(...) Normalmente aplicada no fim do ano letivo, a recuperação da aprendizagem busca retomar os conteúdos em que os estudantes não obtiveram o desempenho ideal nos instrumentos avaliativos. Para isso, são utilizadas aulas extras e novos instrumentos a fim de que a aprendizagem seja alcançada.
(...) Ao contrário da recuperação, a recomposição de aprendizagem é um conceito recente, que surgiu como resposta ao déficit no ensino causado pela pandemia. Essa prática reúne um conjunto de estratégias em diferentes aspectos da vida escolar que visam reduzir os danos causados pelo fechamento das escolas durante a crise sanitária e colocar todos os alunos “na mesma página” no que se refere à aprendizagem. Além disso, esse método promete mais eficácia em outras frentes, como o combate à evasão escolar e a melhora na saúde mental de estudantes e professores.
Você já ouviu falar na Lei nº 10.639/2003? Ela prevê a obrigatoriedade do Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. De acordo a determinação, professores de História, Língua Portuguesa, Educação Física, Matemática e outros componentes curriculares podem trabalhar em conjunto para uma educação antirracista.
No entanto, de acordo com a professora, mestre e doutora em História pela UFG, Carolina Castro, a educação antirracista deve ocorrer em toda a escola. Isso compreende a chegada do aluno na unidade de ensino até o convívio em sala de aula.
(...) “A IA pode ampliar o conhecimento do professor, dar suporte no preparo das aulas e auxiliar na prática dos alunos. Ela expande as possibilidades para todos”, explica o CEO. O executivo listou seis mitos e verdades sobre o assunto para desmistificar a aplicação do ChatGPT.
Mitos sobre o ChatGPT na Educação: O ChatGPT pode substituir o professor, de forma gradual; O ensino pode ser totalmente automatizado; O ChatGPT é negativo para a educação.
Verdades sobre o ChatGPT na Educação: A IA traz funcionalidades que agilizam o ensino; O ChatGPT incentiva a linguagem mais natural dos chatbots; O ChatGPT não é uma ameaça ao mercado de chatbots de educação.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou, nesta quinta-feira (30), o programa “Acelera Seduc”. O programa contempla as ações e projetos que serão desenvolvidas durante a gestão do governador Rafael Fonteles (PT). Um dos programas é o “Ser Integral faz Diferença”, que visa a ampliação das escolas integrais do estado de 96 para 200, até o final do ano.
g1Segundo dados mais recentes do Ministério da Educação, 3,9 milhões estudantes ingressaram no ensino superior no Brasil, em 2021. Desse total, 600 mil (ou 15,2%) eram pessoas com mais de 40 anos de idade. Ainda que sejam um contingente expressivo, os ingressantes mais velhos sofrem preconceito, como foi o caso de uma estudante de 40 anos em Bauru.
NexoA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que institui o Programa Nacional de Prevenção do Sofrimento Psíquico no Âmbito Escolar, nesta quinta-feira (29). O PL 563/20 visa promover políticas públicas de prevenção e detecção do sofrimento psíquico. (...) O PL também foi aprovado na Comissão de Educação e, agora, será encaminhado ao Plenário.
Gazeta do PovoO ministro da Educação, Camilo Santana, se comprometeu com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades de classe a trabalhar pela criação de parâmetros objetivos para serem usados na avaliação de pedidos de abertura de escolas médicas no País. Em encontro na terça-feira (28), em Brasília (DF), ele informou que será criado um Grupo de Trabalho (GT) específico para cuidar do tema.
CRM-PRComeçam nesta semana e seguem até meados de maio as reuniões do Grupo de Trabalho (GT) criado pela Secretaria de Regulação de Ensino Superior (Seres) e instituído pela Portaria nº 398, de 9 de março de 2023 do Ministério da Educação (MEC). O GT tem caráter técnico e trará subsídios para a elaboração da política educacional no que diz respeito à oferta de cursos de graduação a distância (EaD) em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia.
MECO Projeto de Lei 439/23 determina que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas no ensino a distância (EAD) para todos os cursos em que houver a modalidade presencial. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). (...) O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
CâmaraEntre os mais de 250 mil professores da rede pública paulista, 13% relataram ter sofrido violência verbal ou física no último ano. Entre os alunos, esse índice chega a 36%. Os dados são de pesquisa do Instituto Locomotiva, que ouviu 1.250 estudantes maiores de 14 anos e 1.100 docentes, entre 30 de janeiro e 23 de fevereiro.
Para Renato Meirelles, presidente do Locomotiva, o resultado surpreende pelo tamanho da amostra e o que esses índices representam.
Diretores de escolas ouvidos pelo UOL afirmaram que não têm retorno das ocorrências incluídas no sistema criado pelo governo de São Paulo para receber diariamente registros de casos de violência nas escolas públicas —como bullying, brigas, ameaças e assaltos.
UolDe 20 de março até esta quarta-feira (29/3), famílias de estudantes de quatro escolas do Distrito Federal ficaram apreensivas com a veiculação de ameaças de ataques e massacres. Os três primeiros casos foram em unidades da rede pública de ensino em Santa Maria, Candangolândia e Riacho Fundo 2. O mais recente ocorreu nesta quarta-feira (29/3), em uma escola privada, em Águas Claras.
Correio BrazilienseA saúde mental de crianças e adolescentes piorou com a pandemia de Covid-19, os casos de violência escolar também têm aumentado, mas as políticas públicas de enfrentamento estão muito aquém das necessidades desse público, com poucos centros de apoio psicossocial e metade das escolas sem cobertura de saúde escolar.
Folha de São PauloLogo após o ataque feito por um estudante de 13 anos que matou uma professora esfaqueada e deixou outras quatro pessoas feridas em uma escola estadual na zona oeste da capital paulista, na última segunda-feira (27/3), deputados estaduais correram para protocolar projetos na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) propondo leis que possam impedir novos atentados.
MetrópolesO Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira (30) a criação de um aplicativo com botão de pânico e treinamento para professores em caso de ataques em escolas públicas e privadas. A promessa é que o app intitulado Rede Escola, desenvolvido pela Polícia Militar, seja lançado em um mês.
Folha de São PauloA nova regra fiscal proposta pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta (30) fará com que algumas despesas cresçam acima de outras. É o caso dos recursos para saúde, educação e emendas parlamentares.
Como a Constituição exige que esses gastos sejam atrelados à receita, a nova regra (a ser criada por um projeto de lei) não terá como limitá-las.