Notícias de Educação - 24/mar/2023

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Dentro da Escola

Gamificação na educação: entenda o que é, importância e como pode ser usada

A gamificação na educação é um método de ensino que faz uso dos elementos de jogos para gerar conhecimento nos alunos; entenda mais sobre
Os jogos da sala de aula, se antes eram proibidos, hoje entram como uma metodologia de ensino inovadora em muitas escolas. Para isso, é dado o nome de gamificação na educação. A ideia é fazer com que os estudantes, por meio de elementos que fazem parte dos jogos, possam aprender algum assunto. Mas quais são os principais benefícios, desafios e elementos?

CNN

Educomunicação e alfabetização midiática: o papel da escola no combate às fake news

(...) De acordo com Bezerra, em tempos em que todos compartilham informações e se tornam criadores de conteúdo, a educomunicação e a alfabetização midiática são o caminho para o combate às fake news.

Sagres

Projetos

Troca de cartas estimula escrita e empatia em escola cearense

Atividade com alunos do 6º ano amplia produção textual e cria laços entre a comunidade escolar
A troca de cartas é uma forma antiga, mas bastante eficaz de comunicação. Mesmo com a velocidade da informação e tecnologia para o envio de e-mails e mensagens (por celular ou redes sociais), que permitem uma interação comunicativa em tempo real, a carta ainda pode cumprir diferentes funções: proporcionar a troca de afeto e carinho, além de fazer da escrita uma atividade prazerosa.

Porvir

Tecnologia

Marketing e inovações tecnológicas impulsionam a educação

Ensino à distância, interações em redes sociais, modernização do método de aprendizado e atendimento são estratégias que podem fazer a diferença para instituições de educação que desejam ter mais autoridade no meio digital
O consumo online de conteúdo educativo teve um crescimento expressivo nos últimos anos. Impulsionados, principalmente, pela necessidade de seguir com aulas na modalidade à distância (EaD) devido à pandemia, alguns estudantes e instituições de ensino precisaram inovar seus métodos de aprendizagem. De acordo com uma pesquisa, realizada em 2021 pela Comscore, o cenário de e-learning no Brasil atingiu cerca de 78,7 milhões de visitantes únicos, uma porcentagem que representa 62,3% de toda população digital do país.

Terra

Gestão

ALMG: Comissão de Educação promete 'emperrar' projeto de Zema sobre a Fucam

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promete travar a tramitação do projeto de lei apresentado pelo governo Zema para extinguir a Fundação Caio Martins (Fucam). O governador propõe que as atribuições e o patrimônio da fundação, como fazendas e imóveis, sejam absorvidos pela Secretaria Estadual de Educação.
A Fucam, fundada em 1948 por um coronel da Polícia Militar, tem sete Centros Educacionais, localizados em fazendas nas zonas rurais dos municípios, e oito escolas que atuam na educação básica e na formação agrícola voltada para as práticas do campo. Os alunos são crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social.

O Tempo

'Estão jogando a educação no lixo', diz ex-aluno sobre fechamento da Fucam

Estado de Minas

Lançados há uma semana, apps apresentam falhas nas escolas de SP

(...) Na quinta-feira (16), o secretário de Educação, Renato Feder, disse que os aplicativos iriam ajudar os professores a economizar tempo durante as atividades e que eram fáceis de utilizar. Na prática, no entanto, há relatos de docentes que dizem que não conseguem acessar as plataformas –que são de uso obrigatório em sala de aula.

Folha de São Paulo

Inclusão

Rio terá Centro de Referência em Educação Inclusiva, focado em pessoas com autismo e Síndrome de Down

O Rio de Janeiro ganhará em breve um Centro de Referência em Educação Inclusiva, focado especialmente em pessoas que se enquadram no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
(...) O projeto, que conta com a consultoria de Gabriel Chalita, assessor de Educação do Sesc RJ e ex-secretário municipal de Educação de São Paulo, está em fase de elaboração e, para isso, está contando com a contribuição de estudiosos e das experiências de pessoas com TEA.

Terra

Leis e políticas

Ensino obrigatório de História e Cultura Afro-brasileira faz 20 anos

A inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da educação básica é uma vitória do povo negro em sua luta de seis séculos no Brasil. Em janeiro de 2023, a Lei nº 10.639, que foi sancionada pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, completou 20 anos. Considerada um marco na educação brasileira, ao tornar o ensino de história e cultura afro-brasileira obrigatório em sala de aula, ela também incluiu o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.

MEC

Opinião

Projeto do Novo Ensino Médio pode estar fadado ao fracasso

Iniciativa deve ser acompanhada de investimentos em infraestrutura e formação de docentes. Proposta parece reforçar ideia de que algumas políticas são feitas por quem não conhece realidade de alunos e professores.
(...) É possível, sim, trazer alguns aspectos sobre como as escolas estão se organizando atualmente. De forma geral e simplista: estudantes do 1° ano do ensino médio já são introduzidos a disciplinas chamadas de Eletivas e a outras como, por exemplo, o famoso "projeto de vida”. A partir do segundo ano, os jovens já têm acesso às trilhas e aos itinerários formativos, e estes, na teoria e na prática também, na maioria das vezes, foram escolhidos pelos mesmos dentro de um conjunto de opções. É importante ressaltar que as opções, devido à falta de estrutura e de recursos, são, em muitos colégios, extremamente limitadas e há casos de nem haver a possibilidade de o estudante escolher as disciplinas que ele quer estudar.

DW

Outras do dia

Professora usa guarda-chuva em sala de aula para se proteger de goteira no Pará

Vídeo que mostra uma professora usando um guarda-chuva para se proteger de goteira na sala de aula viralizou na última semana. O caso ocorreu na Escola Gaspar Viana, em Nova Marabá, no estado do Pará.

Correio Braziliense