Notícias de Educação - 02/mar/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Formação de professores para projeto de vida deve ter como objetivo a educação integral

Entender o que significa propósito na carreira docente ajuda educador a apoiar estudante na definição de projetos para o presente e o futuro
(...) Para que os interesses dos estudantes deem origem a um plano coerente desenhado ao longo do ensino médio, o trabalho de formação do professor com projeto de vida precisa refletir todo esse processo.

Porvir

Dicas

O que é diferenciação pedagógica e como aplicá-la em sala de aula

Um dos principais desafios enfrentados pelos docentes ao longo de sua carreira profissional é garantir que todos os alunos tenham pleno acesso ao aprendizado. Afinal, cada um tem suas particularidades, o que torna a sala de aula um dos ambientes mais plurais que iremos frequentar ao longo da vida.
Partindo dessa premissa, o livro “Diferenciação pedagógica na prática: rotinas para engajar todos os alunos” busca discutir como tornar o processo de aprendizagem mais eficiente para todos os envolvidos.

Desafios da Educação

Gestão

Com aumento de conflito entre alunos, escolas de SP sofrem com falta de funcionários

Em um momento em que enfrentam um aumento de conflitos entre alunos, as escolas estaduais de São Paulo convivem ainda com a falta de funcionários responsáveis por auxiliar na convivência dos estudantes.
O déficit generalizado de agentes de organização escolar —conhecidos também como inspetores de alunos— levou a Secretaria de Educação a abrir um processo seletivo para a contratação de novos profissionais. A medida só ocorreu após o retorno das aulas. Além disso, o número previsto de contratados (7.771) é considerado insuficiente pelo sindicato da categoria.

Folha de São Paaulo

Inclusão

MEC trabalha no enfrentamento de desigualdades na educação

Descontinuada nos últimos 4 anos (2019-2022), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) voltou à estrutura do Ministério da Educação (MEC) em 2023 para ajudar o Governo Federal em seu projeto de união e reconstrução do Brasil. A meta dessa Secretaria é garantir que todos os estudantes tenham acesso equânime à educação. Durante os dois primeiros meses de atuação, a Secretaria se dedicou à construção de uma agenda de programas e políticas educacionais para promoção da equidade e recebeu vários grupos. No Dia Mundial de Zero Discriminação, celebrado em 1º de março, o MEC resgata as primeiras ações da Secretaria. Afinal, a data marca uma importante luta contra o racismo, a discriminação na escola, no trabalho e em outras atividades e segmentos da sociedade.

MEC

Enem 2023: exame terá mais acessibilidade para candidatos com deficiência

O Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) deve aumentar seus recursos de acessibilidade. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a partir deste ano o cartão-resposta da prova e a folha de redação, que, até então, eram impressos em fonte padrão (tamanho 12) para todos os participantes, terão opção ampliada (tamanho 18) para pessoas com deficiência visual que solicitarem o recurso.

Escolas Exponenciais

Leis e políticas

Projeto inclui educação política e financeira nos currículos da educação básica

O Projeto de Lei 268/23 inclui, como temas transversais nos currículos da educação básica (formada por educação infantil, ensino fundamental e médio), a educação política e financeira.
(...) O Projeto de Lei 268/23 será despachado para análise pelas comissões da Câmara.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Mulheres representam 62% dos inscritos no Sisu 2023

Mulher, com até 21 anos e nascida no Nordeste. Esse é o perfil da maioria dos que se candidataram a uma vaga em universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2023. Dos 1.073.024 candidatos, 62,1% são do sexo feminino e 37,9%, do sexo masculino. Em relação à faixa etária, 77,8% tinham 21 anos ou menos. Candidatos na faixa etária dos 21 aos 30 anos representaram 15,4%, seguidos pelos de 31 a 40 anos (4,1%), 41 a 50 anos (1,9%) e maiores de 50 anos (0,8%).

MEC

Educação, mobilidade e varejo têm as empresas mais digitais do País, diz Google

Os setores de educação, mobilidade e varejo estão no mais alto patamar de digitalização no relatório gMaturity, feito pelo Google anualmente. Na edição referente ao ano de 2022, os três segmentos foram os únicos a usar de forma completa a integração de dados de plataformas digitais em suas operações empresariais. As empresas destacadas no estudo como expoentes de seus respectivos setores foram Anhanguera Educacional, Localiza e Magazine Luiza.

O Estado de São Paulo

Questões Econômicas

Quanto o Brasil seria mais rico se tivesse ensino de país desenvolvido? Estudo da FGV faz as contas

Por não chegar ao menos à nota média dos estudantes de países desenvolvidos em avaliações internacionais, o Brasil deixa de ganhar 2 pontos porcentuais no Produto Interno Bruto (PIB) ao ano. A conclusão está em um estudo de pesquisadores da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), que faz uma síntese das evidências sobre o impacto da educação no crescimento de uma nação. O Brasil é um dos últimos colocados em rankings de avaliações e seu PIB médio, na última década, foi de 0,26%.

O Estado de São Paulo