Notícias de Educação - 27/jun/2023

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Dentro da Escola

Sócia de edtech indiana diz que ensino tradicional não morrerá tão cedo

À frente da Byju's, multinacional de tecnologia educacional, sediada em Bangalore, Divya Gokulnath defende adoção de novas ferramentas na sala de aula
Para ela, o método de ensino tradicional, unidirecional e impessoal, tornou-se ineficiente. (...) Hoje, temos aprendizado individual ao vivo, aulas em grupo e aplicativos de educação para reforço. (...) Você pode aprender online, offline, sozinho ou com o professor. Queremos que o aluno assuma o comando, que ele tenha o controle de seu aprendizado. Não queremos que os professores os alimentem, mas que os orientem — com a supervisão dos pais.

Veja

Unidades de Aprendizagem e vídeos: como usar na suas aulas

Nos últimos anos, a educação brasileira tem avançado em termos de tecnologia nos processos de ensino-aprendizagem, progresso impulsionado pela adoção de metodologias ativas e pela expansão da educação a distância (EaD).
Cada vez mais os professores buscam criar um ambiente interativo e dinâmico, no qual os alunos se sintam motivados a explorar, questionar e a construir conhecimento. Diante desse cenário, surge a seguinte questão: como preparar aulas que verdadeiramente engajem os estudantes?

Desafios da Educação

Gestão

Ensino médio: dar dinheiro a aluno reduz abandono escolar? Quanto paga cada Estado?

Pagar para os alunos se manterem na escola durante o ensino médio pode reduzir em média 7 pontos porcentuais a evasão de jovens, afirma estudo de pesquisadores do Insper. No Brasil, cerca de 20% dos estudantes não terminam a educação básica por necessidade de trabalho, dificuldade de aprendizado, falta de interesse ou gravidez na adolescência. A estimativa é de que o benefício poderia garantir que cerca de 230 mil jovens por ano permanecessem na escola.

O Estado de São Paulo

Insper vai apresentar ao MEC estudo com modelo de bolsas no Ensino Médio

Veja

Fechamento de turmas em São Paulo dificulta retorno de jovens e adultos à educação

Atualmente, São Paulo tem 1.167 salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A modalidade é fundamental para possibilitar a continuidade dos estudos, especialmente de quem precisou deixar a escola.
O tema está em debate na Câmara de Vereadores do município a partir de em levantamento, apresentado pelo vereador Carlos Celso Gianazzi, que mostra que, nos últimos quatro anos, mais de 300 turmas foram fechadas.

R7

Profissionais da Educação

Sobrecarga de trabalho afeta mais de 30% dos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

45% dos profissionais atuam em mais de uma escola, e 30%, em mais de uma rede de ensino, mostra pesquisa
Quase um terço dos professores brasileiros que lecionam nos anos finais do ensino fundamental (do sexto ao no ano) tem mais de 300 alunos por ano, segundo estudo realizado pelo instituto Dados para Um Debate Democrático na Educação (D3e) junto com a Fundação Carlos Chagas (FCC) e o Itaú Social.

Valor

Inclusão

Mais de 2,5 milhões de crianças não conseguem vaga na creche: 'Perdi o emprego', diz mãe

(...) De todas as crianças de 0 a 3 anos do país, 7,2 milhões estão fora da creche. Dessas, 2,5 milhões (34%) não estão matriculadas porque seus pais não conseguiram vaga. Outros 4,1 milhões (57%) não frequentam o ambiente escolar porque seus pais não querem — a etapa não é obrigatória. Os dados são de 2022, levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Extra

Preconceito e falta de recursos sufocam a educação inclusiva

Uma pesquisa da Associação Nova Escola com 4.745 professores de todo o País, obtida com exclusividade pelo blog Vencer Limites e pela coluna Vencer Limites na Rádio Eldorado, mostra que o preconceito e a falta de recursos ainda predominam no cenário da educação inclusiva. E que os estudantes com deficiência enfrentam forte discriminação.

O Estado de São Paulo

Por que EUA podem barrar raça como critério em universidades

A Suprema Corte dos Estados Unidos, mais alta instância da Justiça americana, deve anunciar nesta semana uma de suas decisões mais esperadas, que pode definir o futuro do uso de ações afirmativas no ensino superior do país.
Os nove juízes do tribunal deverão emitir sua opinião final sobre dois casos que contestam que os programas de admissão da Universidade Harvard e da Universidade da Carolina do Norte (UNC) levem em conta critério racial na seleção de alunos.

BBC

Questões Econômicas

Título do Tesouro voltado à educação já tem data de lançamento

A ideia é que os pais de um estudante comprem títulos ao longo de 18 anos, que funcionariam como uma poupança para o pagamento das mensalidades de uma universidade privada
O título do Tesouro Direto voltado à educação agora tem data para ser lançado. Em entrevista à BM&C, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, indicou que o produto deve chegar ao mercado no início de agosto, sendo mais uma novidade do órgão em 2023, após a boa adesão ao Renda+ para a aposentadoria.

e-investidor

Estatística, pesquisas e estudos

Rede pública concentra quase 90% das matrículas do ensino médio

O número de matrículas no ensino médio da rede pública concentra 87,7%, número oposto ao ensino superior, por exemplo, que tem mais na rede privada. De 2021 para 2022, houve um aumentou 1,2%, com crescimento de 3,9% na rede privada e 0,9% na pública.

Sagres

Quase 70% dos inscritos no Sisu são do sexo feminino

Com mais de 305 mil inscritos, a 2ª edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) conta com 66% de candidatos do sexo feminino e 34% do sexo masculino. A informação é do Ministério da Educação (MEC), com base na última apuração realizada pela pasta (no dia 23/6).

Correio do Povo

Violência

Combater atentados em escolas exige serenidade e consistência

(...) Os números mostram que passa da hora de haver articulação entre estados, municípios e governo federal para definir uma política pública ampla capaz de coibir esses atos de selvageria. A escola precisa ganhar mais espaço nas políticas de precaução contra a violência. “A escola pode ser o espaço privilegiado de prevenção de conflitos”, disse a professora da Faculdade de Educação da Unicamp Telma Vinha ao podcast O Assunto, do portal g1.

O Globo

Ensino Superior

Pandemia e EaD esvaziam cursos em universidades públicas

(...) Os números mais recentes indicam que, de fato, uma combinação de fatores pode estar esvaziando as universidades públicas brasileiras. O Mapa do Ensino Superior, que reúne estatísticas sobre as universidades brasileiras, dá razão ao professor Pierre Lucena. A edição de 2023 do levantamento foi divulgada na última terça (20) pelo SEMESP (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior), que representa faculdades e universidades privadas. A publicação mostra que a taxa de evasão na rede pública de ensino superior (a relação entre desistências e matrículas), que se mantinha estável em volta de 18,5% desde 2010, pulou para 21,7% em 2020 e 20,7% em 2021. Dentre os ingressantes de 2017, 40,3% já haviam abandonado o curso em 2021.

Gazeta do Povo

Decisões na USP indicam autocensura, diz ex-presidente do CNPq

Reuniões do Conselho Universitário da USP em que todos os mais de 100 membros votam igual em temas polêmicos, com nenhuma ou poucas discussões, revelam a existência de autocensura e o receio de ser acusado de racista e fascista. Essa é a opinião de Hernan Chaimovich, Professor Emérito do Instituto de Química da USP e ex-presidente do CNPq.

Gazeta do Povo

Faculdade de BH suspende aulas e demite todos os professores

A Unidade da Uninassau em Belo Horizonte, que funciona no antigo prédio da UniBH, no Bairro Lagoinha, Região Noroeste, pegou os alunos e professores da universidade desprevenidos ao anunciar o encerramento das atividades acadêmicas da instituição. Em uma reunião, que aconteceu na última quinta-feira (22/6), os colaboradores foram informados da decisão, assim como os alunos, em uma outra reunião.

Correio Braziliense