Notícias de Educação - 02/mai/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Dia da Educação: quais são as percepções de quem está em sala de aula?

Pensar no ensino sem lembrar daqueles que estão à frente da sala de aula é uma tarefa desafiadora. Para celebrar o Dia da Educação, nada melhor do que falar do assunto a partir do ponto dos professores, daqueles que estão à frente das turmas.

ND+

 

Rede de apoio é fundamental para conter ameaças a docentes

Competências socioemocionais podem contribuir para que a categoria se sinta mais segura e reduza o número de casos de ansiedade e depressão
Em razão dos afastamentos ocorrerem por múltiplos fatores, a solução para o problema é complexa. A especialista em educação, Priscila Boy, porém, aponta alguns caminhos. Para ela, a escola precisa incluir, na formação continuada do professor, a dimensão socioemocional.

Estado de Minas

Diretora da FGV vê educação básica como maior desafio no país: ‘Nós alfabetizamos errado’

Nesta segunda-feira, 1º, a diretora da FGV, Claudia Costin, participou do programa ‘Direito ao Ponto‘, da Jovem Pan News, e falou sobre a educação no Brasil. Segundo a professora, o maior desafio da educação no país é a gestão da educação básica. “A gente alfabetiza errado no Brasil. 55% das crianças saem não-alfabetizadas do terceiro ano do ensino fundamental nas escolas públicas. Nós temos uma noção poética da alfabetização, disse. “Infelizmente tem uma teoria que se construiu que é o construtivismo, mas quando foram pesquisar direito, os países abandonaram isso. Diziam que seria nativo na criança aprender a ler, como aprender a falar, mas não é. E que você não precisaria ensinar consciente fonológica e etc. Nos Estados Unidos isso foi abandonado há 30 anos e aqui continuamos a alfabetizar assim”, explicou a professora.

Jovem Pan

Dicas

Jogo de tabuleiro ajuda a envolver crianças nas discussões sobre espaços públicos

Beatriz Martinez, aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, criou o jogo de tabuleiro Trilhas Urbanas como forma de envolver as crianças nas discussões sobre o funcionamento das cidades. Inspirada na metodologia do educador Paulo Freire, a proposta de Beatriz é tornar a infância um agente de transformação dos espaços públicos, através de uma atividade lúdica e pedagógica.

Sagres

Tecnologia

ChatGPT vai substituir professores? Veja o que diz Bill Gates

O bilionário Bill Gates, em uma entrevista durante o ASU+GSV Summit em San Diego, comentou sobre a evolução de ferramentas como o ChatGPT e seu uso para educação. O bilionário disse acreditar que a Inteligência Artificial pode ajudar no aprendizado de leitura e matemática, auxiliando, e não tomando, o trabalho de professores.

Tecmundo

ChatGPT na educação: especialista comenta sobre a inteligência artificial no campo educacional

"O ChatGPT não conseguirá substituir o professor", destaca Idelfranio. Ele explica que por se tratar de um algoritmo, baseado em um conjunto de instruções, passos para realizar determinadas tarefas, o ChatGPT não é capaz de realizar outras atividades desempenhadas pelos educadores como desenvolver criatividade, aprendizagem socioemocional, mediar conflitos, entre outras.

Brasil Escola

Gestão

MEC exclui única pergunta sobre Enem de consulta do novo ensino médio

O MEC (Ministério da Educação) abriu na segunda-feira (24) uma consulta online sobre a reforma do ensino médio que tinha uma pergunta sobre o Enem. Nesta quinta (27), porém, a questão sobre o exame sumiu do levantamento.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Frente parlamentar recém-criada quer acelerar aprovação da Lei da aprendizagem

As novas regras buscam diminuir a burocracial e ampliação de vagas para jovens no Brasil
Com o objetivo de ampliar e fomentar debates e iniciativas da Lei da Aprendizagem, medida que regulamentou políticas públicas para a juventude e colabora para que o jovem possa ingressar no mercado de trabalho, foi lançada este mês, na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), em Brasília, a frente parlamentar mista de apoio ao aprendiz.

Correio Braziliense

Estatística, pesquisas e estudos

DIA DA EDUCAÇÃO: Pesquisa mostra que 71% dos professores estão estressados

Levantamento realizado pelo Ipec mostra que pelo menos 71% dos professores brasileiros estão estressados pela sobrecarga de trabalho.
(...) Os professores destacaram o apoio psicológico como a principal preocupação, entre dez medidas relacionadas pela pesquisa. Essa necessidade é lembrada por 18% dos pesquisados e fica à frente de aumento no salário dos profissionais (17%).

JC

Crianças aprenderam em ritmo mais acelerado em 2022 que antes da pandemia

Estudo da UFRJ mostra, ainda, que as mais vulneráveis não se beneficiaram desse processo e que houve recuperação parcial de aprendizagens perdidas durante o fechamento das escolas
(...) Os resultados sugerem que as ações realizadas pela rede de ensino para mitigar os impactos da pandemia surtiram efeito nas crianças que concluíram a etapa em 2022. As informações são do estudo Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais após a pandemia covid-19: um estudo em Sobral/CE, produzido por pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LaPOpE).

Correio Braziliense

Abstenção no Enem de formandos da rede pública de SP é três vezes maior do que a de escolas particulares em qualquer raça

A desigualdade social e racial de acesso ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aumentou durante a pandemia no Estado de São Paulo. Em 2021, estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, mesmo tendo direito a fazer a prova de graça, tiveram uma taxa de abstenção pelo menos três vezes mais alta que os formandos da rede privada em todos os recortes raciais.

g1

Avaliação

Enem 2023: pedidos de isenção já superam inscrições gratuitas das duas edições anteriores, diz Inep

Pelo menos 2.304.643 pessoas solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O dado é parcial e considera as solicitações feitas até cerca das 11h30 de sexta-feira (18), último dia para pedir a isenção.

g1

Policiais e jurídicas

Grupo de faculdades em MG é investigado por suspeita de venda de diploma

O grupo Faveni, que reúne faculdades em todo o país, é investigado pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais por suspeita de irregularidades, entre elas a venda de diploma de graduação e pós-graduação.

Uol

Violência

Atos neonazistas em escolas sobem 760% no Brasil em três anos, diz estudo

A ocorrência de violações neonazistas e antissemitas em escolas brasileiras registrou uma alta de 760% entre os anos de 2019 e de 2022, aponta um relatório inédito do Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil. Só no ano passado houve 43 eventos desse tipo, ante cinco deles em 2019, três em 2020 e sete em 2021.

Folha de São Paulo

Mais de 350 pessoas já foram presas em operação contra ataques em escolas no Brasil

356 pessoas foram presas ou apreendidas desde o início de uma operação para prevenir ataques em escolas em todo o país. Em menos de um mês, a operação Escola Segura encaminhou mais de 1,5 mil suspeitos às delegacias. Foram registrados também cerca de 3,3 mil boletins de ocorrência e mais de trezentas buscas e apreensões.

R7

Saúde & Educação

6 das grandes universidades no Brasil ainda exigem vacina

Levantamento do Poder360 com algumas das universidades brasileiras mais bem-avaliadas no ranking da Times Higher Education mostra que 6 continuam exigindo comprovação de vacina de covid-19.
UFRJ, UFRGS, UFS, UFSC , Unifesp e PUC-SP continuam exigindo que o aluno apresente comprovante de vacinação. Outras 6 universidades derrubaram ou nunca fizeram essa exigência.

Poder 360

Técnico e Profissionalizante

Cursos técnicos ajudam a formar profissionais para a nova realidade do mercado

O mundo do trabalho passa por profundas transformações com impactos sobre os empregos e as formas de ocupação laboral. Há mudanças relevantes nas demandas das empresas, que requerem maior capacitação dos trabalhadores e desenvolvimento das chamadas soft skills, e também dos profissionais que buscam maior qualificação para se adaptarem a este novo contexto, que pode incluir uma atuação como autônomo. Dentro desta realidade, destaca a especialista em Educação do Senac São Paulo, Ana Luiza Marino Kuller, a formação técnica tem papel determinante.

Terra

Aprendizado ao longo da vida: Senac aposta na educação para todas as idades

Longevidade é a palavra que pauta o futuro do brasileiro que, hoje, vive muito mais tempo que seus antepassados e segue movimentando um mercado dinâmico e exigente. É exatamente por isso que pensar no aprimoramento e na evolução da vida profissional torna-se cada vez mais necessário.

Terra

Ensino Superior

À espera do STF, cursos de medicina proliferam com pressão por qualidade

Mesmo com moratória para frear abertura, país ganhou 75 graduações na área e número quase dobrou desde 2010
Instituições de ensino superior aguardam uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o futuro dos cursos de medicina no país. Foram apresentadas à corte duas ações opostas, e a sentença definirá quais critérios devem ser seguidos na abertura de novas graduações.

Folha de São Paulo

Associações e estudantes pedem nova avaliação dos cursos de medicina

Folha de São Paulo

Sonho leva 1,2 milhão de pessoas com mais de 40 anos ao ensino superior

Porcentagem de universitários nesta faixa etária cresceu 93,84% em 12 anos. Pressão por qualificação e atualização no mercado de trabalho puxam avanço
As histórias de Luciana, Maria Helena, Patrícia Linares, Patrícia Yokoyama, Pedro Luiz, Tania Cristina e Raquel têm como ponto em comum a escolha ou a possibilidade de ingressar numa graduação depois dos 40 anos. Os números contam que não são casos isolados: dos 8,9 milhões de matriculados no ensino superior, 1,2 milhão tem 40 anos ou mais de idade, de acordo com o último Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Terra

Lula anuncia nova universidade federal em SP e inauguração de campus em Osasco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou inaugurações e obras para a ampliação da rede de universidades federais em São Paulo nesta segunda-feira, dia 1.º de maio, durante o ato unitário de comemoração ao Dia do Trabalho organizado pelas centrais sindicais, no Vale do Anhangabaú. Além da ampliação de duas universidades existentes, Lula prometeu a inauguração de uma nova unidade de ensino superior até 2026.

Terra