Notícias de Educação - 01/fev/2023

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Dentro da Escola

Letramento digital: o que é e a importância da inclusão nas escolas

O letramento digital é a capacidade de utilizar, pesquisar, compartilhar e criar conteúdo usando recursos on-line que temos atualmente, incluindo sites, mídias sociais, vídeos e plataformas. Traçando um paralelo com a alfabetização formal das crianças, é a prática na qual elas aprendem a ler, escrever e se comunicar corretamente em ambientes digitais.
(...) O letramento digital desenvolve as habilidades necessárias para viver, aprender e trabalhar em uma sociedade em que a comunicação e o acesso à informação são realizados em sua maioria por meio de tecnologias digitais, como plataformas on-line, mídias sociais e dispositivos móveis.

Sagres

Pets nas escolas podem contribuir com educação emocional dos alunos

O equilíbrio socioemocional e o desenvolvimento do senso de cuidado coletivo se tornaram latentes nos últimos anos. Por isso, são muitas as escolas que passaram a ter um olhar ainda mais atento sobre a educação emocional, incentivando os alunos a desenvolverem competências intra e interpessoais e com habilidades para lidar com os conflitos.
E foi com esse olhar cuidadoso e atento ao desenvolvimento integral dos estudantes, que algumas instituições de ensino resolveram incluir os pets nas escolas como aliados para trabalhar essas questões.

Escolas Exponenciais

Projetos

Conheça quatro startups que enfrentam as principais dores da educação no Brasil

Pandemia intensificou o déficit de aprendizagem e a evasão escolar, o que estimula governantes a usarem a tecnologia e a criatividade para a recuperação do conteúdo perdido
(...) Para enfrentar esse quadro e mitigar os efeitos imediatos da pandemia na Educação Básica, o movimento Todos pela Educação, organização não governamental cujo objetivo é assegurar o direito à educação básica de qualidade para todos os cidadãos brasileiros, criou a agenda Educação Já, sugerindo quatro estratégias a serem adotadas pelos governantes nos próximos quatro anos: 1. promoção da inclusão digital; 2. recomposição das aprendizagens; 3. realização de ações de acolhimento e suporte emocional; 4. enfrentamento do abandono e da evasão escolar. Mas como esse é um desafio de toda a sociedade, selecionamos quatro startups inovadoras que podem apoiar governos na resolução dessas “dores” educacionais intensificadas pela pandemia.

Space Money

Tecnologia

Perguntamos ao ChatGPT quais impactos ele pode causar na educação; confira as respostas

Ele reconhece que sua introdução pode aumentar casos de plágio, mas destaca que a prevenção da prática 'depende da educação dos estudantes sobre a importância da integridade acadêmica e da autoria original'.

Terra

ChatGPT passa nos exames das escolas de direito e negócios

IstoÉ Dinheiro

Gestão

'Não adianta a escola ter tempo integral se o jovem precisa trabalhar', diz líder estudantil

Nascida na periferia de Fortaleza, Jade Beatriz elogia novo MEC sob o comando de cearenses, mas diz que vai cobrar demandas
Preta, filha de empregada doméstica e de vendedor de frutas, ela afirma que a reforma do ensino médio "pode parecer ideal, com matérias novas, criativas e aulas em laboratório, mas não funciona em um país com tanta escola sem banheiro, merenda e profess ores".

Folha de São Paulo

RS terá consultorias de Ceará e Pernambuco para qualificar o ensino público

Com a promessa de ser prioridade no novo mandato do governador Eduardo Leite, a educação gaúcha ganhou dois reforços importantes: as consultorias de entidades com o know how de como implementar as mudanças já ocorridas no Ceará e em Pernambuco. Nos últimos anos, os dois Estados do nordeste do Brasil se tornaram referências nacionais no ensino público.

Zero Hora

Inclusão

A gamificação como apoio à inclusão de alunos com autismo na escola

Um estudo do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (Universidade de São Paulo) alia o uso da prática de Ensino por Tentativa Discreta (DTT) para melhorar a aprendizagem e aumentar o engajamento de crianças com autismo em sala de aula. O projeto utiliza uma plataforma gamificada para promover a prática às respostas e aos estímulos educacionais, por meio da repetição e reforço.

Porvir

Centro-Oeste lidera desigualdade entre crianças brancas e pretas

O número de crianças brancas matriculadas na pré-escola na região Centro-Oeste do Brasil, principalmente no Distrito Federal e no Mato Grosso, é superior ao de crianças negras, representando o maior índice de desigualdade no país, revela a pesquisa Desigualdades na garantia do direito à pré-escola.

Correio Braziliense

Como integrar acolhimento e diversidade na Educação Infantil?

Combater preconceitos e valorizar crianças e famílias de diferentes etnias é uma atitude que começa agora e deve seguir por todo o ano
Antes de mais nada, gostaria de trazer alguns pontos de atenção nessa busca por uma Educação para as Relações Étnico-raciais e por um enfrentamento aos casos de xenofobia e outras formas de preconceito. Primeiramente, essa iniciativa deve ser uma decisão contundente de toda a comunidade escolar, e precisa estar bem explícita no Projeto Político-Pedagógico (PPP), nas normas e nos regimentos internos. Com isso, em todas as oportunidades, a escola deve promover uma reafirmação de seus valores sociais de respeito.

Nova Escola

Leis e políticas

Projeto prevê segundo professor para turma que possua alunos com deficiência

O Projeto de Lei 2861/22 obriga o poder público a assegurar a oferta de segundo professor para atender, de forma conjunta com o professor titular, os alunos com deficiência matriculados na educação básica regular. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara