Perfis do Instagram dedicados à rotina de estudos, também conhecidos como studygrammers, têm ganhado visibilidade entre o público universitário e vestibulando. O R7 conversou com alguns influenciadores dessa área, que falaram principalmente sobre como manter uma rotina proveitosa.
R7Considerada a rede social do momento, com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo, a plataforma chinesa TikTok se tornou também um espaço para a publicação de conteúdos educativos. Entre danças, trends e todo tipo de vídeo, é possível encontrar materiais que abordam disciplinas como História, Matemática e Português – e até mesmo a rotina de um professor.
Desafios da EducaçãoA ministra afirma que a pauta é “prioridade absoluta” no governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a reconstrução do País. “No governo do Presidente Lula, na nossa gestão no Planejamento, não haverá nenhum corte, nenhum contingenciamento na Educação. É prioridade absoluta para união e reconstrução do Brasil”, escreveu a ministra.
Carta CapitalO ministro da Educação, Camilo Santana, disse neste domingo (23.abr.2023) que secretários de educação dos Estados pediram para o governo federal não revogar o Novo Ensino Médio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não fala em cancelar a reforma, apesar da pressão de entidades que representam educadores e estudantes.
Poder 360O Brasil está negociando com o governo de Portugal a retomada do programa de formação de professores em universidades lusas. Segundo o ministro brasileiro da Educação, Camilo Santana, a medida faz parte do processo de melhoria da qualidade dos docentes que chegam às salas de aula. Hoje, a nota média dos estudantes de pedagogia no Brasil é de apenas 3,6, numa escala que vai até 10, indicando que alunos estão sendo formados por profissionais com baixa qualificação.
Correio BrtazilienseBrasil e Portugal assinaram um memorando de entendimento para reconhecimento mútuo dos diplomas dos ensinos fundamental e médio. A equivalência integra um pacote de 13 acordos encaminhados na cimeira entre os dois países em Lisboa e que alcançam áreas como saúde, cultura, direitos humanos e tecnologia aeroespacial. Haverá ainda o reconhecimento das respectivas carteiras de motorista.
Carta CapitalDepois de fechar um acordo com o governo de Portugal para desburocratizar o processo de equiparação de diplomas escolares dos dois países, o Ministro da Educação, Camila Santana, prometeu empenho para conseguir as mesmas condições para a validação dos cursos de nível superior. A intenção é de que essa conquista seja negociada nos próximos meses e possa ser oficializada na próxima Cimeria Portugal – Brasil, em 2024.
O Estado de São PauloFazer uma nação leitora, este é o desafio do atual governo. Em entrevista exclusiva para a Agência Brasil, o secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, destaca as ações de retomada das políticas para a área, assim como aponta propostas da pasta para o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com ele, a formação leitora dos brasileiros é uma das prioridades da gestão.
SagresQuase 96% dos estudantes gaúchos de 3º ano do Ensino Médio foram avaliados com conhecimentos insuficientes na disciplina
É como se o alicerce de uma casa fosse malfeito, faltassem tijolos na parede ou se as vigas do prédio estivessem tortas. As analogias de especialistas mudam, mas querem dizer o mesmo: quem não tem base sólida em matemática é incapaz de construir conhecimento de forma adequada na área.
Em ação promocional, grupo Uniesp prometeu quitar financiamento de alunos, desde que eles cumprissem determinadas obrigações, como prestar trabalhos sociais. Segundo MPF, porém, universidade enganou estudantes e não fez pagamentos. Instituição nega as acusações, enquanto vítimas tentam na Justiça 'limpar seus nomes' e parar de receber cobranças..
g1Países como Austrália, Chile, Singapura, Reino Unido, Canadá, Finlândia e Estados Unidos viram nas políticas voltadas à saúde mental um importante pilar na promoção do bem-estar e no combate à violência escolar.
g1O Ministério da Justiça e da Segurança Pública abriu processo administrativo contra o Telegram, após a empresa não ter fornecido informações sobre contas e conteúdos publicados na plataforma relacionados aos ataques em escolas. Segundo o ministro Flávio Dino nesta quinta-feira, 20, o aplicativo está sujeito a sanções se continuar a descumprir regras de moderação estipuladas pela portaria 351, publicada pelo governo após atentados em São Paulo e Blumenau (SC).
TerraO Ministério da Educação (MEC) disponibilizou em seu site a cartilha Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar, com orientações à comunidade escolar sobre medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar, de forma a dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção (cuidados prestados a enlutados por suicídio) de atos de violência em escolas e universidades.
EBCApós supostas ameaças de ataques nesta quinta-feira, 20, às escolas no País, redes públicas tiveram salas mais vazias e atividades sobre convivência pacífica e valorização da educação. As faltas também foram ampliadas, segundo Estados, por se tratar de véspera de feriado, quando em geral a ausência já é maior. Entre as escolas particulares de São Paulo, a redução de alunos foi menos significativa. Crianças levaram flores para os professores e participaram de conversas sobre cultura da paz.
TerraNa edição 2023 da Bett Show UK, especialistas avaliam como a inteligência artificial e as ferramentas de segurança podem apoiar a educação
A Bett Show UK, realizada em Londres (Inglaterra), é uma das principais vitrines de tendências para professores, educadores, especialistas, escolas, instituições de ensino e entidades do meio educacional. Neste ano, o evento realizado entre 29 e 31 de março, recebeu um público de 35 mil pessoas, incluindo a delegação brasileira da Bett Brasil com mais 150 integrantes.
Cidade cearense é tida como modelo no Brasil
(...) Uma comitiva composta por cerca de 30 lideranças dos dois países visitou o município brasileiro no ano passado. A viagem integrou um programa realizado em parceria com o governo do Reino Unido e promovido pela Fundação Lemann e pelo Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação.