Pensar no ensino sem lembrar daqueles que estão à frente da sala de aula é uma tarefa desafiadora. Para celebrar o Dia da Educação, nada melhor do que falar do assunto a partir do ponto dos professores, daqueles que estão à frente das turmas.
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Competências socioemocionais podem contribuir para que a categoria se sinta mais segura e reduza o número de casos de ansiedade e depressão
Em razão dos afastamentos ocorrerem por múltiplos fatores, a solução para o problema é complexa. A especialista em educação, Priscila Boy, porém, aponta alguns caminhos. Para ela, a escola precisa incluir, na formação continuada do professor, a dimensão socioemocional.
Nesta segunda-feira, 1º, a diretora da FGV, Claudia Costin, participou do programa ‘Direito ao Ponto‘, da Jovem Pan News, e falou sobre a educação no Brasil. Segundo a professora, o maior desafio da educação no país é a gestão da educação básica. “A gente alfabetiza errado no Brasil. 55% das crianças saem não-alfabetizadas do terceiro ano do ensino fundamental nas escolas públicas. Nós temos uma noção poética da alfabetização, disse. “Infelizmente tem uma teoria que se construiu que é o construtivismo, mas quando foram pesquisar direito, os países abandonaram isso. Diziam que seria nativo na criança aprender a ler, como aprender a falar, mas não é. E que você não precisaria ensinar consciente fonológica e etc. Nos Estados Unidos isso foi abandonado há 30 anos e aqui continuamos a alfabetizar assim”, explicou a professora.
Jovem PanBeatriz Martinez, aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, criou o jogo de tabuleiro Trilhas Urbanas como forma de envolver as crianças nas discussões sobre o funcionamento das cidades. Inspirada na metodologia do educador Paulo Freire, a proposta de Beatriz é tornar a infância um agente de transformação dos espaços públicos, através de uma atividade lúdica e pedagógica.
SagresO bilionário Bill Gates, em uma entrevista durante o ASU+GSV Summit em San Diego, comentou sobre a evolução de ferramentas como o ChatGPT e seu uso para educação. O bilionário disse acreditar que a Inteligência Artificial pode ajudar no aprendizado de leitura e matemática, auxiliando, e não tomando, o trabalho de professores.
Tecmundo"O ChatGPT não conseguirá substituir o professor", destaca Idelfranio. Ele explica que por se tratar de um algoritmo, baseado em um conjunto de instruções, passos para realizar determinadas tarefas, o ChatGPT não é capaz de realizar outras atividades desempenhadas pelos educadores como desenvolver criatividade, aprendizagem socioemocional, mediar conflitos, entre outras.
Brasil EscolaO MEC (Ministério da Educação) abriu na segunda-feira (24) uma consulta online sobre a reforma do ensino médio que tinha uma pergunta sobre o Enem. Nesta quinta (27), porém, a questão sobre o exame sumiu do levantamento.
Folha de São PauloAs novas regras buscam diminuir a burocracial e ampliação de vagas para jovens no Brasil
Com o objetivo de ampliar e fomentar debates e iniciativas da Lei da Aprendizagem, medida que regulamentou políticas públicas para a juventude e colabora para que o jovem possa ingressar no mercado de trabalho, foi lançada este mês, na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), em Brasília, a frente parlamentar mista de apoio ao aprendiz.
Levantamento realizado pelo Ipec mostra que pelo menos 71% dos professores brasileiros estão estressados pela sobrecarga de trabalho.
(...) Os professores destacaram o apoio psicológico como a principal preocupação, entre dez medidas relacionadas pela pesquisa. Essa necessidade é lembrada por 18% dos pesquisados e fica à frente de aumento no salário dos profissionais (17%).
Estudo da UFRJ mostra, ainda, que as mais vulneráveis não se beneficiaram desse processo e que houve recuperação parcial de aprendizagens perdidas durante o fechamento das escolas
(...) Os resultados sugerem que as ações realizadas pela rede de ensino para mitigar os impactos da pandemia surtiram efeito nas crianças que concluíram a etapa em 2022. As informações são do estudo Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais após a pandemia covid-19: um estudo em Sobral/CE, produzido por pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LaPOpE).
A desigualdade social e racial de acesso ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aumentou durante a pandemia no Estado de São Paulo. Em 2021, estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, mesmo tendo direito a fazer a prova de graça, tiveram uma taxa de abstenção pelo menos três vezes mais alta que os formandos da rede privada em todos os recortes raciais.
g1Pelo menos 2.304.643 pessoas solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O dado é parcial e considera as solicitações feitas até cerca das 11h30 de sexta-feira (18), último dia para pedir a isenção.
g1O grupo Faveni, que reúne faculdades em todo o país, é investigado pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais por suspeita de irregularidades, entre elas a venda de diploma de graduação e pós-graduação.
UolA ocorrência de violações neonazistas e antissemitas em escolas brasileiras registrou uma alta de 760% entre os anos de 2019 e de 2022, aponta um relatório inédito do Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil. Só no ano passado houve 43 eventos desse tipo, ante cinco deles em 2019, três em 2020 e sete em 2021.
Folha de São Paulo356 pessoas foram presas ou apreendidas desde o início de uma operação para prevenir ataques em escolas em todo o país. Em menos de um mês, a operação Escola Segura encaminhou mais de 1,5 mil suspeitos às delegacias. Foram registrados também cerca de 3,3 mil boletins de ocorrência e mais de trezentas buscas e apreensões.
R7Levantamento do Poder360 com algumas das universidades brasileiras mais bem-avaliadas no ranking da Times Higher Education mostra que 6 continuam exigindo comprovação de vacina de covid-19.
UFRJ, UFRGS, UFS, UFSC , Unifesp e PUC-SP continuam exigindo que o aluno apresente comprovante de vacinação. Outras 6 universidades derrubaram ou nunca fizeram essa exigência.
O mundo do trabalho passa por profundas transformações com impactos sobre os empregos e as formas de ocupação laboral. Há mudanças relevantes nas demandas das empresas, que requerem maior capacitação dos trabalhadores e desenvolvimento das chamadas soft skills, e também dos profissionais que buscam maior qualificação para se adaptarem a este novo contexto, que pode incluir uma atuação como autônomo. Dentro desta realidade, destaca a especialista em Educação do Senac São Paulo, Ana Luiza Marino Kuller, a formação técnica tem papel determinante.
TerraLongevidade é a palavra que pauta o futuro do brasileiro que, hoje, vive muito mais tempo que seus antepassados e segue movimentando um mercado dinâmico e exigente. É exatamente por isso que pensar no aprimoramento e na evolução da vida profissional torna-se cada vez mais necessário.
TerraMesmo com moratória para frear abertura, país ganhou 75 graduações na área e número quase dobrou desde 2010
Instituições de ensino superior aguardam uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o futuro dos cursos de medicina no país. Foram apresentadas à corte duas ações opostas, e a sentença definirá quais critérios devem ser seguidos na abertura de novas graduações.
Porcentagem de universitários nesta faixa etária cresceu 93,84% em 12 anos. Pressão por qualificação e atualização no mercado de trabalho puxam avanço
As histórias de Luciana, Maria Helena, Patrícia Linares, Patrícia Yokoyama, Pedro Luiz, Tania Cristina e Raquel têm como ponto em comum a escolha ou a possibilidade de ingressar numa graduação depois dos 40 anos. Os números contam que não são casos isolados: dos 8,9 milhões de matriculados no ensino superior, 1,2 milhão tem 40 anos ou mais de idade, de acordo com o último Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou inaugurações e obras para a ampliação da rede de universidades federais em São Paulo nesta segunda-feira, dia 1.º de maio, durante o ato unitário de comemoração ao Dia do Trabalho organizado pelas centrais sindicais, no Vale do Anhangabaú. Além da ampliação de duas universidades existentes, Lula prometeu a inauguração de uma nova unidade de ensino superior até 2026.
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