Recuperar, recompor e retomar foram verbos que passaram a fazer parte da rotina da educação. Em 2023, a escola que busca fazer a diferença na vida de seus estudantes e promover aprendizagens significativas, conectadas ao mundo ao seu redor, precisa implementar novas práticas e garantir direitos.
Consciente de que esses desafios não serão superados no primeiro mês letivo de 2023, o Porvir convida o leitor a acompanhar a evolução do debate em torno de oito grandes temas: 1) Protagonismo do estudante; 2) Metodologias ativas; 3) Educação antirracista; 4) Tecnologia; 5) Projeto de Vida; 6) Inclusão e diversidade; 7) Educação climática; 8) Educação socioemocional.
Os educadores que querem levar a natureza para dentro de seus colégios contam, agora, com um curso de formação on-line e gratuito destinado a professoras e professores da educação infantil, ensino fundamental I e educadores do contexto não formal.
A ideia é que os professores incentivem seus alunos a criar, dentro da escola, canteiros, jardins e hortas com o intuito de transformar os jovens em agentes de mudança para um mundo sustentável.
Com o avanço das tecnologias da informação e da comunicação, a educação tem sido cada vez mais impactada, e a tendência é que essa evolução siga em ritmo acelerado no futuro. Novas tecnologias, como inteligência artificial (IA), chatbots, metaverso e outras, já estão mudando a forma como as pessoas aprendem e compartilham conhecimento.
Update or DieAs escolas públicas de Ensino Básico de todo o Brasil estão iniciando o novo ano letivo com a manutenção de um grande problema do sistema educacional do país: aulas sem conexão à internet.
De acordo com dados do Mapa da Conectividade na Educação, feito pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 30.024 unidades escolares municipais e estaduais – de um total de 138.803 no país – não estão conectadas à rede mundial de computadores.
O governo federal anunciou a liberação R$ 250 milhões para a retomada de 4 mil obras na área de Educação, em todo o Brasil. De acordo com Ministério da Educação (MEC), 1.236 obras escolares em instituições de educação infantil, de ensino fundamental e em projetos de quadras esportivas.
SagresO deputado federal Zucco (Republicanos-RS) encaminhou, nesta quinta-feira, Requerimento de Informação endereçado ao ministro da Educação, Camilo Santana, no qual o parlamentar cobra explicações sobre a extinção da diretoria responsável pelas Escolas Cívico-Militares. No documento, o parlamentar também pede esclarecimentos sobre o que será feito com as instituições de ensino que aderiram ao programa.
Correio do PovoMeninas com menos de seis anos acreditam que “pessoas brilhantes” ou “muito, muito inteligentes” podem ser tanto homens quanto mulheres. Mas, a partir dessa idade, elas tendem a achar que “brilhantismo” é uma característica mais presente em meninos e que elas são “mais esforçadas”.
Isso mostra como, desde uma idade muito jovem, meninas são influenciadas a pensarem que são menos aptas para desenvolver estudos e serem bem-sucedidas em áreas consideradas difíceis, como física, matemática e engenharia.
Letícia é apenas uma entre os 36% dos jovens brasileiros na faixa etária entre 18 e 24 anos que não estão ocupados nem frequentam qualquer tipo de curso, de acordo com estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
(...) Diretora de Operações da JA Brasil — organização social incentivadora de jovens —, Brenda dos Santos observa que a ociosidade leva os jovens a se tornarem menos qualificados para o mercado de trabalho, perpetuando, assim, o ciclo da pobreza.
Uma menina de 7 anos, com microcefalia, foi impedida de assistir aula em uma escola pública da cidade de Ipu, no interior do Ceará, por falta de profissional de educação para acompanhá-la. O caso aconteceu na última quarta-feira (8) e a mãe da criança compartilhou um vídeo em que a filha aparece chorando após ser barrada.
g1Prefeitos de todo o Brasil enviaram ofício ao Ministério da Educação (MEC), solicitando informações sobre o reajuste do valor per capita da merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com o Observatório da Alimentação Escolar, o aumento seria de 34%, o equivalente a R$ 1,3 bilhão a mais para este ano.
SagresEm 2021, lei de Rondônia proibiu uso da linguagem neutra na grade curricular, no material didático de instituições de ensino locais e em editais de concursos públicos.
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu julgamento e derrubou uma lei de Rondônia que proíbe o uso da chamada linguagem neutra nas escolas do estado. (...) Os 11 ministros da Corte declararam que a lei estadual fere a Constituição uma vez que cabe à União legislar sobre normas de ensino.
O projeto Quero na Escola abriu uma consulta para que comunidades escolares de todo o País compartilhem sua percepção sobre o racismo nas instituições de ensino, os conteúdos étnico-raciais adotados e eventual necessidade de apoio para implementar medidas antirracistas.
Os formulários, disponíveis neste link, podem ser respondidos por estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Também podem participar educadores de todo o Ensino Fundamental e Médio, de professores a gestores ou ocupantes de posições de apoio.
(...) A relação da luminosidade das telas com a dificuldade de dormir, porém, é facilmente explicada pela ciência. Letícia Soster, responsável pelo laboratório de Sono Infantil do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da USP e membro da ABS (Associação Brasileira do Sono), aponta que o organismo humano tem uma série de mecanismos para determinar o ciclo de sono, incluindo fatores comportamentais e o gasto de energia.
Contudo, um fator importante para que o corpo entenda que está na hora de dormir é a ausência de luminosidade, difícil de conseguir quando se tem contato constante com celulares, tablets e computadores.