Conheça a abordagem que permite aos alunos experiências mais significativas e que ajudam no desenvolvimento de habilidades
A educação imersiva está revolucionando a maneira como aprendemos e ensinamos. Essa abordagem de ensino usa diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista, para criar ambientes de aprendizagem mais interativos e envolventes para os alunos.
De quais maneiras professores e professoras devem olhar para sinais de extremismo que seus alunos emitem, podendo se transformar futuramente em ações violentas contra a própria escola?
Porvir
(...) À frente da Fundação e do Instituto da Global Future Education, Prensky, 77 anos, é palestrante especializado em educação e autor de livros como Educação para um mundo melhor: como estimular o poder das crianças e jovens do século XXI (2021) e Aprendizagem baseada em jogos digitais (2012). Na entrevista a seguir, concedida com exclusividade ao portal Desafios da Educação, o autor discorre sobre as novas gerações – e as melhores práticas de ensino e aprendizagem.
Desafios da EducaçãoAbordar em sala de aula sobre a importância dos espaços urbanos é uma oportunidade de impulsionar os estudantes a refletirem sobre os problemas vivenciados nas cidades, além de incentivá-los a pensarem e encontrarem possíveis soluções para os desafios existentes.
Escolas ExponenciaisO mundo atual é amplamente digitalizado e tal constatação pode ser feita com base em um pequeno aparelho guardado em nosso bolso chamado smartphone. (...)
Se, por um lado, a digitalização é uma realidade impositiva em nosso mundo atual e já dita os rumos de indústrias ao redor do planeta, ainda há defasagens quando o assunto é a formação de jovens talentos para modelos de trabalho tecnológicos. E boa parte desse problema mundial é uma realidade do Brasil, já que cerca de 24% da população brasileira — parcela representada pelos jovens — corre o risco de ficar à margem do mercado de trabalho, como mostra o recente estudo Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras.
Em entrevista recente, o presidente Lula afirmou que os videogames são responsáveis pela violência entre os jovens, pois estimulariam a agressividade. Em meio à crise da sequência de ataques realizados em escolas, essa declaração revela não apenas uma ignorância sobre o tema, mas também uma visão ultrapassada da realidade. Ao invés de culpar os jogos eletrônicos, o governo deveria focar em promover o bem-estar e a segurança de crianças e jovens no ambiente escolar. Apesar da crença popular de que videogames violentos são causadores diretos de comportamento agressivo em crianças e jovens, os dados não comprovam isso.
Folha de São PauloTribunais de contas de todos os estados e do Distrito Federal, além dos municipais como de São Paulo e do Rio Janeiro, preparam uma grande operação para vistoriar o nível de infraestrutura de quase 1.100 escolas da rede pública espalhadas pelo país, entre segunda (24) e quarta-feira (26).
Folha de São PauloO Ministério da Educação iniciou nesta segunda-feira, 24, o ciclo de consulta pública para avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Até o dia 6 de junho acontecerão encontros com especialistas, conversas com gestores e pesquisas para ouvir a comunidade escolar. Após o término da consulta, pode ser decidida a proibição de qualquer avanço no cronograma de implementação do Novo Ensino Médio.
TerraA Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou nesta segunda-feira (24), em 2º turno, a proibição do uso da linguagem não-binária ou “linguagem neutra” nas escolas da cidade. O projeto de lei, de autoria do então vereador Nikolas Ferreira (PL), segue agora para sanção da prefeitura.
g1A pesquisa Skills Outlook Employee View, divulgada nesta segunda-feira (24) no Brasil, aponta que cursos on-line são para os brasileiros a melhor maneira de se qualificarem para o mercado de trabalho. Mais de 80% preferem cursos virtuais, de curta duração.
Correio BrazilienseNos primeiros 45 dias letivos do ano, mais de 200 escolas municipais do Rio de Janeiro não abriram ou precisaram fechar por causa da violência que impacta a rotina de moradores de vários pontos da cidade. Entre os dias 6 de fevereiro e 15 de abril, a Secretaria Municipal de Educação registrou 1.593 fechamentos em 257 escolas.
g1Após o governo federal fechar o cerco nas redes sociais tradicionais, perfis que fazem apologia da violência estão se reunindo em uma nova plataforma.
Os perfis nessa nova rede social reproduzem ameaças de ataques em escolas e outros tipos de violência. O nome da plataforma não será identificado pela reportagem para não dar publicidade.
Nesta segunda-feira, 24 de abril, celebra-se o Dia Nacional da Família na Escola. A data foi instituída em 2001, pelo Ministério da Educação (MEC), para sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre as instituições de ensino e as famílias. A proposta surgiu logo após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de estudantes cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas.
MEC