Notícias de Educação - 03/abr/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Educação digital: discussão sobre os riscos presentes na internet é levada para as salas de aula

A exposição de crianças e adolescentes a um tipo de conteúdo extremamente violento nas redes sociais é algo que vem tirando o sono de muitos pais. É por isso que a discussão sobre os riscos presentes na internet ganha cada vez mais espaço no nosso dia a dia e, agora, está sendo levada para dentro das salas de aula - e até para os tribunais.

g1

Projetos

Turma de ensino médio usa mapas digitais para explorar saberes do território

Atividade em escola pública de São Luís do Maranhão (MA) inspira o aprendizado com as referências socioculturais da comunidade
A implantação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas trouxe mais desafios para gestores, coordenadores pedagógicos e, principalmente, para nós, professores. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular do Novo Ensino Médio) inseriu novas disciplinas nas matrizes curriculares estaduais e revolucionou as formas de aprender e ensinar.

Porvir

Tecnologia

ChatGPT: conheça 5 funções que ameaçam a educação

(...) O Jornal da Paraíba reuniu uma lista de cinco tarefas ligadas com a área de educação que podem ser feitas pela ferramenta, que fazem com que ela seja enxergada como uma ameaça.
Produzir respostas para perguntas; Escrever redação do Enem em 50 segundos; ChatGPT pode escrever artigos acadêmicos; Resumo de textos; Traduções feitas pelo ChatGPT.

Jornal da Paraíba

Sistemas já automatizam 80% dos processos internos das escolas

Boletim digital, entrega de atividades e até conselho de classe automático, que decide se o aluno passará ou não de ano. Sim! Essas são algumas das evoluções que a tecnologia trouxe para as escolas nos últimos anos. Inovações aceleradas pelas exigências que a pandemia da Covid-19 gerou no Brasil e no mundo.

Folha Vitória

Gestão

Sites educacionais de MG e SP coletaram e enviaram dados de estudantes para empresas de publicidade, diz Human Rights Watch

Os sites criados pelas Secretarias de Educação de Minas Gerais e São Paulo para a oferta de ensino durante a pandemia coletaram dados pessoais dos estudantes e os enviaram para empresas especializadas em publicidade, por meio de tecnologias de rastreamento, de acordo com investigação da Human Rights Watch (HRW), organização não governamental que defende os direitos humanos em mais de 90 países.

g1

Brasil: ferramentas de educação online coletam dados de crianças

Human Rights Watch

Profissionais da Educação

Ainda são frágeis as políticas públicas de educação destinadas à formação de professores

Sempre que os números do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) relativos aos cursos de licenciatura são divulgados, revelam como ainda são frágeis as políticas públicas de educação destinadas à formação de professores.
Aqui se inclui o enfrentamento da baixíssima atratividade pela carreira do magistério (apenas 2% dos jovens desejam ser professores no Brasil – quadro muito diferente do de países desenvolvidos), passando pelas precárias condições de trabalho na maioria das escolas públicas e por uma formação muito desvinculada da realidade do chão de escola (muita teoria e pouca prática).

JC

Inclusão

UFRJ tem primeiro candidato negro à reitoria de sua história

Entre os dias 25 e 27 de abril, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) elegerá seu novo reitor. Em 102 anos, pela primeira vez, há uma chapa formada por um homem e uma mulher negros. Vantuil Pereira, que concorre ao cargo de reitor, é historiador e, atualmente, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Após ataque em escola, deputado propõe revista nas mochilas dos alunos

O deputado federal Marangoni (União-SP) propôs projeto de lei que permite a revista de alunos em escolas públicas e particulares. O texto autoriza a inspeção de malas, mochilas e maletas dos estudantes do ensino fundamental e médio.

Folha de São Paulo

PEC propõe incluir merenda escolar nos gastos constitucionais com educação

(...) Cobalchini lembra que o artigo 212 da Constituição determina que estados e municípios gastem pelo menos 25% do valor arrecadado com o MDE. O deputado ressalta que a alimentação é imprescindível e deveria ser incluída dentro dos gastos constitucionais da educação.

Correio Braziliense

Estatística, pesquisas e estudos

Dois em cada cinco estudantes no Brasil precisam de apoio psicológico, diz pesquisa

Pesquisa Datafolha aponta que dois em cada cinco estudantes no Brasil precisam de apoio psicológico, e que o grupo também tem dificuldades de controlar as emoções como raiva e frustração. Quem estuda em escolas que oferecem esse suporte e usa os serviços se diz mais integrado, mais feliz no dia a dia e mais envolvido com o ambiente escolar.

Folha de São Paulo

Estudo traça o perfil de jovens que cometeram ataques a escolas

Depois do ataque de um aluno que terminou com a morte de uma professora em uma escola de São Paulo, o Fala Brasil traz informações alarmantes com base em um estudo que traça um perfil dos agressores. Para quem é pai ou mãe, fica a dica: atenção com o isolamento dos filhos, falas que possam identificar intolerância ou preconceito e os sinais de violência.

R7

Violência

Culto ao nazismo influencia ataques a escolas; casos disparam pós pandemia

Um terço dos ataques a escolas registrados no país desde 2019 teve referências nazistas, segundo levantamento do UOL. A reportagem usou dados de estudo da Unicamp sobre esses casos, de fontes nas forças de segurança, das investigações e das redes sociais.

Uol

Questões Familiares

Educação financeira se aprende em casa. Saiba como ensinar crianças e adolescentes a lidar com dinheiro

Juntar dinheiro e gerenciar a mesada dada pelos pais. Esses desafios ficaram mais fáceis com ferramentas tecnológicas desenvolvidas recentemente. Cartões pré-pagos e aplicativos tornam a conversa sobre dinheiro com crianças e adolescentes bem mais interessante. E os especialistas são categóricos: a educação financeira deve começar em casa, com os responsáveis ajudando a garotada a criar uma relação saudável com as finanças.

Extra

Saúde & Educação

Mapa Social mostra como pandemia afetou ensino público

O ensino remoto, adotado durante a pandemia de covid-19, causou impactos no ensino público municipal do Rio de Janeiro, especialmente no ensino fundamental, em áreas da periferia. É o que mostra o 15º Mapa Social do Corona, última edição da publicação, elaborada pelo Observatório de Favelas.

Escolas Exponenciais

Ensino Superior

Governo: maior valor de bolsas da Capes e CNPq; distorções persistem

(...) O aumento era necessário (...) Mas a discussão sobre os valores a serem pagos, e sobre o número de bolsas distribuídas, por vezes oculta um debate igualmente importante: em uma realidade de recursos escassos, quais pesquisadores devem receber prioridade?

Gazeta do Povo

MEC pode autorizar novos cursos de medicina no pais. Qual o impacto?

O Brasil precisa de mais escolas de medicina? Em 5 de abril, quarta-feira, deixará de valer uma portaria determinada pelo ex-presidente Michel Temer, em 2018, que proíbe a abertura de novas vagas e cursos de medicina no Brasil. A medida tinha duração de cinco anos. Agora, caberá ao Ministério da Educação (MEC) do governo Lula definir as novas normas. Uma possível liberação sem restrições geográficas tem gerado polêmica e questionamentos sobre o impacto que isso pode ter na formação médica e na qualidade do atendimento à população.

Estado de Minas

Entrevista

Entrevista com Nuno Crato: o sucesso educativo de Portugal

Nuno Crato, economista e matemático, foi ministro da Educação e Ciência de Portugal de 2011 a 2015. Alguns o apontam como um dos grandes responsáveis pela melhoria do ensino no país, embora ele prefira dizer que “foi uma tarefa de muita gente, principalmente, dos professores, por muito tempo”. Antes, durante e depois do seu mandato, tem defendido com argumentos e com dados concretos que a chave do sucesso foi apostar na exigência, clareza nos planos de estudo e transparência nos resultados, e fazer isso continuamente.

Gazeta do Povo

Eventos

Educação antirracista e legado de Marielle Franco fortalecem participação política da juventude

A formação política pode começar na escola, de diversas formas, a começar pela conscientização da potência de cada indivíduo para transformar a sociedade. Foi essa a principal mensagem do webinário “O legado de Marielle Franco para as juventudes brasileiras”, realizado na última quarta-feira (28), no canal do YouTube do Porvir, e que contou com a participação do ativista Gustavo Telles, da professora Lília Melo, da pesquisadora Beatriz Virgínia, sob mediação do repórter do Porvir, Ruam Oliveira – pessoas negras que atuam em diferentes pontas da mobilização política da juventude a partir da educação antirracista.

Porvir