Notícias de Educação - 04/abr/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Dois em cada cinco estudantes no Brasil precisam de apoio psicológico, diz pesquisa

Pesquisa Datafolha aponta que dois em cada cinco estudantes no Brasil precisam de apoio psicológico, e que o grupo também tem dificuldades de controlar as emoções como raiva e frustração. Quem estuda em escolas que oferecem esse suporte e usa os serviços se diz mais integrado, mais feliz no dia a dia e mais envolvido com o ambiente escolar.

Folha de São Paulo

Mídias sociais têm sido os interlocutores das crianças

(...) Com a chegada da adolescência e suas portas fechadas e olhos revirando nas órbitas, desconfiamos que nunca mais teremos afinidade com as crianças. Jovens se isolarem dos adultos não é nenhuma novidade, é fato esperado para quem tem como missão se emancipar. A diferença enfrentada pelos pais hoje é que agora há um armário de Nárnia ao alcance de cada criança, através do qual ela se projeta em um mundo infinitamente maior —e mais obscuro— do que o proporcionado por um gravador, walkman, televisão ou similar genérico das gerações anteriores.

Folha de São Paulo

Projetos

A escola americana que mescla sala de aula e museu infantil

Localizada em Pittsburgh, instituição foi considerada uma das melhores invenções de 2022 pela revista Times ao inserir elementos para aprendizado na disposição do espaço físico
A transmissão de conhecimentos é uma característica que une e assemelha salas de aula a museus infantis. Partindo desta premissa, a escola pública de ensino fundamental e médio Ehrman Crest, localizada próxima ao município de Pittsburgh, nos EUA, se inspirou na imersividade do Museu Infantil da cidade para criar ambientes de ensino mais atrativos para crianças e adolescentes.

Nexo

Tecnologia

Descomplica e mais: 7 sites educacionais de SP e MG vigiaram crianças e adolescentes, diz organização

Sete sites de educação de São Paulo e Minas Gerais coletaram e enviaram dados de estudantes para empresas de publicidade. A denúncia foi publicada nesta segunda-feira (3), pela organização Human Rights Watch (HRW), que investigou o assunto entre novembro de 2022 e janeiro deste ano, nos dois estados de maior população do país.

Uol

Gestão

Brasil possui mais de 8.300 escolas públicas sem internet

O Painel de Conectividade nas Escolas ajuda na definição das escolas que receberão atendimento com projetos de conectividade. Atualmente, o Brasil possui 138.355 escolas públicas nas esferas Municipal, Estadual e Federal, classificadas em área urbana (86.233 unidades) e rural (52.122 unidades). Do total, 8.365 escolas públicas estão sem

Folha Vitória

Profissionais da Educação

Professores denunciam diretores de escolas públicas de SP por assédio moral e relatam episódios de violência em salas de aula

Para especialistas, ataque em escola paulista é reflexo de um ambiente que não incentiva uma cultura de colaboração entre docentes e diretores.
(...) O g1 coletou na última semana, depois do ataque a escola que deixou uma professora morta e quatro feridos, relatos de professores da rede estadual paulista que refletem um cenário de assédio moral cometido por diretores contra os docentes em três escolas. Segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa o primeiro lugar do ranking mundial como o país que mais pratica violência contra educadores.

g1

Leis e políticas

Governo Lula deve suspender implementação do Novo Ensino Médio

O governo Lula deve publicar, nos próximos dias, uma portaria que suspende a implementação do Novo Ensino Médio e as alterações no Enem 2024 para se ajustar ao modelo. De acordo com a Folha de S. Paulo, a suspensão terá efeito durante o prazo de consulta pública do MEC (Ministério da Educação) sobre o tema. Aberta em março, a consulta tem duração prevista de até 90 dias, com possibilidade de prorrogação.

Terra

Frear mudanças no Enem evita maiores prejuízos aos estudantes, avaliam entidades

Folha de São Paulo

Professor precisa de formação continuada para o novo ensino médio, diz diretora do MEC

Folha de São Paulo

Reforma do ensino médio e Enem: O que muda a partir de agora?

Terra

Pressionado, Ministério da Educação decide adiar mudanças no Enem

Correio Braziliense

Avaliação

Revalida tem a menor taxa de aprovação em 11 edições; médicos formados no exterior apontam falhas e pedem mudanças

Apenas 3,7% dos candidatos foram aprovados no último exame, aplicado no segundo semestre de 2022. Brasileiros ou estrangeiros formados em medicina em outros países precisam passar no Revalida para poder trabalhar no Brasil.
Médicos brasileiros que se formaram em universidades estrangeiras e que fizeram o Revalida recentemente reclamam de aumento indevido na nota de corte (pontuação mínima para o candidato ser aprovado), de inconsistências no conteúdo das provas e de falta de coerência na hora da correção.

g1

Jurídicas

TCU deve anular R$ 9 bilhões em obras sem fundo na educação

(...) De 2020 a 2022, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aprovou termos de compromisso para novas obras sem orçamento para completá-las, dispensando análise técnica prévia.
Deputados e senadores anunciavam a aprovação das obras em suas bases eleitorais, mas não havia, e ainda não há, orçamento para de fato executar os projetos.

Metrópoles

Violência e discriminação

Por que os grupos de ódios estão cada vez mais próximos dos adolescentes nas redes sociais?

O ataque a uma escola estadual em São Paulo por um aluno de 13 anos, em que uma professora foi morta, expõe o avanço dos grupos extremistas nas redes sociais. Antes concentrados em ambientes mais escondidos, como chans (fóruns anônimos) e outros espaços na deep web (face oculta da internet), eles agora se espalham por redes com milhões de acessos, como Twitter e TikTok. Um dos principais alvos são adolescentes, em geral meninos, em busca de aceitação e atraídos por replicar ideias radicais. Na véspera do atentado desta semana, o agressor fez postagens no Twitter, indicando a intenção violenta.

O Estado de São Paulo

O perfil do extremismo nas escolas e como a sociedade precisa agir

Porvir

Medo e impotência afetam escolas estaduais de SP após ataque

Uol

Pesquisa revela que 70% dos estudantes consideram as escolas estaduais de SP inseguras

R7

Polícia investiga dois casos de ameaças em escolas próximas a local de ataque em SP

Carta Capital

'A história nunca acaba': pais de alunos de Suzano lutam para superar trauma de ataque em escola

"Isso não acaba, a história nunca acaba", afirma Nadja Gomes, auxiliar de serviços gerais de 46 anos, que há quatro convive com o trauma vivido por ela e pela filha, hoje com 20, quando dois homens invadiram e atacaram alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano. "Só quem passou, viveu e ainda vive isso, sabe como é."

Terra

'Cada um sente, sofre e reage de um modo diferente', diz professora que deixou carreira após ataque

Terra

Questões Econômicas

46% das mulheres fazem cursos online pra melhorar renda familiar

Aumentar o acesso à educação online para mulheres pode melhorar suas oportunidades econômicas e ajudá-las a desenvolver novas habilidades e a entrar em novas carreiras, de acordo com um relatório produzido em conjunto com a Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo do Banco Mundial.
Segundo o estudo, 40% das mulheres que aprendem online produzem ganhos para a economia e podem agregar até US$ 14 bilhões em valor à educação online globalmente até 2026.

Terra

Ensino Superior

MEC deve autorizar vagas para cursos de medicina só onde faltam médicos, diz ministro

A proibição da abertura de novos cursos de medicina no Brasil, em vigor desde 2018, vai deixar de valer na quarta-feira (5). A ideia inicial do governo é permitir a criação de vagas somente nas regiões onde faltam médicos, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana.

g1

Opinião

Educação não precisa de dinheiro, precisa de docência e decência

Dar orçamento e não controlar é a forma mais fácil de desviar dinheiro público num País de pobres e mal-educados
(...) O Brasil destina coisa de 6% de seu PIB à área. Daqui a pouco eu comparo com outros países. Antes vale dizer o que essa dinheirama produz. Em novembro do ano passado foram divulgados pelo Inep os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Os resultados foram um desastre – por mais que especialistas comemorem que a queda não foi a catástrofe prevista, já que houve o tenso período de atravessar dois anos de pandemia entre o Saeb 2021 e o anterior, o Saeb 2019. O foco principal, dizem, foi manter vínculos entre estudantes-famílias e instituições. Ou seja. Que a evasão escolar não explodisse.

IstoÉ Dinheiro