Notícias de Educação - 12/abr/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Por que é preciso investir na recomposição de aprendizagem?

Falar sobre a recomposição da aprendizagem não é algo novo, mas desde o início da pandemia da Covid-19, o número de estudantes apresentando lacunas significativas na aprendizagem aumentou. Por isso, o principal desafio do educador hoje é conhecer o cenário da sua sala de aula e, a partir disso, planejar estratégias considerando o desenvolvimento das habilidades e desafiando os diferentes perfis dos estudantes.
Para esse processo, não existe uma única receita, mas é fundamental ter um plano de ação bem definido para identificar o problema e compreender o objetivo que precisa ser alcançado. Alguns conceitos podem ajudar a nortear o caminho.

Porvir

Ações para incentivar a leitura na Educação Infantil

(...) O contato com bons livros é um direito de toda criança, desde seus primeiros meses de vida. Aliás, ouvir enredos, poesias em forma de melodias, pode ser uma prática desde o ventre materno. Por isso, também, a importância da leitura em voz alta pelo professor para os bebês é algo indiscutível, não é mesmo?
No entanto, pesquisas revelam que apenas metade da população brasileira é de fato leitora. Entre a parcela da população que mais lê por prazer, entre os 5 e os 17 anos, está o papel central da escola como promotora de condições favoráveis para o contato com livros e principal meio de incentivo a esse hábito.

Nova Escola

Projetos

Em escola de SP, ensino do xadrez faz parte da matriz curricular

Além de impulsionar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da memória e tomada de decisões, o ensino do xadrez também é uma maneira para trabalhar as competências e habilidades com os alunos, como já falamos por aqui.
Entretanto, a lista de benefícios do jogo no processo de ensino e aprendizagem é ainda mais extensa, conforme pontua Antonio Carlos de Resende, mestre internacional de xadrez do Colégio Albert Sabin, localizado em São Paulo.

Escolas Exponenciais

Profissionais da Educação

A urgente formação continuada de educadores

Inovações tecnológicas alteram modo de aprender e ensinar e exigem atualização constante
A discussão sobre o futuro do ensino médio ganhou novos capítulos nesta semana e, ainda que não haja consenso sobre como ajustar o projeto aprovado em 2017, uma lição já está mais do que clara: não há qualquer possibilidade de avanço na educação sem formação continuada de professores. Esta é, aliás, uma das queixas mais antigas e frequentes na área da educação.

Folha de São Paulo

Formação de professores é entrave ao uso de tecnologia em sala de aula

EBC

Estatística, pesquisas e estudos

Meio ambiente está entre os temas de maior relevância para jovens brasileiros

A crise climática é uma realidade e já aparece no vocabulário e no radar de preocupação de crianças, adolescentes e jovens. Nessa parcela da população, 8 a cada 10 jovens entre 18 e 24 anos ouvidos pela pesquisa JUMA (Juventudes, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) concordam que a situação atual é de crise quando o assunto é o clima. Apesar disso, 13% dos participantes do levantamento não souberam responder o que pensam a respeito.

Porvir

Policiais e jurídicas

PF e CGU investigam 20 faculdades por suposta fraude para receber recursos do Fies

Justiça autorizou bloqueio de R$ 21 milhões; lista de instituições não foi divulgada. Esquema com servidores e advogados inseria dados falsos em sistema e liberava venda de títulos do Fies, diz PF.
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quarta-feira (12) uma operação contra supostas fraudes praticadas por criminosos usando títulos públicos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

g1

Violência

Polícia, catraca, botão do pânico e mais: veja análise de 7 medidas em debate contra ataques em escolas

Rondas policiais, catracas e detectores de metal na porta e até aplicativo de celular com botão de pânico são alternativas discutidas como medidas de segurança contra ataques em escolas, como os ocorridos nesta terça-feira (11) em Goiás, e dias atrás em Blumenau (SC) e São Paulo.
Alguns desses métodos têm sido considerados por governos estaduais e devem estar também na mesa de debate do grupo interministerial coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) para buscar soluções sobre o tema.

g1

Supostas ameaças de ataques alteram rotina nas escolas do país

Folha de São Paulo

'Tenho medo de o aluno me agredir': violência afasta professores da escola

Uol

Em SP, 69% dos alunos consideram escolas estaduais ambientes violentos

Escolas Exponenciais

Ataque a escolas: os boatos no WhatsApp que criam pânico entre pais e alunos

Correio Braziliense

Ataques em escolas: Colégios e faculdades orientam sobre como agir diante de supostas ameaças

Terra

Portal Nacional da Educação desenvolve mapa para monitorar violência nas escolas brasileiras

Sagres

Ministério da Justiça libera R$ 150 milhões para ampliar rondas e melhorar segurança nas escolas

g1

Governo de SP sobre ameaças a entidades de ensino: 'Casos são investigados'

Uol

Governador de SC anuncia policiais armados em todas as escolas

Correio Braziliense

Ataque em escola de Goiás: aluno de 13 anos fere duas estudantes com faca

Agressor foi contido por professora, que não ficou ferida, e apreendido em Santa Tereza de Goiás
Um aluno de 13 anos entrou armado com uma faca na escola pública onde estuda e usou a arma para ferir duas estudantes, nesta terça-feira, 11, em Santa Tereza de Goiás, região norte do Estado. O agressor foi contido por uma professora, que não ficou ferida. As duas alunas feridas foram levadas para um hospital com ferimentos leves. O adolescente foi apreendido e colocado à disposição da Justiça.

Terra

Redes sociais terão que remover conteúdos de ataques a escolas

Portaria, que será lançada nesta quarta-feira (12), vem após o Twitter se negar a retirar publicações
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que o Ministério está preparando portaria para obrigar as redes sociais a prevenir publicações sobre ataques em escolas, bem como remover os conteúdos previamente publicados.
Segundo Dino, em entrevista à jornalista Andréia Sadi, espera-se que a portaria seja publicada nesta quarta-feira (12). O ministro se reuniu nesta segunda-feira (10) com representantes das plataformas e subiu o tom, pois o Twitter não quis remover postagem com fotos de autores de atentados em escolas.

Olhar Digital

Liberdade de expressão não pode ser para matar crianças e estimular ódio, diz Rui Costa

Uol

Twitter subestima perfis de apologia a massacres e gera mal estar em reunião com Flavio Dino

Representantes do Twitter no Brasil causaram mal estar em uma reunião com representantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na segunda-feira, 10, na sede do Ministério da Justiça, ao defender, dentre outras coisas, que um perfll com fotos de assassinos envolvidos em massacres em escolas não fere a política de uso da rede.

Terra

MPF dá 10 dias para o Twitter explicar ações contra perfis que incitam ataques a escolas

Carta Capital

Eventos

Ministro da Educação debaterá suspensão do novo ensino médio na CE

O ministro da Educação, Camilo Santana, vai participar de uma audiência pública no Senado para debater a suspensão do Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. É o que prevê um requerimento do senador Esperidião Amin (PP-SC), aprovado nesta terça-feira (11) pela Comissão de Educação (CE). A audiência pública está marcada para 25 de abril.

Senado