'Conheço pessoas que já colaram, mas não vou dizer o nome', diz aluno; educadores veem oportunidade para mudança em escolas
(...) Esse debate sobre cola surge em meio à preocupação com que algumas pessoas receberam a criação do Chat GPT, uma ferramenta que funciona como um bate-papo, e em que é possível fazer perguntas ou dar instruções. Apresentado ao público no final de 2022, o chat poderia, por exemplo, fazer trabalhos escolares e dar respostas em provas com consulta.
"A tecnologia é sempre uma ferramenta que tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do uso que você faça dela. E a escola sempre foi, historicamente falando, muito resistente a assimilar novas tecnologias, pensando sempre mais no mau uso delas", diz Silvia.
Ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, são aliadas ou ameaças à educação? Especialistas ouvidos pela Folha defendem que elas podem ajudar no processo educacional, se utilizadas de forma crítica e ética.
Folha de São PauloCombater a desinformação é apenas a ponta do iceberg
(...) O que todas essas atividades têm em comum é a possibilidade de levar para o cotidiano escolar, de forma transdisciplinar, a prática constante de leitura crítica e a autoria ética e criativa de mídias, preparando os jovens para que possam aprender, se comunicar, exercer os seus direitos e respeitar os direitos dos demais em uma sociedade fortemente midiatizada, em que se multiplicam não só as mensagens mas também os ambientes, formatos, intenções e autores.
Escolas têm um papel fundamental quando o assunto é oferecer a crianças e jovens uma educação que preze pelo respeito a todos, sem distinção. Esse trabalho se faz ainda mais necessário em um cenário de altos índices de violência e violações contra meninas e mulheres que caracteriza uma sociedade machista como a brasileira.
PorvirProjeto promovido por jornais, voltados ao público infantojuvenil, reunirá propostas dos alunos e enviar para ministros
A ação reunirá sugestões, ideias e possíveis soluções para alguns dos desafios mais urgentes da economia e da educação no Brasil. A ideia é que sejam elaboradas por estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país.
Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou ainda que em breve será anunciado reajuste no valor da merenda escolar, defasado há 6 anos
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (16) que o governo vai retomar cerca de 4 mil obras paradas, que vão desde creches até campi de universidades e institutos federais de ensino superior.
O governo do Rio Grande do Sul apresentou, nesta quinta-feira, um novo plano de gestão para qualificar a infraestrutura escolar na rede estadual.
(...) A estratégia elaborada tem como premissa a visão da escola em sua totalidade, mudando a prática do atendimento por demandas isoladas. O Estado, a partir de agora, atuará em todo o ambiente escolar, resolvendo os problemas de forma integrada, em um trabalho transversal e apoiado também nas informações vindas da comunidade escolar.
As crianças pequenas acumularam um déficit cognitivo durante a pandemia que pode significar uma queda de 25% na renda que teriam na vida adulta. O impacto foi calculado pelo Banco Mundial e divulgado na manhã desta quinta-feira (16).
Folha de São PauloProfessores das escolas de Itapejara d'Oeste, município do sudoeste do Paraná, não terão o novo piso salarial para a categoria. O município conseguiu uma liminar na Justiça após mover uma ação contra a União. O documento do governo federal estabelece um piso salarial nacional dos profissionais do magistério da educação básica pública para o exercício de 2023.
UolCom adequação total prevista para 2024, a reforma dos três últimos anos da educação básica amplia a carga horária dos estudantes, insere mais elementos de formação profissional e propõe a criação de trilhas de aprendizado direcionado para determinadas áreas. Chamadas de itinerários formativos, essas trilhas estão sendo oferecidas pela primeira vez em 2023.
Neste texto, o Nexo explica o que é o novo ensino médio, as justificativas para a reforma no modelo de ensino e quais as principais críticas ao processo de adequação nas escolas.
O Projeto de Lei 198/23 veda o uso, em qualquer contexto ou disciplina, de linguagem que empregue o gênero neutro na educação básica. Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases na Educação. A proposta será despachada para análise pelas comissões permanentes da Câmara.
CâmaraO Projeto de Lei 139/23 estabelece regras gerais para a escolha de gestores de escolas da rede pública de ensino. Segundo o texto, os cargos de gestor só poderão ser ocupados por professores ou trabalhadores que estejam lotados e atuem na escola por, pelo menos, dois anos.
A proposta ainda será despachada para análise pelas comissões permanentes da Câmara.
Duas escolas municipais da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, fecharam as portas logo após a abertura por causa de um tiroteio na manhã desta quinta-feira (16). Esta é, pelo menos, a terceira vez este mês que unidades de ensino da região fecham as portas por causa de confrontos. Professores e funcionários afirmam que seguem uma espécie de “protocolo” elaborado por eles para saber se podem trabalhar.
g1O governo federal vai aumentar as bolsas de graduação, pós-graduação, de iniciação científica e o valor do programa Bolsa Permanência em todo o Brasil. Os reajustes vão de 25% a 200% e serão concedidos a partir de março.
Poder 360A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, afirmou, nesta quinta-feira (16/2), que não há possibilidade de futuros bloqueios nos orçamentos das universidades e institutos federais de educação. A ministra falou sobre o tema durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, ao final do evento de anuncio do reajuste de bolsas de mestrado e doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Correio Braziliense