Notícias de Educação - 27/jan/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

“Ensino de política nas escolas já existe, mas precisa ser ampliado”, afirma professor

Pouco mais de 15 dias após os ataques antidemocráticos em Brasília, onde vândalos invadiram e destruíram vários prédios de instituições públicas, uma questão preocupa professores e educadores: como nossas crianças e adolescentes enxergam e entendem questões como política e democracia?
Para o professor e especialista em geopolítica, Norberto Salomão, vivemos um momento de intolerância e ataques à democracia. Segundo ele, entre os deveres do professor está não demonstrar suas opiniões sobre qualquer tema.

Sagres

Saiba quais são os benefícios do multilinguismo para os alunos

Dentro das instituições de ensino, o multilinguismo tem crescido no Brasil nos últimos anos. A globalização e a revolução dos meios de comunicação aceleraram a necessidade de dominar não somente a língua nativa, mas também outras, como por exemplo, o inglês, o espanhol e o alemão.
(...) “Isso abre portas para que o aluno pense em estudar fora no Ensino Médio, fazer uma faculdade de alto nível no Brasil ou se tiver que dominar o inglês, por exemplo, para conseguir boas oportunidades de trabalho”. Uma pesquisa do British Council aponta que mais de 40% das empresas hoje consideram o domínio do inglês como uma competência básica essencial.

Escolas Exponenciais

Projetos

Professora cria gincana para estimular habilidade leitora de crianças

Projeto voltado ao primeiro ano do ensino fundamental aumenta frequência escolar e incentiva o gosto pela leitura das crianças
Sabemos o quanto aumentou o déficit de aprendizagem das crianças pequenas nos últimos anos, devido à pandemia e ao distanciamento social. Por isso, pensei em desenvolver algo que pudesse ser atrativo tanto para estimular a alfabetização, ampliando a leitura, quanto para incentivar a presença do aluno na escola. Assim nasceu o projeto “Estrelas da Leitura”, no segundo semestre de 2022.

Porvir

Gestão

“Lula tem pressa”, diz Camilo Santana sobre plano para educação

Ministro afirma que, para o país virar a página do mau ensino, é preciso pacto nacional movido a metas, meritocracia e mais dinheiro, este um grande desafio
(...) Alojado na Esplanada, onde guindou para cargos-chave nomes cearenses de sua confiança, ele já se enroscou em um embate com estados e municípios em torno do aumento de professores e está debruçado sobre um plano nada fácil para fazer a educação decolar. “Lula tem pressa”, diz na entrevista a seguir, dada em seu gabinete em Brasília.

Veja

Gestão educacional no Brasil

A presença de conceitos relacionados à gestão educacional na legislação brasileira acompanhou a evolução da democracia nacional. Foi apenas a partir da redemocratização que a gestão democrática do ensino público passou a ser um princípio da educação, mas num movimento ainda incipiente para a descentralização do planejamento estatal.

Nexo

RS: Estado altera currículo do Novo Ensino Médio e amplia períodos de Educação Física e Literatura

Atualização também incluiu a reorganização da carga horária obrigatória de Biologia, Física e Química
Prestes a iniciar o segundo ano de implementação do Novo Ensino Médio, o governo do Estado atualizou a matriz curricular da etapa nas escolas estaduais. A mudança atende a sugestões da comunidade escolar, que, no ano passado, questionava o fato de a parte obrigatória a todos os alunos do currículo prever apenas um período de Educação Física e dois de Literatura ao longo dos três anos.

Zero Hora

Inclusão

Anielle Franco quer expandir ações afirmativas no ensino superior e leva propostas ao MEC

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se reuniu com o chefe da pasta da Educação, Camilo Santana, para apresentar um pacote de propostas para a ampliação de ações afirmativas em universidades e institutos federais do Brasil.

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

Após aula de educação sexual, filha relata à professora que foi estuprada pelo próprio pai no CE; homem é preso no DF

Um homem de 40 anos foi preso suspeito de estuprar a própria filha e a enteada em Tauá, no interior do Ceará. Ele foi capturado nesta quarta-feira (25) no Distrito Federal. A filha dele relatou a uma professora que era vítima dos abusos sexuais após assistir a uma aula de educação sexual no município cearense.

g1

Violência e discriminação

Escolas públicas adotam "botão do pânico" para evitar ataques violentos

O sistema de alarme conhecido como “botão do pânico” está sendo adotado por escolas públicas para a prevenção de ataques violentos. Uma delas, na Grande São Paulo, viveu um dos piores massacres em que cinco alunos e duas funcionárias foram assassinadas.

R7

Ensino Superior

Institutos federais pedem para recompor orçamento

A recomposição imediata do orçamento das instituições federais de Ensino Superior, com unidades no Rio Grande do Sul, foi a demanda prioritária levada pelos reitores que atuam no Estado na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ocorrida nesta quarta e quinta-feira, em Brasília.

Correio do Povo

Evitar evasão no primeiro semestre é prioridade para gestores da educação superior

Como modelar o primeiro semestre do curso para evitar a evasão? Essa é uma questão que preocupa os gestores das instituições de ensino superior (IES) do setor privado. Alguns dados mostram que essa preocupação não é à toa.

Desafios da Educação

Outras do dia

Creche no Rio anunciou vaga para professora em que requisito era ser cristã

Uma creche particular do Rio contrariou uma lei municipal e anunciou vaga para professora em que o primeiro requisito exigido era ser cristã. Após representação ao Ministério Público, a Creche Escola Dunamis, em Campo Grande, atribuiu a exigência a um erro de digitação.

Uol