Apenas 4 em cada 10 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizadas no país em 2021. É o que mostram os resultados inéditos da pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC).
Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (31) em Brasília, durante um evento com o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.
(...) Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que para o programa “Alfabetiza Brasil” serão consideradas alfabetizadas as crianças do 2º ano do ensino fundamental que atinjam 743 pontos nos testes do Sistema Nacional da Avaliação Básica (Saeb) (divididos em 8 níveis, sendo 1.000 pontos a maior nota).
Gazeta do PovoO momento em que um estudante passa a se interessar por leitura pode variar muito. Nem todas as pessoas são introduzidas ao universo leitor da mesma forma e isso tem um impacto diferente na vida de cada um.
Uma metodologia ativa que pode auxiliar os estudantes a se engajar na leitura é a gamificação. Incluir elementos de jogos, que é a proposta da gamificação, serve de base para diferentes projetos.
Com a proposta de desenvolver e compartilhar metodologias sobre o papel da comunidade escolar na prevenção e resposta a violências, a Organização das Nações Unidas (UNICEF) disponibiliza a plataforma Educação que Protege. São experiências, propostas e investimentos para garantir e fortalecer a ativa participação de crianças e adolescentes na discussão de soluções, num diálogo permanente com famílias, educadores e gestores públicos.
SagresPara chamar a atenção sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil e promover práticas antirracistas nos diferentes serviços públicos, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Promundo, lançou na última terça-feira (23) a estratégia PIA – Primeira Infância Antirracista.
SagresNo Brasil, desenvolver um mercado de trabalho tecnológico maduro esbarra, majoritariamente, em um obstáculo já conhecido: o acesso à educação. Cerca de 55% dos potenciais talentos dizem que há poucas condições para estudar tecnologia no país e 78% das startups afirmam que existe um grande afastamento entre os jovens brasileiros e as bases de conhecimento para o setor.
TerraO objetivo do projeto é diminuir o déficit na educação infantil, acabando com os sorteios e as filas por vagas nas matrículas das crianças. Neste ano, cerca de 1,7 mil crianças não conseguiram vagas nas creches da capital. Com a aprovação dos vereadores, o projeto vai para sanção ou veto do prefeito Álvaro Dias (PSDB). O custo da operação desse projeto seria do orçamento da Secretaria Municipal de Educação (SME).
g1Com o objetivo de ampliar a presença de pessoas negras no poder Judiciário, a Educafro Brasil está promovendo cursos específicos aos que passaram para a segunda fase nos concursos para a magistratura. A organização chama a atenção para o fato de que embora a população brasileira seja 56,1% negra, no Judiciário esse recorte racial é de apenas 12,8%.
Correio Braziliense(...) Na lista, ele apontou os projetos de lei que tratam do Sistema Nacional de Educação, que visa unificar normas de aprendizagem nas esferas federal, estadual, distrital e municipal, e o que define o ensino em tempo integral, que o ministro defendeu a urgência para a implementação do modelo nas instituições do país.
O Tempo(...) A proposta altera o artigo 205 da Constituição dando-lhe a seguinte redação: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, é vetor do progresso do País, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” Segundo o autor, o objetivo é estimular uma mudança cultural na forma como a educação é entendida pela sociedade.
SenadoEspecialistas projetam impactos em programas essenciais como merenda escolar e transporte, e pedem reversão no Senado
Desde que o texto do novo arcabouço fiscal foi aprovado na Câmara, parlamentares, especialistas e entidades da educação têm questionado o fato de o Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, ter sido incorporado às novas regras fiscais.
Após acompanhar a aprendizagem de 1.364 crianças matriculadas na rede pública municipal de Sobral, que é uma referência em educação no País, o estudo concluiu que os alunos que finalizaram a pré-escola em 2021 perderam, em média, um ano de seu desenvolvimento, em comparação aos que cumpriram essa etapa antes da pandemia. Isso porque essas crianças tiveram apenas seis meses de ensino presencial: com o início da pandemia, em 2020, as aulas foram suspensas e o retorno físico à escola se deu apenas em meados de 2021.
O Estado de São PauloAs políticas educacionais precisam de atualizações para prevenir e enfrentar casos de violências em ambientes escolares. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor Amorim de Ângelo, é de se esperar que problemas enraizados na sociedade, como violência e racismo, ocorram também em escolas. Ele, no entanto, acrescenta ser este o “espaço mais propício para uma virada de jogo”, por meio do desenvolvimento, também, de políticas de convivência.
EBCEstar presente na hora de fazer a lição de casa, participar de eventos e atividades propostos pela escola, ter uma comunicação aberta com os professores e a equipe pedagógica são apenas algumas formas de as famílias participarem da vida escolar dos filhos. E essa proximidade dos responsáveis com a instituição de ensino pode impactar até mesmo no processo de aprendizagem.
Escolas ExponenciaisNesta sexta-feira (2/6), às 9h, acadêmicos da Universidade Federal do RS (Ufrgs), em Porto Alegre, organizados pelo Diretório Central de Estudantes da Ufrgs (DCE/Ufrgs), vão protestar diante da Reitoria. O ato é em contrariedade à expulsão (em 3/5) de 160 alunos cotistas. A atividade integra a agenda de mobilizações, que visa reverter o desligamento do grupo.
Correio do PovoA Subcomissão do Ensino Médio (Ceensino) promoveu, na tarde desta quarta-feira (31), uma audiência pública sobre o novo ensino médio. É a terceira audiência que a subcomissão realiza sobre o tema. Durante o debate, que ocorreu de forma remota, os debatedores manifestaram visões distintas sobre o assunto. Enquanto alguns afirmaram que o novo modelo pode aumentar as diferenças sociais, outros alertaram para os riscos de uma possível revogação.
Senado