Notícias de Educação - 18/abr/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Reuniões de pais e responsáveis: como engajar as famílias

Confira formas de organizar os encontros para estreitar vínculos, favorecer as trocas e dar visibilidade para as experiências das crianças na Educação Infantil
Há um provérbio africano que diz que é preciso toda uma aldeia para educar uma criança. Ele se refere à máxima de que a educação acontece em todos os lugares, não apenas dentro dos muros da escola, e que demanda participação e responsabilidade de todos. Ninguém sabe melhor disso que os professores da Educação Infantil: é notável como a aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos ganham proporção quando as famílias são envolvidas ativamente o seu cotidiano escolar.

Nova Escola

Descubra como a ludoterapia pode mudar a vida de uma criança

A ludoterapia é uma forma de psicoterapia que tem como foco o tratamento psicológico de crianças. A principal ferramenta utilizada pelos profissionais nessa abordagem é a brincadeira, que permite o acesso ao mundo interior dos pequenos pacientes.

Catraca Livree

Gestão

Plataforma Freire é relançada pela Capes

O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciaram o retorno do nome do educador Paulo Freire a uma importante ferramenta de gestão dos programas de formação de professores para a educação básica. Ao renomear a Plataforma Capes de Educação Básica como Plataforma Freire, o Governo Federal presta homenagem a um brasileiro que está entre as pessoas mais reconhecidas na área em todo o mundo. O sistema também reúne quase 700 mil currículos de estudantes, professores, gestores e secretários de Educação.

MEC

Profissionais da Educação

Câmara: professores pedem punição para municípios que não pagarem piso

Parlamentares ligados à pauta da educação realizaram uma audiência pública nesta segunda-feira (17/4) na Câmara dos Deputados para debater o piso salarial dos professores. Representantes da categoria cobraram do governo medidas para obrigar prefeituras e estados a pagarem o valor mínimo definido pelo Ministério da Educação (MEC), de R$ 4.420,55.

Metrópoles

Inclusão

MEC retoma educação profissional e inclusão de mulheres vulneráveis

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), recriou o Programa Mulheres Mil, com o objetivo de elevar a escolaridade e promover a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da oferta de cursos de qualificação profissional. Para este ano, serão ofertadas 20 mil vagas nos institutos federais, nas redes estaduais e no Sistemas Nacionais de Aprendizagem no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

MEC

Leis e políticas

Lei assinada por Hildon garante ensino de LIBRAS nas escolas de ensino fundamental em Porto Velho

Alunos da Rede Municipal de Porto Velho vão ganhar mais uma disciplina na carga horária de aprendizagem. Trata-se da disciplina curricular de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). A lei que autoriza a inclusão foi publicada na edição de hoje (17) do Diário Oficial dos Municípios de Rondônia (DOM-RO), assinada pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB).

News Rondônia

Violência

A violência escolar não pode ser compreendida como um fenômeno isolado

A violência escolar não pode ser compreendida como um fenômeno isolado. Ainda que tenha contornos particulares, deve ser observada como parte de uma cultura social mais ampla, presente no mundo, mas com características brasileiras. A violência é tipicamente parte da cultura da masculinidade, sustentada no patriarcado, responsável pelas guerras e tantas atrocidades ao longo da história e isso está longe de ser um problema nacional. O Brasil é um país construído em bases muito violentas, seja pelo genocídio dos povos indígenas, seja pelo processo de escravização, convivemos desde a colonização com uma naturalização de formas violentas nas relações sociais e na organização do Estado.

Carta Capital

Após extremismo, como a escola pode agir e dialogar com as famílias e os estudantes?

Porvir

Risco de ataques: pediatra lista 15 sinais no comportamento de alunos

Escolas Exponenciais

Violência nas escolas: saiba como acolher os professores

Escolas Exponenciais

Segurança escolar: 4 medidas para adotar na sua instituição

Escolas Exponenciais

"Botão do pânico" começa a operar em escolas de Porto Alegre

O “botão do pânico” ou “botão de emergência” entrou em operação a partir desta segunda-feira nas 98 escolas municipais e nas 217 escolas conveniadas em Porto Alegre. O sistema de comunicação instantânea é uma parceria entre a prefeitura da Capital, o Instituto Cultural Floresta e a empresa BeOn. O aplicativo deve ser acionado pelos responsáveis dos estabelecimentos de ensino somente em casos de ataque e de graves ameaças contra a comunidade escolar.

Correio do Povo

Questões Familiares

Enfrentamento ao bullying nas escolas deve começar em casa

(...) A psicóloga Jhanda Siqueira afirma que os alunos que praticam bullying na escola geralmente têm problemas com os pais. "Nenhuma criança que pratica esse tipo de ato tem em casa uma boa base e amor incondicional. Uma boa base é quando a criança é aceita, vista, ouvida, onde ela pode ser criança e pode errar sem sofrer severas consequências", explica. "Uma criança muito criticada se sente insuficiente. Ela tem a sensação de que só merece amor se for perfeita, então, está sempre com a sensação de que está devendo. A criança que foi muito criticada ou muito negligenciada fica sem liberdade para ser quem ela é e acaba criando uma energia concentrada de raiva por estar sempre sentindo que está inadequada. Um sentimento de inadequação e de invisibilidade faz com que ela vá para a escola com a tentativa de ser vista por meio do bullying", completa.

Correio Braziliense

Ataques em escolas: como a família pode abordar o assunto com os filhos

Brasil Escola

Eventos

Inteligência artificial na educação é tema de minicurso on-line

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta terça-feira, dia 18, às 19 horas, o minicurso on-line gratuito Língua, Lógica, Matemática: Sobre Algoritmos, Bits e Vírus. Com transmissão ao vivo através da plataforma Youtube, a aula será ministrada pelo professor Nilson José Machado, coordenador adjunto da cátedra e docente da Faculdade de Educação da USP. O evento faz parte do ciclo de minicursos Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica.

USP

MEC inicia pesquisa sobre alfabetização no Brasil

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplica, desde 15 de abril, a pesquisa Alfabetiza Brasil, que deve dar suporte a políticas do Ministério para combater o analfabetismo escolar. O objetivo é estabelecer os parâmetros de um estudante alfabetizado, observando as habilidades e competências uma criança precisa dominar ao final do 2º ano do ensino fundamental.

MEC