Notícias de Educação - 23/fev/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Educação Integral: o que muda nas escolas?

(...) Para a educação integral acontecer é preciso mais tempo, mas também é necessário pensar: o que a escola pode fazer com esse tempo a mais? Temos que repensar os espaços: a sala de aula organizada para facilitar a cooperação, não mais com carteiras enfileiradas, bibliotecas atrativas com espaços de leitura, laboratórios, áreas sociais para interagir e descansar, lugares que estimulem atividades físicas, dentre outros. Pedagogicamente ainda é preciso prever novas formas de aprender, que deem conta de todas aquelas dimensões.

Itatiaia

MEC quer mais escolas em tempo integral. Entenda prós e contras do plano

Gazeta do Povo

Escolas brasileiras buscam na Finlândia o método para ensinar alunos a lidarem com fake news

Infodemia é o termo definido pela Organização Mundial de Saúde para um fenômeno de proporções globais: o excesso de informações, nem sempre verdadeiras. As fake news já são um tema debatido em vários setores da sociedade, inclusive na sala de aula. Além da educação digital básica, que inclui princípios básicos de programação, modelos de ensino como o da Finlândia orientam como evitar a disseminação de notícias falsas desde a mais terna idade. Embora o debate seja recente no Brasil, há escolas que apostam em práticas semelhantes, o que é uma boa notícia.

IstoÉ

Método Montessori: o mais influente método de educação funciona de verdade?

Nas escolas Montessori, as crianças são incentivadas a interagir com seus materiais de aprendizado com todos os cinco sentidos, sem coerção nem controle
Nos Estados Unidos, a influência dessas escolas no mundo das artes e da tecnologia vem sendo observada há muito tempo. Mas o alcance do método educacional vai muito além disso.

BBC

Ensino phygital: 5 provas de que novo modelo educacional veio para ficar

Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social, a educação a distância (EAD) ganhou ainda mais força. Hoje, após quase três anos vivendo um cenário atípico, o ensino remoto, que já registrava crescimento nos anos anteriores, ganhou um impulso ainda maior. Com isso, um novo modelo de ensino surgiu e está cada vez mais popular e presente nas escolas, universidades e cursinhos preparatórios para provas: o ensino phygital. O termo “phygital” se refere à junção das palavras “physical” (físico, em inglês) com o “digital”, representando, portanto, a integração entre o online e offline.

Folha Vitória

Dicas

Livro orienta como realizar oficinas antirracistas em sala de aula

Educadores passam a ter acesso a um conjunto de materiais para estudo e construção de atividades pedagógicas de combate ao racismo a serem desenvolvidas em sala de aula. “Por uma infância escrevivente: práticas de uma educação antirracista” é um manual com diversas sugestões de oficinas orientadas à cultura de equidade entre os estudantes.
A publicação explica o passo a passo de sua execução pelos professores, desde a lista de materiais necessários até como concluir da melhor maneira cada prática.

Catraca Livre

Projetos

Estudantes propõem soluções para os desafios do país

(...) Os jornais Joca e Tino, publicados pela Editora Magia de Ler, lançaram o projeto Futuro em Pauta. A ação reunirá sugestões, ideias e possíveis soluções para alguns dos desafios mais urgentes da economia e da educação no Brasil. A ideia é que sejam elaboradas por estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país.

Folha de São Paulo

Kiddle Pass levanta R$ 1,4 mi para mudar educação complementar

A Kiddle Pass, edtech que desenvolveu uma plataforma para oferecer atividades educacionais e culturais para crianças da primeira e segunda infância, está disposta a mudar o segmento de educação complementar e ajudar pais que precisam equilibrar suas responsabilidades profissionais e a educação dos filhos. Para isso, a startup acabou de levantar uma rodada de R$ 1,4 milhão com a DOMO Invest.

Terra

Harry Potter inspira aulas de português e química no sertão pernambucano

Professoras se inspiram na saga de Harry Potter para trazer conteúdos da grade curricular do Novo Ensino Médio à sala de aula
Trazer o cenário mágico da literatura para a sala de aula, a fim de torná-la um espaço mais interativo e lúdico, unindo as disciplinas de língua portuguesa, que eu ministro, e química, da professora Morgiana Sena. Assim nasceu o projeto “Escola é magia”, da EREM (Escola de Referência em Ensino Médio) Fernando Bezerra, localizada na cidade de Ouricuri, no sertão pernambucano.

Porvir

Tecnologia

Metaverso chegou à educação: o que acontecerá agora?

(...) A verdade é que o Metaverso chegou ― e veio para ficar. Um estudo realizado pelo Gartner, uma das principais empresas mundiais em pesquisa e consultoria em tecnologia, indicou que, até 2026, um quarto da população mundial estará trabalhando, estudando, comprando e socializando por pelo menos uma hora por dia por meio do metaverso.
Na educação, segundo pesquisa da PwC, pessoas treinadas com a utilização da Realidade Virtual (VR) podem ficar até 275% mais confiantes para agir com o que aprenderam logo após a aula, sentindo-se mais preparados e eficientes. Isso proporciona uma melhora de 40% no aprendizado, quando comparado à sala de aula comum.

Terra

Como o ChatGPT está mudando a rotina de escolas e faculdades brasileiras

Assim que surgiu, em novembro passado, o ChatGPT foi proibido em vários sistemas de educação e instituições de ensino. Universidades na França e na Índia, bem como distritos escolares de Nova York, Seattle, Los Angeles e Baltimore, nos EUA, decretaram guerra ao chatbot – sob pena de expulsão para alunos que violassem a regra.
Após certa relutância e reflexão, diversas instituições de ensino no Brasil optaram por outro caminho: em vez de banir o ChatGPT, decidiram usá-lo para apoiar a aprendizagem.

Desafios da Educação

Plágio via Chat GPT provoca reflexão em métodos em avaliações de ensino

Sagres

ChatGPT: qual é o lugar da tecnologia na educação?

Mercado & Consumo

5 cuidados com o uso da Inteligência Artificial na educação

iG

Inteligência artificial consegue ser "aprovada" na 1ª fase da OAB

Correio Braziliense

Inclusão

3 tendências para a educação em 2023

O ano mal começou e já fomos bombardeados com mil e uma informações sobre as tendências que dominarão a educação em 2023. Ensino híbrido, educação socioemocional, e-learning e microlearning, personalização do ensino, entre outras, mas será que isso se aplica a toda população estudantil brasileira? As escolas de zonas periféricas e rurais estão prontas para este novo contexto?

Mundo Negro

Leis e políticas

Plano Nacional de Educação entra na reta final sem cumprir maioria das metas

Instrumento basilar das políticas públicas educacionais brasileiras, o segundo Plano Nacional de Educação (PNE) está a pouco mais de um ano de encerrar sua vigência. O cenário é desolador: a maior parte das 20 metas não foram alcançadas, e mesmo as que foram apontam para uma realidade de estagnação ou retrocesso. Em breve, o governo federal terá de enviar ao Congresso Nacional um novo projeto de lei com o PNE para o próximo decênio — o atual (Lei 13.005, de 2014) finda sua vigência em junho de 2024. A nova proposta terá de repetir boa parte das metas não executadas na primeira e na segunda versões do plano, esta última muito prejudicada por cortes orçamentários e pela pandemia da covid-19 nos últimos três anos.

Senado

Não é sensato descartar todo esforço da criação do Novo Ensino Médio, defendem secretários de educação

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) publicou nesta quinta-feira uma nota defendendo o novo modelo de ensino médio, que tem sido amplamente criticado por professores, pais e alunos.
Segundo o grupo, o Novo Ensino Médio é uma construção coletiva de técnicos das secretarias, em colaboração com as equipes das escolas, especialistas de entidades parceiras e sindicatos.

Extra

Novo ensino médio é implantado em meio a dúvidas e polêmicas

R7

O que diz o MEC sobre o debate da linguagem neutra nas escolas

“Não se trata de ‘ensinar’ ou ‘não ensinar’ a linguagem neutra”, explicou a Secretária de Educação Básica do MEC, professora Kátia Schweickardt, a CartaCapital. “Trata-se de seguir as diretrizes estabelecidas na BNCC e tomar a língua como um objeto de estudo e reflexão, nas suas diferentes manifestações”.
Para ela, a decisão judicial reafirma a possibilidade de conhecimento dos estudantes, mas diz que não há intenção de mudar o currículo escolar.

Carta Capital

O que muda com a decisão do STF sobre a linguagem neutra

Carta Capital

Projeto garante permanência de filhos de alunos em instituições de ensino durante aulas

O Projeto de Lei 336/23 assegura ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, o acesso e a permanência de seus filhos ou pupilos (órfão menor que possui tutor) no estabelecimento durante as aulas.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa mapeia retrocessos na saúde e educação de crianças

Aproximadamente 450 mil crianças no Brasil podem não estar formalmente matriculadas em instituições de ensino, considerando os pré-escolares, segundo dados do estudo Impactos da Desigualdade na Primeira Infância, realizado pelo Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). Baseado em pesquisas sobre o desemprego, pobreza extrema, desigualdade educacional, mortalidade infantil e na queda na vacinação e insegurança alimentar, o levantamento mapeia o retrocesso no desenvolvimento social de crianças com zero a seis anos. Para formar melhores cidadãos futuros, os pesquisadores ainda propões mudanças nas estruturas sociais.

Correio Braziliense

Alunas de escolas públicas sonham com militarismo, enquanto as de particular querem medicina, diz estudo

Pesquisa buscou entender baixa representatividade de mulheres nas carreiras tecnológicas e científicas no Brasil
Um estudo inédito revelou que alunas de escolas públicas sonham em seguir carreiras militares — como policiais ou delegadas — enquanto as de escolas particulares citam medicina e administração como profissões desejadas para o futuro. Carreiras nas áreas de ciências, tecnologia e engenharia quase não são citadas pelas meninas.

Terra

Nordeste lidera índices de educação; Pernambuco e Ceará são destaques

O Nordeste tem se destacado e liderado avaliações da educação brasileira nos últimos anos. Os estados de Pernambuco e do Ceará são os que mais aparecem no topo dos indicadores. No ensino integral, Pernambuco, Ceará e a Paraíba são que têm a maior proporção de alunos do ensino médio matriculados, segundo dados do Censo Escolar 2022. O índice supera São Paulo —o estado mais rico do país.

Uol

Ensino Superior

Reajuste de até 200% em bolsas de pesquisas animam estudantes

Essas bolsas de mestrado e doutorado, não tinham qualquer tipo de reajuste desde 2013.
As bolsas de pesquisa são auxílios financeiros concedidos para apoiar a realização de pesquisas ou estudos. Na última quinta (16), o governo reajustou as bolsas de pesquisa, variando de 25% a 200% entre bolsas de graduação, pós-graduação, iniciação científica e Bolsa Permanência. Segundo o governo, os novos valores passam a vigorar a partir de março.

Escola Educação

Política partidária

Em SC, governador bolsonarista sanciona “escola sem partido”

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou na última sexta uma lei que, conforme os críticos, institui o Escola Sem Partido no Estado - um projeto sem respaldo de educadores, mas usado como bandeira partidária da extrema direita.

Valor

Universitários cristãos relatam aumento de intolerância religiosa nas instituições

A intolerância religiosa é um problema crônico presente em grande parte das universidades do Brasil, tanto públicas quanto privadas. Nesses locais, em que pautas chamadas "progressistas" são bastante estimuladas por professores e grupos estudantis, os cristãos costumam sofrer preconceitos diversos e, em alguns casos, bullying por conta de sua fé. A Gazeta do Povo entrevistou estudantes e líderes de movimentos cristãos que relataram que a intensa polarização política tem aumentado a oposição ao cristianismo nas universidades.

Gazeta do Povo

EUA: Por que a extrema direita está em guerra com a educação superior nos EUA?

(...) O que aconteceu foi que os políticos trumpistas começaram a circular histórias assustadoras sobre educação — notavelmente denunciando escolas de ensino médio por ensinar Teoria Crítica da Raça mesmo quando elas não a ensinam. E os direitistas também expandiram enormemente sua definição do que é considerado “propaganda progressista”.
(...) E quando sua mentalidade é essa, você percebe doutrinação esquerdista em toda parte, não apenas na história e nas ciências sociais. Se uma aula de biologia explica a Teoria da Evolução e por que a maioria dos cientistas a aceita — ou, nesse mesmo campo, a teoria a respeito da maneira que as vacinas funcionam — bem, trata-se de mais propaganda progressista. E assim, um grande segmento da população — o segmento que DeSantis corteja — tornou-se hostil ao ensino superior em geral.

O Estado de São Paulo

Polêmicas

As escolas na Flórida em que professores são obrigados a esconder livros dos alunos

Livros deveriam abrir a mente dos alunos para novos mundos. Mas, nas bibliotecas de centenas de escolas da Flórida, nos Estados Unidos, milhares de obras permanecem literalmente fora do alcance dos alunos.
(...) O motivo desta medida drástica foi a lei HB 1467, aprovada pelo legislativo do Estado da Flórida e sancionada pelo governador Ron DeSantis, do Partido Republicano, em março de 2022. Segundo seus promotores, o objetivo da legislação é proteger os direitos dos pais de controlar o tipo de material a que seus filhos têm acesso nas escolas.

BBC