso salarial dos professores oficializado pelo Ministério da Educação (MEC) e, pelo segundo ano seguido, voltou a orientar os gestores municipais a ignorar o aumento anunciado pelo governo federal.

g1

Reajuste de professores custaria R$ 19 bi, e entidade orienta prefeitos a ignorar índice

Folha de São Paulo

Inclusão

Unicef: alunos mais ricos são mais beneficiados por fundos para educação

O Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, divulgou um novo relatório revelando que crianças de famílias mais pobres são menos beneficiadas por financiamentos do governo para educação pública.
O relatório Transformando a Educação com Financiamento Equitativo observa que, em média, um quinto dos alunos mais pobres se beneficia de apenas 16% do financiamento público para a educação, em comparação com um quinto dos mais ricos, que recebem 28%.

ONU

20 anos depois, ensino antirracista no Brasil ainda não é realidade

(...) De acordo com o Relatório Luz, estudo que monitora o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, a meta 4.7, relacionada à educação de qualidade, está em retrocesso. Essa meta propõe que, até 2030, sejam promovidas políticas de educação em direitos humanos, incluindo ações nas escolas para o enfrentamento do racismo e sexismo, o que não tem sido feito, segundo a análise.

Observatório do terceiro setor

Leis e políticas

Criticada por petistas, Alckmin elogia reforma do Ensino Médio feita por Temer

O vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), revelou nesta segunda-feira (16) que “achou correta” a reforma do Ensino Médio proposta pelo ex-presidente Michel Temer em 2017. Ele disse, logo após participar da reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que diminuiu a evasão escolar ao se tornar mais atrativos para os jovens.

Mais PB

Política partidária

Presidente do Conselho de Educação do DF renuncia depois de justificar atos terroristas

O presidente do Conselho de Educação do DF, Mário Sérgio Mafra, renunciou ontem (16) ao mandato que seria concluído em dezembro de 2023, depois da grande repercussão por postagem em que ele responsabiliza os próprios poderes da República pela fúria dos atos de vandalismo e depredação em 8 de janeiro.

Correio Braziliense