Se não pode com eles, junte-se a eles? Como a inserção de inteligência artificial nas aulas pode facilitar processos e estimular as habilidades leitoras dos estudantes
Ainda existem aqueles que resistem ao uso da tecnologia no ambiente escolar. Alguns cuidados no uso das tecnologias são necessários, contudo, impedir que elas entrem e façam parte das aulas é algo praticamente impossível. A bola da vez é a inteligência artificial, tida como nova queridinha (ou o medo) de muitos professores e escolas.
(...) Nas salas de aula, principalmente quando os alunos estão despertos desde o começo da manhã, algumas cenas são comuns. Pés balançando impacientemente, cabeças escoradas sobre os braços e bocejos constantes. Com sono, eles não conseguem focar em aprender. Mas, afinal, que horas iniciar as aulas para garantir o seu melhor aproveitamento?
Desafios da EducaçãoOUTRO LADO: Inep afirma que responsabilidade é da FGV; instituição diz que troca de governo impactou cronograma
Quase quatro meses após terem concluído a correção das redações do Enem 2022, mais de 3.000 revisores ainda não receberam pelo serviço prestado. Principal porta de entrada para o ensino superior, a prova, aplicada nos dias 13 e 20 de novembro do ano passado, reuniu 2,3 milhões de candidatos no país.
A municipalização de escolas estaduais de Esteio tem gerado preocupação e manifestações contrárias de comunidades de cinco escolas. O problema foi tratado em audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada estadual Sofia Cavedon. O debate, que lotou a Câmara de Vereadores de Esteio na última semana (27/4), resultou no registro de uma ata, que manifesta contrariedade à proposta de municipalizar escolas da cidade; e que será encaminhada ao governo do Estado e a outros órgãos estaduais e municipais.
Correio do PovoA quinta-feira (4/5) começou com parte das escolas públicas da capital federal fechadas devido à paralisação dos professores. No mesmo dia, a Procuradoria-Geral (PGDF) ingressou com ação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para pedir a abusividade da greve. Mais cedo, o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) estimou que cerca de 80% dos docentes cruzaram os braços. Mas muitas escolas tiveram aula normalmente.
Correio Braziliense(...) Durante a consulta pública, a existência de lacunas no novo modelo, resultado da Lei nº13.415, foi levantada pelos especialistas. As redes de ensino implementam as mudanças desde 2022, em todo o país.
A composição dos chamados itinerários formativos, o prejuízo para a formação geral básica e os desafios para a educação profissionalizante foram exemplos citados.
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. A ideia é assegurar cuidados em saúde mental a partir da integração e da articulação de diversos serviços públicos.
CâmaraA 10ª Vara do Trabalho de Natal condenou uma escola de educação infantil e fundamental a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a uma professora que sofreu assédio moral no período em que trabalhou na empresa.
g1Há pouco mais de duas semanas, um jovem de 13 anos invadiu a escola em que estudava e esfaqueou três colegas em Santa Tereza de Goiás (GO). O episódio foi o quarto ataque à escola registrado em um período de menos de 15 dias no país, o que deixou inúmeros questionamentos aos brasileiros: o que levaria um jovem a cometer tal atrocidade? A pergunta pode ser ainda mais perturbadora: A educação teria falhado no Brasil?
Para responder a essas perguntas e entender o aspecto psicológico envolvido nos ataques recentes às instituições educacionais, o portal da TV Cultura elencou algumas das principais informações debatidas no cenário nacional e conversou com uma doutora da Universidade de São Paulo (USP) especializada em psicologia escolar.
Quase metade das crianças e dos adolescentes brasileiros não têm as suas redes sociais verificadas pelos pais. São 47% dos internautas de 9 a 17 anos que usam essas mídias sem acompanhamento. Além disso, 42% dos usuários de internet dessa faixa etária não têm e-mails e trocas de mensagens verificados pelos responsáveis, assim como o histórico de sites visitados e os amigos e contatos adicionados às redes sociais.
Folha de São PauloAções de empresas educação despencaram após uma delas divulgar que ChatGPT estava afetando crescimento de clientela
A corrida da IA (inteligência artificial) já tem perdedores. Nesta semana, empresas de educação negociadas nas bolsas de valores de Londres e Nova York viram centenas de milhões de dólares serem eliminados de suas avaliações após a Chegg – empresa estadunidense que fornece ajuda online a estudantes para trabalhos de redação e matemática – divulgou que o ChatGPT estava afetando o crescimento da clientela.