(...) Bernacki se dedica à ciência do aprendizado, o que na prática se traduz em ajudar estudantes a obter o máximo retorno do tempo e do esforço investidos nos estudos. Ele explica quais técnicas têm se mostrado mais ou menos eficientes, segundo pesquisas científicas dele próprio e de outros cientistas da área.
BBCCompletando 20 anos desde a sua publicação, a Lei 10.639 tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nos níveis fundamental e médio. Apesar disso, especialistas ouvidos pelo Lunetas relatam que desafios como a falta de fiscalização, uma estrutura educacional precária e racismo, principalmente o religioso, dificultam a efetivação da lei no país.
NexoNeste mês de janeiro, a lei 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira completa 20 anos. Mas, infelizmente, sua aplicação ainda não é uniforme e nem 100% efetiva em todo o território nacional.
(...) Fazer uma releitura da nação trazendo o foco para as personalidades e para os feitos dos povos afrodescendentes é a proposta do podcast Projeto Querino, encabeçado pelo jornalista Tiago Rogero.
Embora anteceda o ensino fundamental, do ponto de vista pedagógico, a educação infantil não deve ser trabalhada como uma fase preparatória ao ciclo de ensino seguinte. Isso porque é uma etapa que atende crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, fase da infância muito promissora que merece ser estimulada com escuta, interação e propostas para desenvolver criatividade e autonomia.
MetrópolesMétodo embasado pela neurociência ensina matemática de forma criativa e visual, entendendo o erro como parte do processo de aprendizado das crianças
Embasado pela neurociência, a metodologia foi adotada pela Secretaria de Educação de Vespasiano no início de 2022. Já o programa foi desenvolvido pelo Centro de Estudos Youcubed, da Universidade de Stanford, e implantado no Brasil pelo Instituto Sidarta.
As novas tecnologias, sobretudo aquelas baseadas em inteligência artificial (IA), podem trazer grandes benefícios para o ensino nas escolas. Porém, ao mesmo tempo, assim como qualquer invenção, seu propósito pode ser convertido para o mal – afinal, o ser humano é muito criativo. O temor dos professores é de que os alunos possam se valer dessas facilidades para burlar os sistemas de avaliações, saindo mais despreparados para o mercado e para a vida. Precisamos de melhor educação digital!
Engenharia 360Embora a ideia de um metaverso totalmente imersivo ainda esteja longe da realidade, o uso de tecnologias relacionadas a esse mundo —como realidade virtual, NFTs e —criptomoedas está em evidência. Com isso, cresce a oferta de cursos de pós voltados à identificação de oportunidades de mercado e à criação de novos produtos e serviços digitais.
Folha de São PauloDiante da expansão do mercado de jogos digitais, faculdades apostam em pós-graduações para quem quer se especializar em um setor que movimenta bilhões de reais. Só no Brasil, a receita gerada pela área de jogos em 2022 foi de US$ 2,7 bilhões (R$ 14 bilhões), segundo pesquisa da consultoria Newzoo.
Folha de São PauloO ChatGPT, novo sistema de inteligência artificial, está sendo tratado como “vilão” por escolas no exterior: nos Estados Unidos e na Europa, colégios bloquearam o acesso ao robô, temendo que os alunos trapaceiem nas provas e passem a apenas copiar e colar os textos escritos automaticamente pela ferramenta. Mas, afinal, vale a pena comprar essa briga nas salas de aula? Segundo especialistas ouvidos pelo g1, lutar contra o robozinho é perda de tempo.
g1No Brasil, a FTD Educação, uma das principais empresas de soluções educacionais do País, lançou a plataforma imersiva Metaverso FTD para oferecer experiências interativas e gamificadas no segmento educacional brasileiro. Trata-se de ambiente inteiramente personalizado dentro do metaverso voltado para a área da educação. A plataforma permite ao usuário conhecer e passear pelo universo da empresa, representado por um showroom digital.
Mercado & ConsumoÓrgão vê crimes na liberação de recursos e pede que o caso seja encaminhado à Polícia Federal e ao MPF
Para atender aliados do governo Jair Bolsonaro (PL), o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) ignorou critérios técnicos e fez milhares de empenhos fracionados que representam R$ 8,8 bilhões para obras de educação, valor 14 vezes superior ao que estava no orçamento para essa finalidade em 2021.
Após dois anos de aulas presenciais interrompidas pela pandemia, a expectativa era de que o ano letivo de 2022 seria de retomada da normalidade das relações escolares. As escolas, no entanto, se depararam com uma situação inédita de dificuldade de convívio e esgotamento mental dos alunos. Por isso, a saúde mental é vista como principal preocupação nesta volta às aulas.
Folha de São PauloNa reunião que tiveram nesta sexta-feira (27) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os governadores das 27 unidades da Federação demonstraram insatisfação com uma portaria assinada na semana passada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que reajustou o piso salarial dos professores em 14,9%.
R7Entraves à progressão profissional e longas distâncias dos postos de trabalho levam trabalhadores a confrontar governo
Em meio a greves e paralisações em escolas públicas em todas as regiões de Portugal, milhares de professores e auxiliares de ensino marcharam pelas ruas de Lisboa em protesto no sábado (28). Foi a segunda grande manifestação em menos de um mês, expondo a insatisfação generalizada entre profissionais do ensino.
(...) especialistas afirmam que para implementar uma educação antirracista eficiente é necessário mais do que apenas o cumprimento de leis. A Escola Lumiar, por exemplo, tem uma comissão chamada “Construindo uma escola antirracista”, composta por 41 membros, tanto por colaboradores como familiares de alunos.
Criada em 2021, essa comissão realiza encontros periódicos com o propósito de fomentar ações capazes de fortalecer três pilares que possuem potencial para construir uma escola antirracista: a representatividade, o acolhimento e o letramento racial.
Apesar da importância na educação rural, os recursos pagos para custear o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) nos anos de governo Jair Bolsonaro (PL) somaram R$ 7,3 milhões, de 2019 a 2022, com queda real, já considerada a inflação, de 83,3%, ante os quatro anos anteriores.
Folha de São PauloEstudantes surdos do ensino médio participaram durante duas semanas de um projeto inédito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que consistiu em uma oficina para criar um vocabulário de matemática em Libras. O objetivo do Matemática+Libras foi o de promover e enriquecer o vocabulário de termos matemáticos que não existam ou não sejam disseminados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), reduzindo assim as dificuldades do processo de aprendizagem da comunidade de pessoas surdas no país.
SagresEm seu tempo livre, a estudante de medicina Sheylla Santos, 21, precisa trabalhar como garçonete ou cartomante para complementar a renda. Bolsista integral do Prouni, ela recebe um auxílio de R$ 400 do governo federal, mas diz que o valor não é suficiente para pagar as contas. O benefício para bolsistas do Prouni —chamado de bolsa permanência— foi criado em 2012 e desde então não teve aumento, nem reajuste pela inflação.
UolEm entrevista à revista VEJA, o ministro da Educação, Camilo Santana, criticou a falta de transparência no repasse de verbas do FNDE durante o governo Jair Bolsonaro (PL), que coleciona suspeitas de corrupção. Ele também falou sobre um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) que rastreou o uso de verbas do MEC para obras e programas.
UolAntes de tomar a decisão, é preciso levar em conta a situação financeira familiar e avaliar os benefícios para a saúde emocional, além de pensar bem se conseguirá organizar o seu tempo.
Às vésperas do início das aulas, os estudantes que vão cursar o 3º ano do ensino médio começam a se planejar para os vestibulares que virão ao longo do ano. Pensando nisso, o g1 conversou com educadores para entender como se organizar a partir de agora. Afinal, vale já ir atrás de um cursinho?
O governo de Mauro Mendes tenta entregar a gestão da Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros à Polícia Militar
Um grupo de skatistas de Várzea Grande (MT) reagiu às intenções do governo de Mauro Mendes (União Brasil) de militarizar a Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros. Os signatários de um manifesto sugerem a militarização de escolas particulares voltadas às elites do estado. (...) A comunidade da escola Professora Adalgisa de Barros tem protagonizado uma resistência frente às investidas do governo para entregar a instituição à gestão da Polícia Militar.