Na sua casa, quando o despertador toca, bem cedinho, fica difícil fazer com que as crianças e os adolescentes acordem para ir à escola? Você ouve diariamente aqueles apelos dramáticos de "só mais 5 minutinhos🙏"? Saiba que, do ponto de vista da ciência, esse "sacrifício" imposto aos alunos é discutível.
Especialistas ouvidos pelo g1 reforçam o que a Academia Americana de Pediatria recomenda desde 2014: as aulas não deveriam começar antes das 8h30 da manhã, porque comprometem a rotina de sono dos estudantes.
Como a gestão das escolas está se preparando para este ano letivo? A função de gerir uma instituição escolar tem se tornado cada vez mais complexa com o passar do tempo. É preciso estar atento a uma série de detalhes envolvendo aspectos burocráticos e reflexivos, que demandam sensibilidade e bastante planejamento.
Com essas questões em mente, o Porvir, em parceria com Layers Educational, Motrix, Be Bilingual e Proesc.com, lança o e-book “Dimensões e tendências para o trabalho do gestor escolar em 2023”. O download é gratuito!
Nos últimos meses, presenciamos a rápida adesão às tecnologias de criação assistidas por inteligência artificial e acessadas por linguagem natural
(...) Mas toda essa tecnologia não vem sem riscos. É importante que os usuários compreendam as implicações éticas e sociais da utilização de ferramentas de inteligência artificial, bem como seus limites, para que possam usá-las de forma consciente e cuidadosa. Isso aponta para um dos pilares da educação midiática: o uso crítico e reflexivo das tecnologias. Desse ponto de vista, identificamos alguns pontos de atenção que podem –e devem— ser alvo de ações educativas: desinformação, degradação, viés e uniformização.
A Inteligência Artificial (IA) vem cada vez mais sendo aplicada nas mais diversas áreas, e a Educação não poderia ficar de fora. Enquanto há os que defendam que recorrer à tecnologia facilite a absorção de conteúdos, outros vêem as novidades com visão mais conservadora, questionando até mesmo se o excesso de recursos não pode até mesmo dificultar o aprendizado.
4 pontos a se atentar no uso de IA na educação: 1. Reprodução de desigualdades; 2. Dificuldade em identificar plágio; 3. Desenvolvimento de habilidades essenciais; 4. Falta de contato pessoal.
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) bloqueou o uso de redes sociais e streamings nas escolas estaduais de São Paulo. A restrição ocorre no momento em que as disciplinas preveem exatamente o uso dessas tecnologias em sala de aula com os alunos.
Folha de São PauloRecurso será aplicado na manutenção e no desenvolvimento do ensino.
A Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) vai receber bonificação no valor estimado de R$ 9 milhões por ter alcançado metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Desde o primeiro momento, o novo Ensino Médio sofre resistência por parte de pesquisadores, alunos e professores, que acusam a reforma de ser excludente. A justificativa é de que o modelo vai acentuar ainda mais as desigualdades no País, devido às enormes desvantagens das escolas públicas em relação às particulares na viabilização da proposta. É com esse argumento que numerosas organizações da sociedade civil pressionam o Ministério da Educação para revogar a medida.
Carta Capital(...) Na educação universitária, o estudo aponta que o avanço da graduação é impulsionado pela empregabilidade e não pela qualidade. No Brasil, os concluintes do ensino superior ganham, em média, três vezes mais do que os alunos que pararam de estudar após o ensino médio, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
A falta de qualidade do sistema educacional brasileiro em relação a outros modelos mais bem-sucedidos, de acordo o levantamento, deve-se ao investimento absoluto por aluno no Brasil ser muito menor.
Representantes de universidades privadas criticaram a conduta dos conselhos profissionais acusados de limitar o registro de estudantes dos cursos superiores na modalidade EAD (ensino a distância).
A prática é investigada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que, no mês passado, instaurou três processos administrativos contra o CFF (Conselho Federal de Farmácia), o CFO (Conselho Federal de Odontologia) e o CAU-BR (Conselho dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil).
(...) A educação superior brasileira se depara com desafios relativos à equidade, ou seja, precisa expandir gerando oportunidades equivalentes para jovens de todos os grupos, independente da origem social, étnica ou demográfica. Mesmo com a criação das políticas de ações afirmativas como a Lei de Cotas e o Prouni – que ajudaram a ampliar de 1% para 15% a participação nas matrículas dos estudantes 40% mais pobres –, o perfil dos graduandos ainda reflete as desigualdades existentes em nossa sociedade.
Extra ClasseO Ministério da Educação (MEC) esteve presente na conferência internacional de alto nível do fundo global “Education Cannot Wait (ECW)”, ou “Educação não pode esperar”, realizada em Genebra (Suíça), em 16 e 17 de fevereiro. Governos, organismos internacionais e empresas anunciaram contribuições de cerca de USD 826 milhões para viabilizar as metas previstas no Plano Estratégico do ECW para o período 2023-2026. O objetivo é financiar projetos de educação em prol de 222 milhões de crianças e adolescentes que sofrem devido aos efeitos de crises humanitárias em todo o mundo, especialmente meninas, menores com necessidades especiais e outras populações vulneráveis.
MECTrês anos depois de ter sido comprada pelo BTG Pactual, a Exame está comemorando um momento curioso para uma marca que nasceu como veículo de comunicação: seu faturamento na área de educação, atualmente, se equipara aos números alcançados com a venda de publicidade.
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