Notícias de Educação - 15/mai/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Saiba como usar a programação neurolinguística na educação

(...) Já reparou como um mesmo pedido pode gerar respostas diferentes, dependendo do jeito que ele é feito? Por exemplo, se em vez de falar: “vamos tomar banho”, você perguntar: “qual brinquedo você quer levar para a banheira?”, você criará uma escolha para a criança e, com isso, ela tenderá a reagir com menos resistência à hora do banho. Isso porque se rompe a barreira inicial, que é a ideia de parar de brincar para ter tal momento de higiene.
(...) Assim como acontece com a hora do banho, os estudos nem sempre são o momento preferido dos pequenos, não é? Então, a programação neurolinguística ajuda a condicionar uma atitude mais positiva e produtiva da criança em relação às tarefas escolares.

Catraca Livre

Como fornecer feedbacks satisfatórios, individualizados e ágeis?

Reservar um momento para fornecer feedbacks é essencial na rotina dos professores. Essa prática permite aos alunos entenderem o que precisam melhorar e como está sua compreensão sobre o conteúdo.
O objetivo é ir além das avaliações tradicionais. Uma análise mais global sobre o desempenho, considerando a participação em sala de aula e comportamentos extraclasse, por exemplo, pode contribuir para a formação dos estudantes.

Desafios da Educação

Dicas

Casa da Ciência lança podcast voltado a alunos da educação básica

A Casa da Ciência lançou em abril o podcast Papo de Ciência, cuja missão é despertar o interesse dos jovens pela área científica. Quatro episódios já estão disponíveis no YouTube.

Fapesp

Tecnologia

Inteligência artificial: da ficção para a sala de aula!

O campo da ciência que estuda o processo de aprendizagem das máquinas executando atividades humanas, conhecido como inteligência artificial (IA), nunca esteve tão inserido no dia a dia das pessoas. Hoje ela está em inúmeras soluções, nos aplicativos, em apps de trânsito, nas câmeras de vigilância e, dentre outros, no reconhecimento facial. A inteligência artificial se faz presente também nas escolas, um desafio para professores na forma de agregá-la ao processo de ensino.

Folha Vitória

Gestão

Sete em cada 10 secretarias municipais de educação descumprem lei que obriga ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas

Das mais de mil secretarias de educação pesquisadas no país, 71% não realizam nenhuma ação nem desenvolvem projetos esporádicos, e apenas 29% têm programas estruturados.
(...) Uma lei federal de 2003 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino públicas e particulares no país. Mas um estudo mostra que as escolas ainda estão muito longe dessa realidade.

JN

Governo Lula vai destinar R$ 4 bilhões para obras paradas da educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na noite dessa sexta-feira (12/5), a Medida Provisória (MP) que vai possibilitar a retomada de 3.585 obras escolares que foram paralisadas ou estão inacabadas no país, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A MP tem como objetivo criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino, recebendo um investimento de quase R$ 4 bilhões nos próximos quatro anos, entre 2023 e 2026.

Estado de Minas

Falta de estrutura prejudica aprendizagem no Rio Grande do Sul

Para a garantia do acesso pleno à educação de qualidade, promover espaços que incentivem o estudo e assegurem a segurança dos alunos é essencial. Entretanto, recentes levantamentos revelam que a falta de estrutura em escolas públicas é realidade alarmante.(...)
No RS, dentre as 2.311 escolas estaduais (exceto prisionais e militares), o governo classificou 176 instituições da rede em situação de urgência; e 1.898 estão com necessidades de maior complexidade.

Correio do Povo

75 anos de ensino ameaçados? Por que a Fucam teme projeto do governo de MG

Ex-alunos e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), estão em meio a um impasse envolvendo a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), entidade responsável pela formação de mais de 2 mil crianças e adolescentes na zona rural do estado. Com 75 anos de história, a fundação entrou na mira do governo Zema, que propôs a incorporação de suas atividades pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). Servidores e ex-alunos da instituição questionam a medida e afirmam que isso significará a extinção da entidade. O futuro da Fucam será decidido, no próximo mês, em plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Estado de Minas

Estatística, pesquisas e estudos

Um terço dos professores brasileiros trabalha com mais de 300 alunos por ano

Excesso de estudantes e carga de trabalho dificulta a melhoria dos baixos resultados educacionais
(...) O grande número de alunos torna mais difícil para os professores identificar dificuldades pedagógicas, fazer adaptações para as necessidades de cada um e perceber situações externas que refletem no desempenho e no comportamento de crianças e adolescentes, como violência doméstica, abuso, abandono.

Folha de São Paulo

Avaliação

Fuvest estuda alterar nº de questões e formato da redação; veja o que pode mudar

Documento interno produzido pela Fuvest revela possíveis modificações no vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Os candidatos que realizarem as provas em 2024 para ingresso em 2025 poderão se deparar com algumas mudanças, mais questões interdisciplinares, redação com outros gêneros textuais, lista de obras obrigatórias com livros de não ficção e novo modelo para preenchimento de vagas. Essas são recomendações da Fuvest, que ainda serão avaliadas pelo Conselho de Graduação da USP (CoG).

Terra

Discriminação

13 de maio: a importância das práticas antirracistas nas escolas

Historiador fala sobre a importância da comunidade escolar adotar práticas antirracistas efetivas como combate ao racismo
(...) A partir do movimento negro, o dia 13 de maio se tornou também o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo. Com isso, a data deixa de ser uma celebração da Lei Áurea e é considerado um dia de lembrar a luta das pessoas negras ao longo do tempo. Nesse sentido, Léo destaca a importância das escolas compreenderem a discussão sobre o racismo e entenderem o contexto de datas como o 13 de maio.

Brasil Escola

Como abordar na escola os 135 anos da abolição da escravidão?

Escolas Exponenciais

Universidade de Lisboa investiga denúncia de xenofobia contra estudantes brasileiros

Quatro anos depois de ser o palco de um episódio em que estudantes portugueses ofereciam pedras para serem atiradas contra brasileiros, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal, anunciou na sexta-feira, 12, ter aberto um processo disciplinar para investigar novas denúncias de xenofobia.

Terra

Ensino Superior

'Não dá para o Fies sair de 100 mil alunos para 800 mil da noite para o dia', diz Yduqs

Eduardo Parente, presidente da Yduqs, dona da Estácio, acha que Lula precisa garantir para o Fies, o programa de financiamento do ensino superior, o mesmo peso e reconhecimento de que desfrutam o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Enquanto isso não ocorre, a Yduqs amplia a oferta de cursos semipresenciais para driblar as restrições no financiamento do ensino superior.

Folha de São Paulo

Eventos

MEC participa do Fórum Mundial da Educação

O Ministério da Educação (MEC) representa o Brasil no Fórum Mundial da Educação (EWF) de 2023, nesta segunda-feira, 8 de maio, em Londres (Inglaterra). O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participará de plenária no evento, abordando o tema “Como as tendências internacionais na educação estão mudando e como estão moldando a educação? Como os sistemas educacionais estão respondendo a tais mudanças?”
Camilo Santana terá, ainda, reunião bilateral com o Vice-Ministro para Escolas do Ministério da Educação do Reino Unido, Nick Gibb, no Ministério da Educação do Reino Unido. Na pauta estão discussões sobre o pensamento computacional e educação digital, a alfabetização e combate à evasão escolar.

MEC