Falar sobre a recomposição da aprendizagem não é algo novo, mas desde o início da pandemia da Covid-19, o número de estudantes apresentando lacunas significativas na aprendizagem aumentou. Por isso, o principal desafio do educador hoje é conhecer o cenário da sua sala de aula e, a partir disso, planejar estratégias considerando o desenvolvimento das habilidades e desafiando os diferentes perfis dos estudantes.
Para esse processo, não existe uma única receita, mas é fundamental ter um plano de ação bem definido para identificar o problema e compreender o objetivo que precisa ser alcançado. Alguns conceitos podem ajudar a nortear o caminho.
(...) O contato com bons livros é um direito de toda criança, desde seus primeiros meses de vida. Aliás, ouvir enredos, poesias em forma de melodias, pode ser uma prática desde o ventre materno. Por isso, também, a importância da leitura em voz alta pelo professor para os bebês é algo indiscutível, não é mesmo?
No entanto, pesquisas revelam que apenas metade da população brasileira é de fato leitora. Entre a parcela da população que mais lê por prazer, entre os 5 e os 17 anos, está o papel central da escola como promotora de condições favoráveis para o contato com livros e principal meio de incentivo a esse hábito.
Além de impulsionar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da memória e tomada de decisões, o ensino do xadrez também é uma maneira para trabalhar as competências e habilidades com os alunos, como já falamos por aqui.
Entretanto, a lista de benefícios do jogo no processo de ensino e aprendizagem é ainda mais extensa, conforme pontua Antonio Carlos de Resende, mestre internacional de xadrez do Colégio Albert Sabin, localizado em São Paulo.
Inovações tecnológicas alteram modo de aprender e ensinar e exigem atualização constante
A discussão sobre o futuro do ensino médio ganhou novos capítulos nesta semana e, ainda que não haja consenso sobre como ajustar o projeto aprovado em 2017, uma lição já está mais do que clara: não há qualquer possibilidade de avanço na educação sem formação continuada de professores. Esta é, aliás, uma das queixas mais antigas e frequentes na área da educação.
A crise climática é uma realidade e já aparece no vocabulário e no radar de preocupação de crianças, adolescentes e jovens. Nessa parcela da população, 8 a cada 10 jovens entre 18 e 24 anos ouvidos pela pesquisa JUMA (Juventudes, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) concordam que a situação atual é de crise quando o assunto é o clima. Apesar disso, 13% dos participantes do levantamento não souberam responder o que pensam a respeito.
PorvirJustiça autorizou bloqueio de R$ 21 milhões; lista de instituições não foi divulgada. Esquema com servidores e advogados inseria dados falsos em sistema e liberava venda de títulos do Fies, diz PF.
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quarta-feira (12) uma operação contra supostas fraudes praticadas por criminosos usando títulos públicos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Rondas policiais, catracas e detectores de metal na porta e até aplicativo de celular com botão de pânico são alternativas discutidas como medidas de segurança contra ataques em escolas, como os ocorridos nesta terça-feira (11) em Goiás, e dias atrás em Blumenau (SC) e São Paulo.
Alguns desses métodos têm sido considerados por governos estaduais e devem estar também na mesa de debate do grupo interministerial coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) para buscar soluções sobre o tema.
Agressor foi contido por professora, que não ficou ferida, e apreendido em Santa Tereza de Goiás
Um aluno de 13 anos entrou armado com uma faca na escola pública onde estuda e usou a arma para ferir duas estudantes, nesta terça-feira, 11, em Santa Tereza de Goiás, região norte do Estado. O agressor foi contido por uma professora, que não ficou ferida. As duas alunas feridas foram levadas para um hospital com ferimentos leves. O adolescente foi apreendido e colocado à disposição da Justiça.
Portaria, que será lançada nesta quarta-feira (12), vem após o Twitter se negar a retirar publicações
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que o Ministério está preparando portaria para obrigar as redes sociais a prevenir publicações sobre ataques em escolas, bem como remover os conteúdos previamente publicados.
Segundo Dino, em entrevista à jornalista Andréia Sadi, espera-se que a portaria seja publicada nesta quarta-feira (12). O ministro se reuniu nesta segunda-feira (10) com representantes das plataformas e subiu o tom, pois o Twitter não quis remover postagem com fotos de autores de atentados em escolas.
Representantes do Twitter no Brasil causaram mal estar em uma reunião com representantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na segunda-feira, 10, na sede do Ministério da Justiça, ao defender, dentre outras coisas, que um perfll com fotos de assassinos envolvidos em massacres em escolas não fere a política de uso da rede.
TerraO ministro da Educação, Camilo Santana, vai participar de uma audiência pública no Senado para debater a suspensão do Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. É o que prevê um requerimento do senador Esperidião Amin (PP-SC), aprovado nesta terça-feira (11) pela Comissão de Educação (CE). A audiência pública está marcada para 25 de abril.
Senado