Notícias de Educação - 22/mai/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Educação midiática para a construção de um ambiente escolar seguro

Onda de violência nas escolas impulsiona desinformação e medo
(...) Embora os episódios de violência extrema exijam iniciativas imediatas como as citadas, não podemos perder a oportunidade de discutir nossa responsabilidade diante do compartilhamento desse tipo de conteúdo. Na ânsia de alertar familiares e amigos, muitos acabam distribuindo informações imprecisas e descontextualizadas. Mesmo no ambiente virtual, o medo interfere nas relações. A habilidade de analisar criticamente o que chega em nossas mãos, competência desenvolvida pela educação midiática, é essencial para combater os boatos sobre ataques nas escolas.

Gazeta do Povo

A importância do autoconhecimento na educação

Diante de tantos avanços tecnológicos, como será o mercado de trabalho nos próximos anos? A recente edição do relatório The Future of Jobs, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, traz algumas considerações interessantes acerca do assunto. Por exemplo: das 10 habilidades mais valorizadas pelos empregadores, nove são soft kills, as chamadas competências socioemocionais. E, em meio a elas, destaca-se o autoconhecimento.

Desafios da Educação

Como a cultura de paz pode tornar as escolas mais seguras?

Alunos com crises de ansiedade, educadores com depressão e uma onda de violência nas escolas. No pós-pandemia, essa tem sido a realidade de muitas instituições de ensino, que buscam alternativas para cuidar da saúde mental da comunidade escolar. E entre um dos possíveis caminhos tornar esse cenário mais positivo está na cultura de paz.

Escolas Exponenciais

Projetos

Do oxente para o uai: um intercâmbio de saberes entre estudantes de Minas e Pernambuco

Professora do ensino fundamental trabalha história, arte e língua portuguesa por meio da troca de saberes e de materiais entre duas escolas de estados diferentes
A distância entre Carpina (PE) e Montes Claros (MG) é de mais de 1,6 mil quilômetros. Via BR-116, são quase 25 horas de estrada. Mas para as turmas do 5º ano da Escola Municipal Bela Vista, em Pernambuco, e da Escola Professora Hilda Carvalho Mendes, em Minas Gerais, a lonjura não representa qualquer problema. Melhor ainda: rendeu uma troca de cultura e de saberes inédita para os estudantes.

Porvir

Tecnologia

ChatGPT atropelou a educação brasileira?

"Podem usar o ChatGPT, mas melhorem o texto que ele fizer", avisam professores em sala de aula, agora que a ferramenta de inteligência artificial se popularizou. O fato foi relatado em faculdades privadas, mas não é preciso muito esforço para imaginar como a onda atinge os ensinos fundamental e médio. É a ponta do iceberg da revolução tecnológica.

Folha de São Paulo

Sim, a IA pode interferir no desenvolvimento das crianças

(...) Mas a grande preocupação dos pais é: até onde vai o benefício da Inteligência Artificial na vida e no desenvolvimento das crianças?
(...) “A China desenvolveu um adereço de cabeça que permite que pais e professores possam monitorar os alunos. De acordo com uma luz, o adereço sinaliza se a criança está prestando atenção na aula ou não, tudo isso com o consentimento dos pais e responsáveis. Mas deixar os filhos serem monitorados na escola pela Inteligência Artificial ainda assusta muita gente”, diz o especialista.

Terra

Gestão

Professores apontam falta de estrutura e de recursos em escolas públicas do país

Situação precária dificulta trabalho pedagógico e desmotiva alunos, segundo docentes
Mais da metade dos profissionais que atuam em escolas públicas do país considera que os recursos financeiros e pedagógicos recebidos pelas unidades são insuficientes para que seu trabalho possa ser feito de forma adequada.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Estudo mostra quem são os professores mais afetados pelo burnout: ‘Gastava tudo em remédio’

Aproximadamente um terço dos professores da educação básica sofre da síndrome de burnout, segundo estudo feito na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Salários defasados, violência nas escolas e pressão por resultados estão entre os fatores que contribuem para a aumentar o estresse no exercício da docência.

O Estado de São Paulo

Inclusão

'Chegamos sem saber o que fazer e vamos meio que no autodidata', afirma estudante cotista da USP

(...) Ele faz parte do mesmo perfil dos 5.714 alunos da rede pública que entraram em uma das 10.662 vagas da mais importante universidade da América Latina. O número significa 54,1% do total e fez de 2023 o ano mais inclusivo da história da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).
(...) Mas vale lembrar que, segundo dados fornecidos por Gustavo Monaco, diretor-executivo da Fuvest, esses ingressantes ainda são apenas 4% dos aprovados entre os 50% de vagas de cursos de ampla concorrência.

R7

Leis e políticas

Novo ensino médio segue indefinido e longe das salas de aula

Passados mais de 60 dias desde a suspensão do calendário de implementação do novo ensino médio, pouco se sabe sobre os rumos dos estudantes brasileiros acerca do modelo de ensino. Só na última semana, a questão foi tema de audiência pública na Câmara dos Deputados e no Senado, dividindo opiniões sobre uma revogação, manutenção ou ajuste da determinação de 2017. Fato é que o novo retrato da educação brasileira ainda deve passar por uma série de discussões antes de ter novos desdobramentos.

Correio Braziliense

Novo ensino médio: MEC começa hoje a ouvir alunos e professores em pesquisa por WhatsApp

R7

Brasil precisa de educação digital nas escolas, diz Malala em visita ao Rio

Ativista e escritora afirma que big techs e usuários têm que ser responsabilizados por como usam suas redes sociais
Em sua segunda visita ao Brasil, Malala Yousafzai mostra interesse nas discussões políticas do país, inclusive à de como os brasileiros têm usado as redes sociais. Para a ativista e escritora paquistanesa de 25 anos que venceu o Nobel da paz, educação digital é a principal ferramenta para o combate à desinformação na internet.

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

Universidade Federal do Amapá apura suposta apologia do nazismo

Um professor do curso de enfermagem da Unifap (Universidade Federal do Amapá) foi denunciado por alunos em redes sociais após entrar na sala de aula com uma garrafa d'água adesivada com um símbolo nazista.

Folha de São Paulo

Violência

Massacres são mais frequentes em escolas públicas, mas não em regiões vulneráveis, diz estudo

O estudo Ataques de violência extrema em escolas no Brasil apontou que os massacres são mais frequentes em escolas públicas, que não estão localizadas em regiões vulneráveis. (...)
Doutora em educação, Telma Vinha, coordenadora do levantamento realizado pela Unicamp, Gepem e Unesp, destacou que "as escolas atacadas estão em patamar socioeconômico mais alto, e não nas periferias."

Terra

'Escola não deveria ser um espaço de medo', diz Malala ao Fantástico em entrevista exclusiva

O contexto da fala, no entanto, não era a opressão do regime Talebã no Paquistão, o mesmo que a fez vítima de um tiro na cabeça após parar um ônibus escolar que levava meninas estudantes. Ela e Maju conversavam sobre cenas de violência registradas em escolas do Rio de Janeiro, onde só este ano mais de 250 escolas ficaram sem aula pelo menos um dia por causa de tiroteios.

g1

Questões Econômicas

Inclusão do Fundeb no limite do arcabouço fiscal compromete educação, diz consultoria da Câmara

A inclusão do Fundeb dentro do limite de gastos do novo arcabouço fiscal pode resultar em redução de outras despesas da educação, inclusive de programas como o de merenda, transporte e livro didático, indica nota produzida pela Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados.

Folha de São Paulo

Saúde & Educação

Na sala de aula, os efeitos da pandemia ainda se fazem sentir

(...) O regresso às carteiras foi se dando aos poucos e, em 2022, estava quase todo mundo de volta ao colégio. Mas a experiência a distância — mudança que abalou as pilastras do ensino de uma hora para outra, sem nenhum ensaio — marcou a turma em idade escolar, impondo a pais, mestres e à própria garotada o imenso desafio de recuperar o aprendizado que ficou para trás e retomar a rotina.

Veja

Negócios

Empresário expulso duas vezes da escola quer criar império de educação digital

Expulso da escola por duas vezes – do colégio militar e do jardim de infância –, o empresário Flávio Augusto da Silva, de 51 anos, fundador da escola de inglês Wise Up e hoje CEO da Wiser Educação, quer construir um império na educação digital. Desde 2021, já comprou cinco edtechs, empresas de educação conectadas com tecnologia, avaliadas em R$ 350 milhões.

O Estado de São Paulo

Outras do dia

Referência em educação, Japão falha ao ensinar o pensamento crítico nas escolas

Em 2018, a Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem (TALIS), implementada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) identificou que apenas 12,6% dos professores do ensino médio no Japão buscavam ensinar e desenvolver o pensamento crítico dos alunos, em comparação com uma média global de 58,1%. A lacuna, identificada em um dos países que é tido como exemplar em termos de qualidade de ensino, chamou a atenção do pesquisador Kazuyuki Nomura, da Universidade de Chiba, no Japão. Agora, seu estudo foi publicado na Educational Philosophy and Theory e se destaca ao trazer insights importantes para a compreensão do tema e a melhora da implementação desta disciplina no país.

Galileu