Notícias de Educação - 12/mai/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Verificar informações é algo que deve ser aprendido na escola

Pouco mais da metade das crianças e adolescentes afirma dominar essa habilidade
Podemos não lembrar exatamente qual letra ou termo designa a geração atual –afinal, são muitas as definições–, mas há um senso comum quando se fala das habilidades dessas crianças e jovens que estão crescendo com acesso ininterrupto ao TikTok e aos conteúdos de influenciadores digitais: a ideia de que eles sabem e entendem como usar as plataformas digitais muito melhor do que os adultos de suas famílias. Como se esse conhecimento fosse algo inato a esses nativos digitais, que "já nasceram sabendo". Esse é um mito que precisa ser desconstruído, e quem nos mostra isso são os próprios jovens.

Folha de São Paulo

Dicas

Jogo pedagógico ensina crianças sobre a violência e o abuso sexual

Uma das melhores formas de ensinar crianças e adolescentes em tempos de globalização e avanço tecnológico é através dos jogos digitais, tabuleiros e da gamificação. Entretanto, como debater assuntos importantes, delicados e necessários, como violência e abuso sexual, para que esse público compreenda as formas de se proteger e denunciar? A Visão Mundial lançou um jogo pedagógico, inspirado no livro de mesmo nome, chamado “Não me toca, seu boboca”. O objetivo do jogo é ensinar crianças e adolescentes a diferenciar carinho de assédio de forma criativa sobre partes do corpo, limites e sobre como buscar ajuda caso presencie ou sofra alguma situação de abuso ou violência sexual.

Sagres

Tecnologia

Linha do tempo: História da inteligência artificial na educação

Linha do tempo destaca marcos históricos da aplicação da inteligência artificial na educação -- no Brasil e no mundo
(...) Como veremos a seguir, as primeiras aplicações de inteligência artificial na educação tiveram como foco a criação de Sistemas Tutores Inteligentes (também conhecidos pela sigla STI). Após este pontapé inicial, é a partir dos anos 1980 que pesquisadores passam a explorar com mais afinco o potencial da tecnologia, sempre com o argumento de personalizar o ensino e adaptá-lo às necessidades individuais dos estudantes.

Porvir

Gestão

Redes sociais e escolas: como fazer uma gestão adequada?

As redes sociais se tornaram mais um elemento para o qual a gestão escolar precisa estar atenta. Afinal, os espaços online podem ser, em muitos casos, os que geram crises que estouram dentro e fora de sala de aula. O debate tem sido permeado pelas consequências do extremismo nos últimos meses e pelos riscos que a internet pode oferecer a crianças e adolescentes – o que ocorre no digital não está totalmente descolado das vivências físicas.

Porvir

Para debatedores, ensino público de qualidade passa pela articulação entre União, estados e municípios

Participantes de seminário sobre o Sistema Nacional de Educação, promovido pela Comissão de Educação da Câmara nesta quinta-feira (11), afirmaram que a implantação do sistema, com a cooperação entre União, estados e municípios, é o caminho para garantir a universalização do acesso ao ensino de qualidade, respeitando a diversidade do país, mas procurando superar as dificuldades provocadas pelas desigualdades regionais.

Câmara

Novo PNE será tema de audiência na Comissão de Educação

Senado

Governo aumenta em mais de 1 milhão vagas em escolas de tempo integral

O governo federal lança nesta sexta-feira (12) programa que visa aumentar em mais de 1 milhão o número de estudantes em escolas de tempo integral. O lançamento ocorrerá no Centro de Eventos de Fortaleza, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Terra

Educação manda 10 mil alunos do ensino médio para a EJA em Goiás

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) retirou ao menos 10 mil alunos do ensino médio regular e os remanejou para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) após o fechamento de turmas noturnas de escolas estaduais. A mudança teve início neste mês de maio, e tem sido implementada principalmente em unidades de Goiânia e Aparecida, em meio ao ano letivo.

O Popular

Profissionais da Educação

Após 9 anos sem concurso, SP lança edital para contratar 15 mil professores; veja datas e salários

O governo de São Paulo publicou nesta quinta-feira (11) edital para concurso público que vai contratar 15 mil professores efetivos para atuar nas cerca de 3.500 escolas estaduais paulistas. O estado estava há nove anos sem abrir seleção para docentes da educação básica.

Folha de São Paulo

Professores do DF decidem dar continuidade à greve da categoria

Em assembleia feita na manhã desta quinta-feira (11/5), os professores da rede pública do Distrito Federal votaram e decidiram pela manutenção da greve, que ocorre já há uma semana. Na última quarta-feira (20/5), representantes do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) se reuniram com a secretária de educação, Hélvia Paranaguá, para a qual apresentaram as reivindicações dos docentes.

Correio Braziliense

Professores da rede pública do RJ anunciam greve

Os professores e funcionários da área administrativa da rede estadual de ensino do Rio decidiram, em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (11), entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira, (17). A categoria aprovou, também, a realização de assembleia na quinta-feira, (18), às 14h, no Largo do Machado, zona sul do Rio. Em seguida, será feita uma passeata rumo ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual.

Carta Capital

Inclusão

Internet: acesso desigual afeta qualidade do ensino

Menos da metade (44%) da média dos jovens entre 9 e 17 anos têm acesso à Internet na escola. Nas classes A e B, na mesma idade, 56% navegam na rede. Os dados, da pesquisa divulgada neste mês (em 3/5) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), revelam mais uma forma de discriminação social no país, capaz de interferir na formação de alunos e gerar desequilíbrio na concorrência para acesso à universidade e ao mercado de trabalho.

Correio do Povo

Política educacional deve favorecer inclusão de aluno com deficiência, aponta debate

Especialistas defenderam nesta quarta-feira (10) o aprimoramento da política educacional inclusiva na própria rede regular de ensino, independentemente do apoio a organizações da sociedade civil que prestam apoio a esse tipo de aprendizado.
Segundo eles, é necessário fortalecer o sistema nacional inclusivo e reforçar as dotações orçamentárias do setor, visando à formação de professores, estratégias para atender a singularidade dos estudantes, elaboração de metodologias e material de ensino específicos e transporte escolar adaptado, entre outras ações que favoreçam a superação de barreiras que ainda reforçam a discriminação, o racismo e o preconceito.

Senado

Leis e políticas

Senador protocola PEC para que estudante pague FIES depois de empregado

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) reuniu 27 assinaturas e protocolou na tarde desta quinta-feira, 11, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para propor que estudantes do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) comecem a pagar o financiamento apenas quando tiverem vínculo empregatício e renda. Atualmente, a dívida começa a ser paga logo após a conclusão do curso.

Terra

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil perde R$ 220 bilhões a cada ano por causa de evasão no Ensino Médio

A evasão escolar no Ensino Médio provoca prejuízo de R$ 220 bilhões por ano à economia brasileira. O dado consta no estudo Combate à Evasão no Ensino Médio - Desafios e Oportunidades, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Terra

Policiais e jurídicas

Após comprar 37 escolas em SP, grupo chileno enfrenta processos e revolta dos pais

O grupo chileno Vitamina, que desde 2019 adquiriu 37 escolas particulares de educação infantil em São Paulo, enfrenta agora uma série de ações judiciais devido a problemas de pagamento de professores e aluguéis, além de reclamações por parte de pais relativas ao atendimento das crianças de zero a 5 anos

Terra

Secretaria de Educação vai fiscalizar escolas de SP vendidas a grupo do Chile

Terra

Violência

Indenizações às vítimas de ataques a escolas são baixas e pouco abrangentes

Estados e municípios são responsáveis por ressarcir alunos e professores após violência
Para evitar uma onda de ações judiciais diante do aumento ataques a escolas, estados e municípios onde ocorreram essas violências têm se adiantado para propor acordos de indenização às vítimas. Os valores de reparação, no entanto, têm sido baixos e não abrangem todos os afetados, segundo especialistas.

Folha de São Paulo