Notícias de Educação - 21/jun/2023

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Dentro da Escola

Técnicas de aprendizagem e memorização: como utilizá-las para amplificar o potencial do cérebro

Na educação, muitas técnicas de aprendizagem e memorização foram propostas com o objetivo de auxiliar na retenção de conteúdo. Cada uma usa um aspecto diferente do cérebro, que é responsável pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção. No entanto, existem princípios que são comuns a muitas dessas técnicas e servem de pilares para fornecer um ganho significativo na retenção de conteúdo.

Folha Vitória

Dicas

E-book traz sugestões para prevenir atentados violentos nas escolas

Após receber muitos pedidos de pronunciamento sobre os atentados ocorridos em diversas escolas do país, o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), programa de educação socioemocional presente em cerca de 600 escolas do Brasil, decidiu lançar um e-book gratuito, com sugestões tanto para a prevenção desses acontecimentos, como para as intervenções posteriores às violência nas escolas, o cuidado com os sobreviventes.

EBC

Gestão

A última década na educação brasileira e o fracasso do PNE

Em 2014, foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff a lei nº 13.005, que fez começar a valer o Plano Nacional de Educação (PNE). A lista de vinte metas e diretrizes para a educação brasileira deveria guiar as ações do governo federal e dos estados e municípios durante os dez anos seguintes. Entre as propostas do PNE estão erradicar o analfabetismo, oferecer o atendimento escolar universal a todos e diminuir a desigualdade educacional da população do Brasil. Porém, chegando aos últimos meses da vigência do plano, a educação brasileira não só se encontra aquém do ideal que o plano colocou para 2024 como retrocedeu em diversos aspectos.

Diplomatique

Balanço do Plano Nacional de Educação: 90% das metas não foram cumpridas

Especialistas em educação expõem dados sobre metas não cumpridas da lei (13.005/2014) que aprovou o Plano Nacional de Educação. Participantes de audiência pública nas comissões de Educação e Cultura (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) disseram que o problema não está nas metas, mas na falta de prioridade para a educação.

Senado

Os Estados que mais gastaram com educação e saúde este ano, segundo relatório do Tesouro

Os Estados do Paraná, Acre e Paraíba tiveram os maiores gastos com educação até abril deste ano, segundo dados divulgados nessa terça-feira (20) no Relatório Resumido de Execução Orçamentária com Foco nos Estados + DF, do Tesouro Nacional, referente ao 2º bimestre de 2023.

g1

Leis e políticas

Como é o ensino médio nos países ricos? ‘Ou o Brasil descobre um jeito de ser produtivo ou quebra’

Países com notas mais altas em avaliações internacionais e baixo índice de abandono da escola têm menos flexibilidade e menos opções de escolha para os alunos do que prevê o novo ensino médio no Brasil. Depois de pressões por revogação, o modelo passa por consulta pública no Ministério da Educação (MEC), que deve anunciar propostas de mudanças a partir do mês que vem.

O Estado de São Paulo

Vai a Plenário a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (20) projeto que articula a formação profissional técnica de nível médio com a aprendizagem profissional,determinando a formulação de uma política nacional para o setor. A proposta também faz mudanças no cálculo da renda para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Senado

Um dia após mortes no Paraná, comissão aprova diretrizes para a segurança escolar

Com um minuto de silêncio, a Comissão de Educação (CE) abriu os trabalhos nesta terça-feira (20) com pesar pelos dois estudantes mortos em ataque de um ex-aluno em uma escola em Cambé (PR) nessa segunda-feira (19). Na sequência, o colegiado aprovou, em primeiro turno, o substitutivo do projeto que estabelece diretrizes para garantir a segurança física e mental dos membros da comunidade escolar.

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Mulheres correspondem a 58,4% das matrículas no ensino superior

O dado faz parte dos resultados divulgados pelo Mapa do Ensino Superior, publicação organizada pelo Instituto Semesp, que utiliza dados de outras instituições relevantes no âmbito de pesquisas como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Sagres

Mais da metade dos estudantes de ensino superior em Goiás abandona os cursos

Sagres

Avaliação

Enem registra maior número de inscritos desde 2020, mas ainda fica longe do período pré-pandêmico

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que, preliminarmente, 4.673.333 pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O número representa um aumento de 8,2% em relação a 2022, quando houve 4.318.324 inscritos. Além disso, é o maior índice desde 2020, mas ainda fica abaixo do período pré-pandêmico.

Sagres

Policiais e jurídicas

Uerj: suposto desvio de R$ 789 mil para cabos eleitorais de esquerda

Os repasses, segundo o UOL, teriam sido realizados por meio de verbas previstas para um projeto de pesquisa, incluídos em “folhas secretas”, entre dezembro de 2021 e agosto de 2022. Os 73 cabos eleitorais trabalharam para políticos do PT, PV, PSB, PCdoB, PSOL e PDT. Segundo o UOL, os recursos das folhas secretas também teriam contemplado o vice-presidente do PT no Rio e a esposa dele, com remunerações de R$ 15 mil por mês.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Pandemia, cotas e grana: entenda por que a busca por financiamento estudantil cresceu 38% em 2023

Cursos tradicionais e da área de saúde ainda são os mais procurados, mas interesse por setor de tecnologia cresceu
“O aumento da demanda pelo financiamento estudantil está relacionado ao entendimento por parte dos estudantes de que a formação superior é a principal fonte para que eles consigam uma boa colocação no mercado de trabalho e, assim, vislumbrar um futuro melhor”, acredita Beto Dantas, diretor de operações do Pravaler.

R7

Eventos

Especialistas propõem pacto pelo ensino médio

O décimo Webinário com Especialistas, que ocorreu na noite de 19 de junho, no âmbito da programação da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio, instituída pela Portaria nº 399/2023, contou com a presença da diretora de Formação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Márcia Ferreira; do professor da Universidade de Goiás, Luís Fernandes Dourado; e da vice-presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Geovana Lunardi Mendes. Os três especialistas criticaram a forma como foram realizadas as mudanças no ensino médio, sem discussão com a sociedade; e destacaram a importância de um pacto entre professores e estudiosos na formulação de propostas de torno de reformulações necessárias, sobretudo no currículo.

MEC