O primeiro dia de aula de uma criança inaugura uma experiência que a acompanhará durante toda a sua vida escolar. Tem quem lembra desse dia como um momento de curiosidade, em que correu para brincar com outras crianças. Tem quem só lembra das sensações de ansiedade, como frio na barriga e medo de rejeição. Esse dia é cheio de novidades, para as crianças, mas também para os responsáveis. Após dois anos de ensino online e híbrido, o primeiro dia de aula é ainda mais esperado, com famílias vivendo o início da vida escolar de forma presencial.
NexoNos últimos anos, o bullying e o cyberbullying se tornaram graves problemas de saúde pública e o enfrentamento tem sido precário. Muitos colégios ainda subestimam o problema e os próprios pais acham normal certos comportamentos envolvendo crianças e adolescentes, sequer admitindo um diálogo amplo para debates construtivos.
As agressões físicas e psicológicas sofridas trazem sérias consequências à saúde física e mental. E muitas delas podem ser definitivas, alterando dramaticamente o curso de vida das pessoas em diversas esferas: social, familiar e profissional.
Uma pesquisa recém-publicada pelo periódico Frontiers in Psychology mostrou que a educação musical entre os adolescentes promove o bem-estar mental com maiores indicadores de domínios positivos no desenvolvimento dos jovens, como competência e autoconfiança, atributos que estão associados a maiores contribuições para a sociedade e menor chance de comportamentos de risco, mesmo em idades mais avançadas.
Correio BrazilienseAtividade com ferramentas analógicas realizada com turma do 5º ano simula o contexto estudado e estimula o trabalho em equipe
Identificar os processos de formação dos povos e compreender a ideia de Estado são habilidades de história previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o 5º ano, mas que, para mim, como professora, eram desafiadoras, pelo fato de o lapso temporal ser muito distante da realidade dos alunos e pela complexidade das diversas ordenações sociais que existiam. Isso me fazia refletir sobre como eu poderia tornar todo esse processo mais fácil e instigante para a turma.
Como quase todas as ferramentas existentes, a internet pode ser usada para o bem ou para o mal. (...) É claro que os riscos não devem ser menosprezados —e, para isso, podemos contar com diversos projetos que nos ajudam a entender e evitar as principais armadilhas da internet. Mas preparar-se para minimizar os riscos não significa negar o universo digital. "As preocupações são válidas. Mas há o outro lado da moeda. O que as crianças estão fazendo (na internet) que pode ser bonito, empoderador? Você quer ter uma criança apenas protegida ou empoderada?", questiona Jessica Taylor Piotrowski, pesquisadora e professora na Amsterdam School of Communication Research (ASCoR), da Universidade de Amsterdã.
Folha de São PauloNas últimas semanas, houve uma série de debates sobre o lugar que a produção de textos ocupará no futuro, após a criação do ChatGPT. No caso, essa é uma ferramenta que consegue elaborar textos a partir de informações prévias com o uso de Inteligência Artificial. Como o ChatGPT pode possibilitar o plágio, foi necessário criar um detector de textos gerados por IA.
Escola EducaçãoO Ministério da Educação (MEC) oficializou a nova tabela com os cálculos que servirão de parâmetro para a distribuição dos recursos das cotas estadual e municipal do salário educação, recurso distribuído pelo governo federal às unidades federativas e municípios, para financiamento de ações, programas e projetos educacionais.
EBC(...) Com uma projeção mais inclusiva e com o objetivo de conviver com pessoas de diferentes origens e formações em uma escola regular, a escolarização pode ajudar ainda mais as pessoas com síndrome de Down a desenvolverem todas as suas capacidades, a fim de que a socialização também seja um fator importante no processo pedagógico.
Quero BolsaO Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de seis votos nesta quinta-feira (9) para derrubar uma lei estadual de Rondônia que proibiu o uso da chamada linguagem neutra nas escolas.
A ação em análise é contra a lei estadual de 2021 que proibiu a linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino locais, públicas ou privadas, e em editais de concursos públicos.
Resultado mostra retomada de patamares observados antes da pandemia e devem guiar o projeto de reconstrução da educação brasileira com qualidade e equidade
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na quarta-feira (8), os resultados da primeira fase do Censo Escolar 2022. As estatísticas oficiais da educação básica brasileira colaboram para compreender a situação educacional do Brasil e permitirão à nova gestão do MEC construir as estratégias de melhoria da educação para estados e municípios com base em evidências.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano deve ser o último no atual formato, em que todos os estudantes fazem uma mesma avaliação. Nos próximos meses, segundo o novo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), Manuel Palácios, o órgão vai trabalhar para ter uma prova que avalie não só o conteúdo comum, mas também as áreas específicas que agora fazem parte do ensino médio após a reforma dessa etapa de ensino.
TerraO presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais), Manuel Palácios, disse que “não cabe” ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pautar qual deve ser o currículo do Novo Ensino Médio, e sim que “tem de ser o contrário”. A prova é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil.
Poder 360A China anunciou hoje que na próxima semana sediará uma conferência internacional para analisar as transformações, recursos e desafios da educação digital, que ganhou relevância com a pandemia de Covid-19 desde 2020.
Prensa LatinaUm material de apoio aos professores da rede estadual do Paraná diferencia "mentalidade rica" e "pobre". O documento, segundo o UOL apurou, seria usado nas turmas do 6º ano —crianças com cerca de 11 anos— na disciplina de educação financeira.
Em um dos trechos, o documento diz que as pessoas de "mentalidade pobre não levam a sério nem a matemática básica". Já as de mentalidade rica "levam a sério o dinheiro". Para educadores ouvidos pela reportagem, o material leva as crianças a culparem seus pais pela pobreza.