O processo de ensino e aprendizagem não passa somente pelo domínio de assuntos e conteúdos. Ele é, sobretudo, a construção de competências e habilidades que vão ser utilizadas ao longo da vida – como a capacidade de refletir a respeito de uma situação-problema e buscar formas de solucioná-la. Dentro dessa perspectiva, a investigação científica e as atividades de pesquisa têm o potencial de cumprir esse objetivo e podem ser exploradas em diferentes componentes curriculares durante toda a trajetória escolar.
Nova EscolaEntre os anos de 1990 e 2000, os resultados de avaliações de desempenho escolar, relatórios escolares e outras publicações estadunidenses constataram que as disciplinas em que os estudantes apresentavam pior desempenho eram Ciências e Matemática. A principal consequência desse baixo desempenho era o pouco interesse dos jovens em seguir carreira em áreas relacionadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Isso poderia, em um futuro próximo, desencadear uma escassez de profissionais qualificados nessas áreas. Nesse contexto, surge o STEAM – acrônimo em inglês para as áreas de Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)
Gazeta do PovoPrimeiro painel da série de eventos 'Reconstrução da Educação' discute saídas para enfrentar lacunas de alfabetização deixadas pela crise da covid-19
Não haverá um único caminho para suprir o déficit de alfabetização no Brasil pós-pandemia, mas vários. A recomposição da aprendizagem entre crianças e adolescentes, segundo especialistas, deve considerar particularidades de cada ambiente e as desigualdades sociais.
Professora da educação infantil incentiva o manuseio dos livros, a brincadeira e a interação dos pequenos em um ambiente acolhedor para estimular a experiência leitora na primeira infância.
PorvirO governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), está em Lisboa e fez uma apresentação nesta segunda-feira na Câmara de Comércio Brasil-Portugal que teve como um dos destaques o sistema de reconhecimento facial que vem sendo usado nas escolas da rede estadual.
VejaA Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizou a primeira audiência pública do ciclo de debates sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que expira no ano que vem. A iniciativa é do presidente da CE, senador Flávio Arns (PSB-PR). Os debatedores destacaram a necessidade de se fazer um diagnóstico preciso sobre a situação da educação no país para detectar desigualdades.
SenadoUm dos maiores desaios de sistemas educacionais em todo o mundo é alocar os melhores professores nas escolas onde estão os alunos que deles mais precisam. Trata-se de um princípio básico de equidade, e é difícil encontrar quem, em teoria, se opõe a ele. Colocá-lo em prática, porém, não é simples, entre outras razões, porque os estabelecimentos que concentram estudantes de menor nível socioeconômico, em geral, estão localizados em periferias, bairros pobres ou áreas remotas. Um estudo divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento contribui para o entendimento deste problema, ao identificar quais as características das escolas da rede municipal de São Paulo que mais atraem ou afastam professores.
O GloboO governo federal está formulando um documento para a implantação da Política Nacional de Educação Midiática. A informação é do secretário nacional de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, João Brant.
“Vamos lançar nas próximas semanas um documento-base para essa discussão de política de educação midiática para consultas e audiência pública”, disse Brant, ao participar de audiência pública virtual realizada.
Um projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra em João Pessoa (PB) foi aprovado na Câmara dos Vereadores, na última quinta-feira (11). A proposta veda a flexão neutra de gênero e número nas palavras em escolas municipais e particulares, estabelecimentos públicos municipais e em concursos públicos do município.
Gazeta do PovoNúmero dos jovens de 14 a 24 anos que trabalham passou de 18,6 milhões em 2021 para 17,6 milhões em 2022
(...) Os dados mostram uma queda brusca de trabalho e procura de emprego a partir de 2020, ano em que a pandemia começou. Porém, o estudo mostrou uma boa notícia para o desenvolvimento do País: 55% deles voltaram a estudar. As razões pela troca entre emprego e escola podem ser os salários mais baixos para os jovens e o aumento de programas de transferências de renda.
As histórias de empreendedores de sucesso, responsáveis por abrir empresas desruptivas que mudaram o curso da história – como Apple, Google, Tesla e Facebook, só para ficar nos exemplos mais triviais – costumam inspirar jovens em todo mundo. No Brasil, no entanto, graças à burocracia excessiva, legislações arcaicas e falta de acesso a financiamento, esses exemplos tendem a figurar apenas no olimpo das aspirações. Soma-se a todos esses fatores, uma contradição observada nas universidades brasileiras: ao mesmo tempo que a maioria dos estudantes tem alguma característica empreendedora, apenas uma pequena parte acredita que a universidade é capaz de desenvolver conhecimentos e habilidades suficientes para incentivar a abertura do próprio negócio.
VejaInvestimento em pesquisa no país caiu 60% em 8 anos, e a maioria das instituições piorou no ranking. USP segue a melhor da América Latina
O novo ranking das 2.000 Melhores Universidades do Mundo, feito pela consultoria Center for World University Rankings ( CWUR), aponta que o Brasil enfrenta dificuldades para competir com instituições internacionais: das 54 brasileiras presentes na lista, mais da metade caiu de posição em relação à edição do ano passado. Enquanto 23 melhoraram suas colocações, duas mantiveram seus resultados e 29 caíram. Neste ano, 20.531 universidades de 95 países foram avaliadas.
Dados do Pirls (sigla em inglês de Progress in International Reading Literacy Study) divulgados nesta terça-feira, 16, mostram o Brasil à frente somente de Irã, Jordânia, Egito e África do Sul em um ranking que avaliou em 57 países a capacidade de alunos do 4º ano do ensino fundamental de leitura e compreensão de textos. Também participaram do exame oito nações/cidades chamadas de “benchmarking” pelos organizadores.
O Estado de São Paulo(...) A obra da professora baiana aborda problemas do ensino eurocêntrico, que ignora ou estereotipa registros dos saberes usados por sociedades africanas e ameríndias, por exemplo, e levanta a importância de temas como a branquitude e o racismo na sociedade brasileira.
Folha de São PauloA Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc/RJ) lançou, nesta segunda-feira (15), a ferramenta "Registro de Violência Escolar (RVE)", uma medida para ampliar a prevenção à violência no ambiente escolar.
O serviço será disponibilizado na plataforma Conexão Educação e vai possibilitar que as unidades escolares registrem, de maneira fácil e rápida, as situações de conflito ou eventos de risco na rotina escolar.
O novo Plano Nacional de Educação (PNE), que definirá metas e estratégias para o período de 2024 a 2034, tem enormes desafios para superar as desigualdades estruturais que marcam a sociedade brasileira. Desigualdades que, especialmente no acesso à educação, foram ainda mais agravadas pela pandemia de covid-19. Essa análise foi o destaque de audiência pública da Comissão de Educação (CE) nesta segunda-feira (15).
Senado