Notícias de Educação - 20/jan/2023

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Conflitos nas escolas cresceram entre alunos todas as idades

Supervisor pedagógico ressalta aumento na necessidade de mediação de confrontos entre estudantes
E não foram só os alunos, a pandemia afetou a saúde mental de toda a comunidade acadêmica. “Foi recorrente ver famílias nos procurando porque não sabiam como lidar com os filhos, porque não reconheciam as atitudes deles, porque estavam perdidos. Esse adoecimento social foi tanto por parte dos estudantes quanto por parte das famílias e dos professores”, afirma Petrônio.

O Tempo

Finlândia inclui “alfabetização midiática” no currículo escolar

Na Finlândia, aprender matemática e ciências é tão importante quanto combater a desinformação. É por isso que, recentemente, o país europeu incluiu a disciplina de “alfabetização midiática” na grade curricular, desde as séries iniciais.

Escolas Exponenciais

Projetos

Estudar história pode ser mais divertido com o apoio de jogos de tabuleiro

Alunos do ensino médio colocam a mão na massa e criam jogos de tabuleiro para debater o processo de Independência do Brasil
Aprender sobre a Independência do Brasil por meio de jogos de tabuleiro. Essa foi a proposta que fiz aos alunos do 2º ano do ensino médio da Fundação Torino, escola localizada em Nova Lima (MG). De forma lúdica, e com a mão na massa, a ideia era criar jogos divertidos, com o material disponível no Fab Lab da escola, sobre o Bicentenário da Independência, celebrado em 2022.

Porvir

Tecnologia

SP: Tarcísio anuncia programação computacional no currículo da rede estadual em 2024

Segundo o governador, que participa em Davos do encontro anual do Fórum Econômico Mundial, gigantes da tecnologia como Amazon, Microsoft e Meta manifestaram interesse em participar do projeto.

Folha de São Paulo

Gestão

Desafios da educação no Brasil: 7 temas para prestar atenção em 2023

O ano de 2023 se inicia com uma nova gestão do governo federal e a reestruturação do Ministério da Educação (MEC), agora sob o comando do ex-governador do Ceará Camilo Santana. A seguir, confira sete temas que, segundo especialistas, darão a tônica no campo da educação nos próximos 12 meses.
1) Defasagem e evasão escolar agravadas pela pandemia; 2) Retomada da gestão democrática da educação brasileira; 3) Plano Nacional de Educação (PNE); 4) Fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim); 5) Polarização e violência política nas escolas; 6) Impactos negativos da reforma do ensino médio; 7) Orçamento para a educação.

Instituto Claro

Profissionais da Educação

Não há previsão legal para descumprir o piso salarial de professores, diz pesquisador

Nesta semana, a Confederação Nacional dos Municípios orientou prefeitos a não considerarem o reajuste de quase 15% anunciado pelo MEC
(...) A análise da confederação, no entanto, não possui respaldo jurídico, segundo o professor de Direito e Políticas Públicas da UFABC Salomão Ximenes. O pesquisador explica que a nova Lei do Fundeb não revoga a Lei do Piso, o que torna a posição da CNM ‘temerária’.

Carta Capital

Inclusão

Plataforma pode facilitar aprendizado e inclusão de alunos autistas

Um estudo do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) alia o uso da prática de Ensino por Tentativa Discreta (DTT) para melhorar a aprendizagem e aumentar o engajamento de crianças autistas em sala de aula. O projeto visa à utilização de uma plataforma gamificada para promover a prática às respostas aos estímulos educacionais, por meio da repetição e reforço.

Escolas Exponenciais

Policiais e jurídicas

PF investiga desvios em verbas da educação em SP

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 19/01, a segunda fase da operação APATE, com a finalidade de aprofundar as investigações de desvios em verbas da educação, subsidiadas pelo Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb), no munícipio de Aparecida/SP.

O Documento

Secretaria de Educação do RJ abre sindicância para apurar esquema de venda de diplomas escolares: 'Pagou, passou'

O RJ1 descobriu um esquema de venda ilegal de certificados de conclusão escolar. O serviço é oferecido pela internet, pela página Supletivo Rápido Nacional. Os alunos nem precisam assistir às aulas ou fazer provas.
A promessa de acesso à documentação rápida, em até dez dias úteis, já atraiu mais de 50 mil pessoas.

g1

Ensino Superior

Lula minimiza calote no Fies e diz que país só tem tolerância com dívida de ricos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou a inadimplência no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que chega a 2 milhões de pessoas. O petista indicou que o programa será retomado e ampliado.

Folha de São Paulo

Governo vai respeitar 1º da lista para reitor de universidades, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai nomear para reitor os docentes escolhidos pelas universidades federais. A postura vai representar uma inflexão com relação ao governo de Jair Bolsonaro (PL), que adotou política aberta de nomear dirigentes alinhados ideologicamente.

Folha de São Paulo

Após 10 anos, Lula autoriza reajuste de bolsas da educação

Na manhã desta quinta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e reitores de universidades e institutos federais. As discussões foram animadoras, principalmente para aqueles que fazem ciência no Brasil.

Gizmodo

Bolsas da Capes e do CNPq devem ter reajuste ainda em janeiro

EBC

Opinião

O que o novo governo pode fazer pela educação midiática?

Diante do complexo cenário da desinformação no Brasil, a notícia da criação da Secretaria de Políticas Digitais pelo governo Lula logo em 1º de janeiro foi recebida com animação por profissionais de diversas áreas, especialmente aqueles e aquelas envolvidos com o jornalismo, a comunicação e a educação. Liderada por João Brant, a nova secretaria deve promover ações transdisciplinares, envolvendo diversas pastas da nova gestão presidencial.

Folha de São Paulo

Política partidária

A reitores, Lula critica Bolsonaro e diz que Educação 'está saindo das trevas'

“Nós estamos começando um novo momento. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos”, discursou Lula no Palácio do Planalto ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). “E eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”.

Carta Capital

Camilo Santana diz estar "impressionado com desmonte na educação pública"

O ministro da Educação, Camilo Santana, teceu indiretas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmando estar impressionado com o desmonte ocorrido na educação pública no Brasil. A declaração ocorreu durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reitores das universidades e institutos federais no Palácio do Planalto.

Correio Braziliense