Notícias de Educação - 07/mar/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Os 8 métodos de ensino mais populares

Ao todo, existem vários planos de estudo utilizados pelas escolas modernas, favorecendo a aplicação de um conjunto de técnicas didáticas que impulsionem a promoção de experiências diferenciadas e de mais oportunidades educativas para todos. Pensando nisso, preparamos uma lista com as principais metodologias de ensino aplicadas pelas comunidades acadêmicas e escolares.
1. Método tradicional; 2. Método construtivista; 3. Método montessoriano; 4. Método Waldorf; 5. Método Freinet; 6. Método Paulo Freire; 7. Método sociointeracionista; 8. Método ágil.

Mega Curioso

Conheça 9 atividades que auxiliam na alfabetização das crianças

Contar com atividades de alfabetização é fundamental para estimular esse processo que fará parte da vida do seu filho e que o auxiliará no desenvolvimento de muitas habilidades. Os métodos mais convencionais tendem a ser mais entediantes para o público infantil, mas existem outras opções.

Catraca Livre

Dicas

Gratuito, guia de práticas mostra a potência dos jogos de tabuleiro na escola

(...) O recém-lançado “Guia de Práticas Jogos de Tabuleiro: do Desplugado ao Plugado”, parceria do Instituto Catalisador com a ludóloga a Bianca Rozenberg, mostra justamente o alcance dos jogos no ensino, com referências históricas e atividades lúdicas para colocar em ação.
A publicação é resultado de uma série de oficinas com estudantes da rede pública municipal de São Paulo, que frequentavam o Mirante Cultural – centro de cultura localizado na periferia da capital paulista.

Porvir

Tecnologia

Profissionais da educação temem ser substituídos pela IA

Nos últimos anos, o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) nos mais diversos setores tem sido intenso. Podemos ver isso, inclusive, na área educacional. O avanço exponencial dessa tecnologia traz preocupações para os educadores, apesar do seu auxílio. Com isso, se faz necessário entender o real motivo para esse desconforto e quais seriam as soluções para esse possível “conflito”.

Escola Educação

Gestão

Presença feminina na gestão da educação básica: oito em cada dez gestores são mulheres

(...) Essa presença feminina na gestão educacional pode ser explicada por diversos fatores, como o maior número de mulheres formadas em áreas relacionadas à educação, a valorização do trabalho feminino em cargos de liderança e a possibilidade de conciliar a carreira com a vida familiar.
No entanto, apenas 11,4% das 162.847 pessoas em cargos de direção nas escolas da educação básica passaram por um processo seletivo qualificado antes de serem nomeadas pela gestão municipal.

Escola Educação

Inclusão

Projeto que oferece reforço gratuito para o Enem a alunos da rede pública tem 40 mil vagas abertas

O Salvaguarda conta com nove frentes de estudo e tem inscrições abertas até o dia 19 de março
Um projeto gratuito pensado para ajudar no estudo e preparação de alunos e ex-alunos da rede pública para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares oferece 40 mil vagas na atual edição. As inscrições para o projeto Salvaguarda começaram em fevereiro e estarão abertas até o dia 19 deste mês.

R7

Leis e políticas

Ministro diz que criará grupo de trabalho para 'corrigir' novo ensino médio

Um grupo com representantes de diferentes setores da educação será formado pelo MEC para "corrigir" problemas da reforma do ensino médio. Desde o início do governo Lula, entidades e professores têm pedido pela revogação do modelo.

Uol

Questões Econômicas

Brasil deixa de ganhar 2 pontos no PIB com educação de má qualidade

Por não chegar ao menos à nota média dos estudantes de países desenvolvidos em avaliações internacionais, o Brasil deixa de ganhar 2 pontos porcentuais no Produto Interno Bruto (PIB) ao ano.
A conclusão está em um estudo de pesquisadores da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que faz uma síntese das evidências sobre o impacto da educação no crescimento de uma nação. O Brasil é um dos últimos colocados em rankings de avaliações e seu PIB médio, na última década, foi de 0,26%.

Uol

Reforma tributária pode prever cashback para saúde e educação, diz coordenador de grupo de trabalho

A reforma tributária sobre o consumo pode contemplar a devolução de imposto sobre despesas com saúde, educação e alimentação. Essa seria uma forma de compensar um possível aumento da carga sobre esses itens da cesta de consumo, caso seja definida uma alíquota unificada para todos os produtos e serviços no país.

Folha de São Paulo

Minas Gerais teve 20,23% de inadimplência no setor de educação privada em 2022

No ensino superior a história se repete: o estudante começa o curso, vê que é completamente diferente do que ele imaginava, desanima, abandona as aulas e deixa a dívida em aberto. Com a crise gerada pela pandemia, a dificuldade financeira dos pais para deixar as mensalidades em dia acabou afetando até a educação básica, que historicamente apresenta bons índices.

O Tempo

Questões Familiares

Espaço de estudos: conheça 4 dicas para montar seu local de aprendizados

(...) Separamos algumas dicas importantes para preparar o melhor espaço de estudos e aprendizado possível.
Escolha o local mais adequado para o cantinho de estudo; Crie um ambiente aconchegante e organizado; Invista em recursos visuais e materiais para aprimorar o aprendizado; Otimize o cantinho com decoração para incentivar o estudo e a criatividade.

Folha Vitória

Eventos

MEC participa do Projeto Internacional da UNESCO sobre Holocausto

O Holocausto – perseguição e assassinato de 6 milhões de judeus pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial – é considerado o maior genocídio do século XX. Mesmo após sete décadas, a discussão sobre violência e extermínio deliberado, parcial ou total, de uma comunidade, grupo étnico, racial ou religioso ainda se faz presente.
Pensando em ampliar o conhecimento sobre a importância desse momento histórico e prevenir eventuais episódios brutais por meio da educação e cidadania, o Projeto Internacional Educacional sobre Holocausto e Genocídio (IPHGE), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), convidou 11 países para fomentar projetos nos respectivos países sobre o tema. A equipe do Brasil realizará um projeto-piloto na cidade de São Paulo, com ações conscientizadoras sobre o tema, com início previsto para este ano nas escolas municipais do estado.

MEC