(...) A pesquisa considerou 173 estudos de aprendizagem invertida, bem como 46 meta-análises anteriores da abordagem. E embora muitos dos levantamentos tenham mostrado ganhos para os alunos em alguns casos, os pesquisadores concluíram que a aprendizagem invertida não está cumprindo sua promessa.
“Os níveis atuais de entusiasmo pela aprendizagem invertida não são proporcionais e excedem em muito a vasta variabilidade de evidências científicas a seu favor”, argumenta o artigo.
Conhecer as várias tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira é essencial na prática docente. Isso contribui para o desenvolvimento de uma atuação consciente, que tem como base as principais demandas de aprendizagem.
Logo, conhecer as perspectivas de ensino é importante para conquistar uma educação de excelência e que seja significativa aos alunos. Nesse caso, todo o processo de educação precisa ser estruturado levando em conta as necessidades de cada um no contexto escolar.
Governo quer criar plataforma que ajuda na correção de textos; experiência semelhante no PR é criticada por professores
O governo de São Paulo irá criar um novo cargo para professores, o de "embaixador da redação". Serão docentes escolhidos para dar suporte à utilização da plataforma de inteligência artificial de produção de textos dos alunos, a ser lançada até o fim do ano.
O governo federal deve anunciar, nos próximos dias, um reajuste nos valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), segundo informações da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal. O programa prevê repasses de recursos federais para estados e municípios, com base no número de alunos de cada rede.
EBCO Tribunal Regional Federal da 4ª Região derrubou liminar da Justiça Federal do Rio Grande do Sul que suspendia vagas específicas para ingresso de estudantes transgêneros na FURG (Universidade Federal do Rio Grande), no litoral sul do estado.
A decisão, da última sexta-feira (3), foi proferida pelo desembargador Roger Raupp Rios, que entendeu ser uma medida legítima a inclusão de pessoas trans nas ações afirmativas.
Mais de 300 entidades ligadas à educação fizeram uma carta aberta pedindo a revogação do novo ensino médio. Os representantes dessas instituições alegam que o novo modelo vai na contramão de todos os estudos ligados à área e afirmam que o processo foi feito de maneira unilateral, sem espaço para o diálogo com a comunidade escolar.
EBCO ensino básico brasileiro, em sua maior parte, é realizado por mulheres. Do corpo docente, composto por mais de 2,3 milhões de profissionais, 1,8 milhões (79,2%) são professoras. Na educação infantil, onde se inicia a trajetória escolar regular, elas são praticamente a totalidade de quem educa: 97,2%, nas creches e 94,2%, na pré-escola. Os dados são do Censo Escolar 2022, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em fevereiro.
InepUma pesquisa recente apontou que muitos professores têm uma visão positiva do ChatGPT – tão positiva que até estão usando com mais frequência a inteligência artificial (IA) do que seus próprios alunos.
A informação foi publicada na semana passada pelo EducationWeek, com base em um levantamento da empresa Impact Research, encomendado pela Walton Foundation e conduzido com 1 mil professores e 1 mil alunos do ensino básico americano.
Os dados mais recentes do Censo Escolar, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o número de estudantes matriculados nas escolas do Brasil voltou aos níveis verificados antes da pandemia de Covid-19. Um dos setores que mais registrou aumento no número de estudantes, pelo Censo Escolar 2022, foi o das escolas particulares: elas são responsáveis por 10% das novas matrículas entre os anos de 2021 e 2022, o que fez com que os números de estudantes nessas unidades voltasse aos patamares de 2019.
Gazeta do PovoO Ministério da Educação (MEC) decidiu acabar com o formato digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2020. Já este ano a prova será feita apenas presencialmente. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), órgão do MEC, poucos estudantes optaram nos últimos anos pela avaliação feita pelo computador, que tem alto custo.
O Estado de São PauloO Ministério Público Eleitoral do Ceará se posicionou a favor da cassação de mandato e da inelegibilidade do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), eleito senador nas eleições de 2022.
A posição foi defendida pelo MP em parecer sobre ação na qual Camilo e o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), são acusados por adversários de abuso de poder político e econômico na campanha.
O governo federal tem R$ 11,3 bilhões em parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que já deveriam ter sido pagas, mas estão em atraso. Dos quase 1,9 milhão de ex-estudantes que já estão na fase de pagamento das parcelas, a chamada amortização, 53,7% estão com a dívida atrasada há mais de três meses.
g1Após finalizar o ensino médio, uma das coisas mais difíceis para o estudante é escolher o caminho profissional que deseja seguir. Especialistas dizem que tomar essa decisão aos 17 ou 18 anos contribui para o número alto de desistências ao longo da graduação. É importante a família e a escola auxiliarem os jovens nessa fase e orientá-los para o melhor caminho.
Escola EducaçãoValor da operação foi mantido em sigilo pelas companhias
A Rede Decisão, grupo de educação com atuação e São Paulo e Minas Gerais, fechou uma parceria com o Grupo Atmo Educação, sediado em Campinas (SP), envolvendo a transferência de cinco escolas do grupo Atmo para a Rede Decisão em troca de uma participação acionária na empresa.
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) tenta reunir assinaturas suficientes para criar a Frente Parlamentar pela Educação sem Doutrinação Ideológica. Com a iniciativa, o parlamentar pretende acompanhar denúncias de doutrinação ideológica nas escolas, conscientizar pais, estudantes e professores e elaborar projetos com soluções para casos extremos. Até agora, 107 parlamentares assinaram o requerimento de criação da Frente, que necessita de mais 91 adesões para ser constituída.
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