Uma das maiores especialistas em educação midiática do mundo, a americana Renne Hobbs pede a pais e professores que sejam curiosos e não furiosos em relação às novas mídias, numa brincadeira com o sufixo das palavras em inglês. Pesquisadora da Universidade de Rhode Island e doutora em Educação por Harvard, ela ensina docentes a fazer vídeos no TikTok e memes para engajar os alunos. E diz que os games ajudam as crianças a desenvolverem habilidades de negociação e resolução de problemas. “O que torna os games viciantes é que as crianças falham, falham, e aí obtêm sucesso e se sentem muito bem. Como seria legal se elas pudessem ir para a escola com esse mesmo sentimento.”
O Estado de São PauloNa busca por uma escola que proporcione uma educação de qualidade para seus filhos, é fundamental conhecer os diferentes modelos de ensino disponíveis. Um desses métodos é a pedagogia afetiva, uma abordagem que prioriza a afetividade como elemento central no processo de aprendizagem.
Catraca LivreTecnologias de inteligência artificial ganham força e se espalham por diversos setores, inclusive nas escolas. No entanto, para a cientista da computação Nina da Hora, robôs e inteligências artificiais não substituem o papel do professor em sala de aula.
(...) Para ela, é necessário encontrar maneiras de inserir tecnologias no ambiente escolar e a saída está em colocar professores e alunos como atores centrais nesse processo.
A agenda da gestão escolar em uma escola privada envolve várias prioridades, desde proporcionar uma melhor experiência ao estudante até lançar um projeto pedagógico inovador, estabelecer um contato próximo com as famílias e encontrar maneiras eficientes de manter as contas em ordem. Tudo isso com o objetivo de se diferenciar da concorrência, conquistar novos estudantes e evitar a evasão escolar.
Por mais que o Censo Escolar 2022 tenha apontado um aumento de 10,6% nas matrículas entre 2021 e 2022, e que o ensino privado registre um número total de estudantes próximo ao observado em 2019, antes da pandemia, o cenário continua desafiador.
Implementar a educação inclusiva é um dos principais atuais desafios dos gestores e mantenedores de escolas. Para se aprofundar sobre as necessidades da educação inclusiva na Educação Básica, a orientadora escolar de práticas inclusivas Giovana Silva Zanini Nasciben conversou com um grupo de diretores escolares.
Escolas ExponenciaisO que deve ser prioridade para reconstruir a educação após a crise dos últimos anos? Melhorar a formação dos professores, dar mais atenção à educação na primeira infância, aumentar o número de alunos no ensino integral e planejar políticas para a juventude estão entre as prioridades listadas por especialistas que participaram do Fórum Reconstrução da Educação, realizado pelo Estadão, nesta segunda-feira, 29.
TerraA secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, disse estar otimista sobre os resultados da consulta pública relacionada ao novo ensino médio. "Penso que chegaremos em um consenso", afirmou ela nesta segunda-feira, 29, na abertura do Fórum Reconstrução da Educação, realizado pelo Estadão.
TerraFinanciamento adequado, aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e metas que levem em consideração as desigualdades regionais e sociais do país devem ser levados em consideração na elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Os pontos foram elencados por especialistas em audiência pública da Comissão de Educação (CE) nesta segunda-feira (29). O debate foi coordenado pelo presidente do colegiado, senador Flávio Arns (PSB-PR).
SenadoPsicólogos e assistentes sociais que atuam em escolas devem ser classificados como profissionais da educação, com formação específica para atuar na área educacional, defenderam participantes de debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A pedido do deputado Rafael Brito (MDB-AL), a comissão realizou audiência pública sobre a implantação da Lei 13.935/19, que obriga todas as redes públicas de ensino básico a contratar esses profissionais.
Câmara(...) Fruto de parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC), conduziu uma pesquisa em que ouviu jovens de diversos cantos e identificou que as expectativas e preocupações do grupo eram bastante similares.
Em resumo, cientes das principais questões humanitárias e globais, eles têm esperança que a educação faça parte da solução para esses problemas. Segundo a pesquisa, para que o ensino superior do futuro corresponda às expectativas da juventude de hoje, ele deve ser mais acessível, inovador, sustentável, igualitário e de alta qualidade.
“Desde então, não tivemos nenhuma ocorrência. Sempre solicitamos para a direção das unidades escolares que entrem em contato com a nossa equipe de apoio ou conosco sempre que tiverem alguma ocorrência. Neste caso da averiguação das mochilas, não tivemos nenhum caso”, disse Débora Quixabeira, chefe de gabinete do Secretário Wellington Bessa.
SagresGoverno vai detalhar suspensão temporária de R$ 1,7 bilhão em despesas
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira (29) que os ministérios da Educação e da Saúde, além das "pastas menores", com orçamentos pequenos, não serão abrangidas pelo bloqueio orçamentário de R$ 1,7 bilhão que o governo deve anunciar nesta semana.
(...) Segundo uma pesquisa publicada em março deste ano, realizada pela Common Sense Media com a Universidade Brown, quase metade das adolescentes que utilizam o TikTok se sente viciada na plataforma ou a acessa por mais tempo do que pretendia.
(...) Especialistas alertam que as redes sociais afetam o cérebro ainda em desenvolvimento. Entre as consequências, jovens como Daniela podem apresentar atrasos na aprendizagem com risco potencial de criar dependência ao uso das plataformas.
(...) A mudança do sistema tradicional para o online exige determinadas mudanças e nem todos os estudantes se adaptam ao sistema. Poder assistir às aulas em casa é com certeza uma comodidade, mas exige muita disciplina e organização. Muitas mudanças ainda estão por vir na área da educação a distância, afinal ela não é perfeita, existem prós e contras.
Hora Brasil1º Seminário Internacional sobre segurança e proteção no ambiente escolar é uma promoção do Ministério da Educação, Unesco e Flacso. Evento será realizado em Brasília nos dias 20 e 31/5
Os ministros integrantes do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), instituído como estratégia de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas, abrem a programação do primeiro Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar, nesta terça-feira, 30 de maio. O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Unesco e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) com o objetivo de destacar iniciativas bem-sucedidas produzidas e implementadas no Brasil e no exterior para enfrentar a violência nas escolas, além de debater a respeito de políticas públicas integradas de proteção do ambiente escolar.
A reforma tributária nem ganhou tração, e a Frente Parlamentar pela Educação Particular (FPeduQ), lançada no início do mês, já trabalha pela redução da alíquota do setor. Um levantamento do grupo mostrou que, caso a educação privada seja tributada pela alíquota única, as mensalidades terão aumento superior a 20%.
Folha de São Paulo