Notícias de Educação - 24/mai/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Como impulsionar a aprendizagem criativa na educação infantil?

As interações e as brincadeiras são as principais práticas pedagógicas da Educação Infantil, conforme preconiza a própria BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Afinal, a ludicidade e a criatividade não são apenas ferramentas nessa etapa do ensino, mas uma condição fundamental para que ela decorra de forma saudável.

Escolas Exponenciais

Proteção de crianças contra abusos depende de educação sexual sem tabu

Embora o termo leve à associação mais óbvia, a educação sexual vai muito além de ensinar crianças sobre sexo. É um processo de aprendizado em etapas, de acordo com a faixa etária, que deve abordar emoções, consentimento, limites corporais e outras questões que não se restringem às sexuais.

Folha de São Paulo

Tecnologia

Chat GPT na educação: saiba quais são os benefícios e desvantagens

Uma ferramenta capaz de responder a inúmeros questionamentos e criar diálogos virtuais com os humanos, de forma gratuita e acessível. Esse é um dos avanços tecnológicos que tem impactado e surpreendido a vida das pessoas. O Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer), que utiliza inteligência artificial, tem chamado a atenção na esfera da educação devido a grande facilidade e rapidez de interpretar e responder todo tipo de pergunta.

Folha Vitória

Gestão

Inep inicia 2ª etapa de estudo sobre alfabetização

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou a segunda parte do projeto Alfabetiza Brasil, que dará suporte a políticas do Ministério da Educação (MEC) para combater o analfabetismo escolar. Desde a última segunda-feira, 22 de maio, cerca de 20 especialistas em educação debatem as informações coletadas na primeira etapa (na qual alfabetizadoras de todas as regiões do Brasil foram ouvidas), e analisam aspectos técnico-pedagógicos para, por fim, indicarem a linha de corte nacional da alfabetização.

Inep

Alunos da rede pública de Goiás irão receber tablets e chips para acesso à internet

A entrega será feita a partir do final de maio para alunos das redes estadual e municipais, desde que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo governo. Nesse sentido, o público alvo é o de estudantes em situação de vulnerabilidade social e alunos de comunidades quilombolas e indígenas.

Sagres

Profissionais da Educação

Secretaria de Educação do DF vai cortar ponto de professores grevistas

Paralisação foi considerada ilegal por desembargador do TJDFT, que fixou multa de R$ 300 mil por dia sem aula
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) anunciou, nesta terça-feira (23/5), que determinou o corte de ponto dos professores que aderiram à greve. A paralisação da categoria já dura 20 dias.

Metrópoles

RJ: Em nova assembleia, profissionais da rede estadual de educação votam pela manutenção da greve

Profissionais da rede estadual de educação decidiram, em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (23), pela manutenção da greve iniciada há seis dias. (...) A categoria reivindica a implementação do piso nacional do magistério para os docentes e o piso dos funcionários administrativos tendo como referência o salário mínimo nacional.

O Dia

Leis e políticas

Senado segue debate acerca do novo PNE

A segunda audiência pública da Comissão de Educação do Senado Federal sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), realizada na última segunda-feira, 22 de maio, discutiu o monitoramento, o controle e o accountability no PNE 2024-2034. O Ministério da Educação (MEC) foi representado por Maurício Almeida Prado, coordenador-geral de Planos Decenais de Educação, da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase). Também participaram representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais.

MEC

Especialistas indicam metas não cumpridas no Plano Nacional de Educação

Sagres

Estatística, pesquisas e estudos

19% dos formandos em licenciaturas não querem trabalhar como professores

Cerca de um quinto dos estudantes no último ano dos cursos de licenciatura no país não tem a intenção de trabalhar como professores. Para especialistas em educação, a baixa remuneração e as más condições do trabalho docente fazem com que os concluintes busquem outras áreas para atuar.

Folha de São Paulo

Qualidade da educação estadual tem baixa aprovação, indica pesquisa

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) indicou que os estudantes, familiares de alunos e também professores têm avaliação pouco positiva sobre a qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas estaduais. A sondagem constatou ainda que a comunidade escolar considera que as salas de aula têm excesso de alunos, falta motivação e segurança e ainda criticam a aprovação automática. Segundo o levantamento, apenas 14% dos alunos dão nota máxima (9 e 10) à qualidade de ensino, percepção que fica em 19% dos docentes e apenas 11% dos familiares dos alunos (pais ou responsáveis). Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que avança para melhorar a qualidade do ensino.

Veja SP

Avaliação

Enem muda com o novo ensino médio? Diretor do MEC diz o que deve ser prioridade na prova

Competências da formação básica precisam ser o foco e não itinerários, diz Alexsandro Santos
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve avaliar formação geral básica do aluno, com as disciplinas tradicionais, como Português e Matemática, diz o diretor de políticas e diretrizes da educação integral básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro Santos. "Esse é o Enem justo, que foca no currículo comum para todo mundo", afirmou

Terra

Violência

MEC lança cartilha para enfrentamento à violência on-line

O Ministério da Educação (MEC) lançou mais uma publicação de orientações para a promoção de um ambiente escolar mais seguro. A cartilha Escola Segura: como lidar com conteúdos de violência online e conversar com crianças e jovens sobre o tema, disponível para download no Portal do MEC, visa auxiliar os diálogos para a construção de um ambiente digital mais saudável e seguro, com orientações simples e práticas. A iniciativa faz parte das ações do Grupo de Trabalho Interministerial de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas, coordenado pelo MEC.

MEC

Questões Econômicas

Arcabouço: Frente Parlamentar da Educação tenta convencer deputados a deixar Fundeb fora de teto

A presidente da Frente Parlamentar da Educação, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), intensificou o corpo a corpo na Câmara dos Deputados para retirar o Fundeb (fundo para a educação básica) do limite de despesas do projeto do novo arcabouço fiscal.

O Estado de São Paulo

Mudança em gastos mínimos com saúde e educação terá Censo como base, diz Tebet

Ainda segundo a ministra, os dados da pesquisa deita pelo IBGE devem ser apresentados em um mês
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira, 23, que o governo segue estudando mudanças dos percentuais mínimos constitucionais dos gastos com educação e saúde. A ministra citou mudanças na curva demográfica do País ao explicar a possibilidade de reavaliação da norma.

Pegn

Questões Familiares

Como ensinar organização para crianças

Tropeçar em pecinhas de Lego na cozinha, encontrar um pé de meia no sofá ou se deparar com o uniforme escolar do pequeno espalhado pela sala; achar aquele documento importante do trabalho bem no meio da cesta de brinquedos, avistar a chave do carro dentro da fruteira. Cenas como essas fazem parte do cotidiano de um lar habitado por adultos com filhos.
(...) Mas, apesar de ser uma tarefa árdua, não é uma utopia conseguir manter certa disciplina organizacional (cada família sabe a sua, o seu mínimo viável), na medida do possível, e, de quebra, ensinar organização para as crianças.

Gama

Técnico e Profissionalizante

Educação profissional busca desmitificar ideia de ser inferior a uma graduação

O Repense do último domingo (21) teve o objetivo de mostrar como a educação profissional pode abrir novas possibilidades de carreiras para jovens. Possuem menor tempo e maior acessibilidade para alunos de todas idades e classes sociais. Nesse sentido, são ótimas alternativas para quem não possui condições de realizar um curso superior. Contudo, podem servir ainda para uma maior capacitação e como forma de facilitar a entrada no mercado de trabalho.

Sagres