Notícias de Educação - 15/fev/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Educação financeira nas escolas do futuro: um novo modelo de ensino

Desenvolver conhecimento dos conceitos financeiros, aprimorar a relação com o dinheiro, bem como definir novas possibilidades em curto, médio e longo prazo. Esses são alguns dos pilares de uma educação financeira nas escolas do futuro, algo que deve ser fomentado entre alunos desde muito jovens. Orientação financeira significa liberdade e independência.

Folha Vitória

Dicas

Educação antirracista: projeto lança livro com dicas de oficinas para salas de aula

A partir desta terça-feira, 14 de fevereiro, educadores de todo o Brasil passam a ter acesso a um conjunto de materiais para estudo e construção de atividades pedagógicas de combate ao racismo a serem desenvolvidas em sala de aula. “Por uma infância escrevivente: práticas de uma educação antirracista” é um manual com diversas sugestões de oficinas orientadas à cultura de equidade entre os estudantes. A publicação explica o passo a passo de sua execução pelos professores, desde a lista de materiais necessários até como concluir da melhor maneira cada prática.

Mundo Negro

Projetos

Em escada de escola pública no PA, alunos exibem notas da redação do Enem, junto de professora, e viralizam

Faltaram degraus de escada na escola pública Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, para que todos os estudantes de ensino médio com boas notas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aparecessem em uma foto com a professora Ione Franco. Os alunos mostraram em plaquinhas o resultado da prova na imagem que viralizou pelas redes sociais.

g1

Tecnologia

Escolas adotam inteligência artificial para ajudar aluno a escrever redação

Plataformas que corrigem textos instantaneamente e propõem formas de aprimorá-los devem ser introduzidas na rede pública de SP neste semestre; educadores sugerem cautela
(...) Em São Paulo, a inteligência artificial para esse fim deverá ser introduzida nas escolas estaduais ainda neste semestre, de acordo com o secretário de Educação, Renato Feder. "Teremos um programa que apontará instantaneamente para o aluno erros gramaticais, ortográficos e de pontuação, além de explicar a regra", afirmou o secretário à Folha. Posteriormente, a redação deve ser encaminhada ao professor, e a plataforma sistematiza a sua correção fazendo ao docente perguntas como "Qual é a aderência do texto ao tema proposto?", "Trabalha com a argumentação?", "Usa raciocínio lógico?", "Traz uma conclusão?".

Folha de São Paulo

Gestão

27% dos municípios brasileiros repassam verbas do ensino básico para outros níveis de ensino

Um levantamento feito por tribunais de contas apontou que 1.494 prefeituras do país — o equivalente a 27% das cidades brasileiras — destina dinheiro público para os níveis de ensino médio e superior enquanto não cumprem a lei federal que estipula metas de matrículas para o ensino infantil.

g1

MEC quer reverter perdas da educação e garantir todos na escola

Após enfrentar anos de abandono e desmonte no âmbito federal, sobretudo no governo de Jair Bolsonaro (PL), e sofrer os fortes impactos da pandemia, a educação pública brasileira precisará de um plano de recuperação robusto, capaz de envolver todas as esferas governamentais, e responder com urgência aos desafios impostos por esse cenário.

Correio do Brasil

Secretário da Educação de SP diz que estuda reduzir opções de formação específica do ensino médio

O secretário estadual da Educação, Renato Feder, afirmou na tarde desta terça-feira (14) que pretende consultar professores e estudantes das escolas paulistas sobre a possibilidade de reduzir a quantidade dos chamados "itinerários formativos", que são os conjuntos de disciplinas focando em uma ou mais áreas específicas do conhecimento, e que foram criados depois da Lei da Reforma do Ensino Médio, de 2017.

g1

População ainda desconhece mudanças trazidas pelo novo ensino médio

O novo ensino médio começou a ser implementado nas escolas brasileiras, públicas e privadas, no ano passado. Entretanto, pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) sobre as mudanças que estão sendo realizadas aponta que 55% da população estão pouco ou nada informados sobre o modelo e apenas 15% estão informados ou muito informados.

Sagres

No Sul do Brasil, uma história de sucesso entre tecnologia e educação

Democratizar o acesso às tecnologias é um dos maiores desafios atuais das escolas públicas. E não estamos falando apenas de dar acesso a computador com internet, mas também de fomentar práticas pedagógicas inovadoras. É por isso que a Prefeitura Municipal de Brusque, em Santa Catarina, está investindo em uma parceria com a Altbit, empresa especializada em fornecer soluções personalizadas de tecnologia. A ideia é dar conta do Plano Municipal de Educação, que tem demandas específicas sobre a incorporação de tecnologias na rotina de alunos e professores.

Olhar Digital

Profissionais da Educação

Rio tem redução de 6 mil professores na rede municipal de ensino nos últimos 10 anos

(...) Nos últimos 10 anos, o número total de professores da Rede Municipal de Educação caiu de 42.536 para 36.416. São 6.120 professores a menos para a educação carioca. Entre os profissionais de apoio da educação, houve uma queda de 16.712 em 2014 para 12.186 em 2023. São 4.018 profissionais a menos. Mesmo com a retomada das convocações após a pandemia, esse é o tamanho do déficit.

Diário do Rio

Inclusão

Meninas têm poucas referências em exatas e dificuldade em matemática

Uma pesquisa da plataforma educativa Força Meninas, lançada hoje (14), destaca que seis em cada dez meninas (62%) de escolas públicas não conhecem nenhuma pessoa que atue profissionalmente em áreas STEM (sigla em inglês para indicar ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Entre estudantes do gênero masculino, a porcentagem é menor, de 42%. Os resultados são um norte para se compreender o impacto da falta de representatividade feminina.

EBC

Leis e políticas

SC institui semana para promover ‘educação neutra’ nas escolas com cartaz de 7 regras

O governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, sancionaram no último dia 8 a “Semana Escolar de Combate à Violência Institucional Contra a Criança e o Adolescente”.
No período estabelecido entre os dias 8 e 14 de agosto, as instituições públicas e privadas deverão promover atividades e colar cartazes conscientizando sobre o chamado “conteúdo politicamente neutro”.

ND+

Projeto concede ao trabalhador 2 dias de folga por ano para comparecer à escola do filho

O Projeto de Lei 143/23 altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para conceder ao empregado o direito de ausentar-se do trabalho por um dia a cada seis meses, sem prejuízo do salário, para comparecer à escola de filho até 14 anos de idade. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Câmara

Policiais e jurídicas

SP: MP investiga legalidade de acordo entre Prefeitura e Liceu Coração de Jesus

O Ministério Público investiga a legalidade do contrato da Prefeitura de São Paulo com o Colégio Liceu Coração de Jesus, firmado no final do ano passado. O acordo prevê que a administração repasse R$ 527,8 mil por mês à escola para pagar por 500 matrículas de estudantes da pré-escola e Fundamental I, além de custear o aluguel do prédio, localizado no bairro Campos Elíseos, centro da capital paulista.

Terra

Estatística, pesquisas e estudos

Unicef: Brasil tem 32 milhões de crianças e adolescentes na pobreza

Pelo menos 32 milhões de meninos e meninas no Brasil vivem na pobreza. O número representa 63% do total de crianças e adolescentes no país e abarca a pobreza em diversas dimensões: renda, alimentação, educação, trabalho infantil, moradia, água, saneamento e informação. É o que indica a pesquisa As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil, divulgada nesta terça-feira 14 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Carta Capital

Os países com a melhor qualidade de ensino do mundo

Ter uma educação qualificada acelera o desenvolvimento e aumenta a qualidade de vida de uma nação. Com isso, se faz necessário analisar e seguir as fórmulas de países que contam com uma boa estrutura de ensino. Nesse sentido, listamos os países com as melhores educações do mundo. Então conheça os 5 sistemas educacionais que são exemplos em educação.
Austrália, Reino Unido, Japão, Canadá e Luxemburgo.

Escola Educação

Ensino Superior

Governo vai reajustar bolsas do CNPq e da Capes após 10 anos

O governo federal deve anunciar, na quinta-feira (16/2), um reajuste de 40% nas bolsas pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As bolsas estão congeladas desde 2013.

Correio Braziliense