A educação midiática nas escolas é um direito de crianças e adolescentes contra a desinformação. Saiba o que pode ser feito em sala de aula e como a arte também ajuda a refletir sobre os impactos das fake news durante a infância.
Lunetas
Enciclopédias e dicionários eram itens bastante comuns no passado. Mas esse tipo de material pedagógico está caindo em desuso ano após ano, perdendo espaço para ferramentas com tecnologia embarcada, muito mais intuitivas e amigáveis (além de potentes em termos de possibilidades e conteúdos), que estão transformando o processo de aprendizagem.
Com isso, algumas metodologias de ensino estão se adaptando aos novos tempos. É o caso do ensino híbrido e da sala de aula invertida.
Apesar de não ser um músculo, o cérebro precisa ser exercitado para se manter saudável. Existem diversas formas de estímulos para isso, como atividades físicas e brincadeiras.
Entretanto, mesmo com o tabu da sociedade e sua associação ao vício e à violência, os jogos também são maneiras de desenvolver habilidades cognitivas e manter o cérebro saudável.
A fim de apoiar as conversas sobre identidade de gênero e orientação sexual em sala de aula, o Porvir ouviu professores e especialistas para disponibilizar uma curadoria com materiais de apoio. Confira!
PorvirO Google anunciou nesta 3ª feira (27.jun.2023) o Série de Exercícios para o Google Sala de Aula. A ferramenta utilizará IA (Inteligência Artificial) para oferecer aos educadores uma solução digital de tutoria personalizada e aprimorar o ensino dos conteúdos educacionais por meio de tarefas interativas. O anúncio foi feito durante o evento “Google For Brasil”, em São Paulo.
Poder 360País tem 433 unidades do modelo, incentivado pelo governo Jair Bolsonaro, mas de fora da lista de prioridades da atual gestão; Paraná concentra quase metade do total no Brasil
Modelo incentivado no governo Jair Bolsonaro, as escolas cívico-militares deixaram de ser prioridade na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas continuam em expansão, por iniciativa de estados e municípios. Levantamento do GLOBO mostra que 433 unidades da rede pública no país atualmente adotam o sistema de gestão compartilhada, das quais 208 foram implantadas em parceria com o Ministério da Educação e outras 225 pelos próprios estados.
Os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira (27/6), o reajuste de 12,84% nos salários dos profissionais de carreira da educação básica do governo do estado. O Projeto de Lei (PL) 822/23, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), faz uma adequação com o piso nacional da categoria previsto em lei federal, assegurando a recomposição desde janeiro deste ano.
Estado de MinasUma pesquisa da Associação Nova Escola com 4.745 professores de todo o País, obtida com exclusividade pelo blog Vencer Limites e pela coluna Vencer Limites na Rádio Eldorado, mostra que o preconceito e a falta de recursos ainda predominam no cenário da educação inclusiva. E que os estudantes com deficiência enfrentam forte discriminação.
O Estado de São PauloFortalecer a política de educação especial voltada a alunos com deficiência. É um dos objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). A iniciativa, porém, foi apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (26) em Brasília.
A titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Zara Figueiredo, abriu a reunião técnica. Reverter o cenário de evasão escolar do público-alvo da PNEEPEI, ocorrido durante a pandemia, é um dos principais desafios da educação no país.
Crianças e jovens têm o direito de estudar em instituições que respeitam suas origens. Mas às vezes os professores possuem dificuldade em lidar com a diversidade em sala de aula.
Os resultados das nossas pesquisas conduzidas na Irlanda mostraram que professores não recebem um treinamento adequado para educar de maneira intercultural.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quinta-feira (29) para discutir o Projeto de Lei 5384/20, que torna permanente a política de reserva de vagas nas universidades federais para pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e alunos de escolas públicas. A Lei de Cotas nas Universidades é de 2012 e previa uma revisão dez depois, o que não aconteceu.
CâmaraPela primeira vez, a Universidade de São Paulo (USP) entrou no "top 100" de melhores instituições de ensino do mundo, segundo os resultados da 20ª edição do QS World University Ranking (reconhecido sistema de avaliação educacional).
(...) O "salto" de 30 posições em relação a 2023, quando estava em 115º, é explicado pelo aumento na empregabilidade dos ex-alunos e pela melhora na reputação internacional da instituição.
A unidade da Uninassau em Belo Horizonte fechou as portas na quinta-feira passada (22/6), e comunicou a decisão aos alunos e colaboradores da instituição em uma reunião, que aconteceu na sede da instituição, no antigo prédio da UniBH, no Bairro Lagoinha, Região Noroeste. A universidade informou que firmou um acordo com a Estácio, para que os alunos fossem transferidos com as mesmas condições em que estudavam na Uninassau. Porém, alunos e professores não ficaram satisfeitos com a decisão.
Correio BrazilienseHá opções em USP, FGV, Insper, Fiap, FIA e Mackenzie, por exemplo; propostas evoluíram conforme demandas de mercado
Inteligência artificial, big data, internet das coisas e computação em nuvem são alguns dos conceitos que permeiam o universo da transformação digital. O processo desponta como uma tendência no mundo corporativo e também no acadêmico. Programas de pós-graduação e MBAs na área são recentes, mas têm se multiplicado
(...) O avanço de ferramentas como inteligência artificial, gamificação e interatividade são algumas das apostas para incrementar o aprendizado em modelos a distância ou híbridos.
(...) Para o professor, diante da popularização das videoconferências, reuniões em grupo, realidade virtual, inteligência artificial e plataformas digitais, a realização de um mestrado que utilize tecnologias educacionais e interativas é "totalmente factível".
(...) A primeira edição do Concurso de Boas Práticas tem como objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desempenhadas pelos órgãos e pelas entidades que promovam o aprimoramento da governança e da integridade.
O concurso, que será organizado pela Assessoria Especial de Controle Interno (AECI) do MEC, abrange todas as unidades e secretarias do Ministério, bem como as entidades vinculadas ao MEC (autarquias, fundações e empresas públicas), com exceção da AECI.