Notícias de Educação - 31/jul/2023

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Nossa palavra

Resumo das férias

No início do 2º semestre, algumas das principais notícias durante as férias de julho

Dentro da Escola

3 mitos comuns sobre aprendizagem – e como derrubá-los muda a prática pedagógica

Com um bom entendimento de como as pessoas processam informações, educadores podem usar estratégias baseadas em evidências para ajudar os alunos a aprender de forma mais eficaz
Entender como apoiar melhor estudantes pode ser confuso e complexo. Para lidar com essa complexidade, desenvolvemos teorias ingênuas e crenças não científicas (você pode chamar de mitos) sobre o que ajuda os alunos a aprender. No entanto, a ciência da aprendizagem testou muitas dessas crenças, e as evidências agora mostram que alguns dos nossos conceitos mais comuns estão errados. Esses equívocos sobre a aprendizagem podem fazer com que desperdicemos tempo e esforço instrucional ou, pior ainda, prejudiquem a aprendizagem dos estudantes.

Porvir

As técnicas mais eficientes no processo de aprendizagem

Muitas técnicas de estudos foram propostas com o objetivo de auxiliar na retenção de conteúdo no processo de aprendizagem, cada uma utilizando um aspecto diferente do cérebro. No entanto, existem princípios que são comuns a muitas dessas metodologias que é o fato delas atuarem como meio significativo na retenção de informações pelos alunos.

Folha Vitória

Por que algumas escolas estão banindo o dever de casa?

O dever de casa é uma das principais ferramentas usadas pelas escolas para estender o tempo de estudo dos alunos. No entanto, essa técnica tão tradicionalmente utilizada tem gerado controvérsia e algumas escolas acabaram com o seu uso.
Uma das principais razões por trás dessa mudança é a preocupação com a qualidade das relações familiares dos estudantes. Além disso, os defensores da abolição do dever de casa argumentam que os alunos podem adquirir conhecimento e habilidades de outras maneiras. Projetos, discussões em sala de aula, leitura independente e experiências práticas são algumas das opções.

Folha Vitória

Governo federal retoma ensino de educação sexual e reprodutiva nas escolas

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (26), que será retomado o ensino de educação sexual e reprodutiva nas escolas. Com a iniciativa, o governo federal amplia políticas que não foram abordadas pela gestão anterior, retomando temáticas como prevenção de violências e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, além de prevenção de HIV/IST nas escolas.

Folha de São Paulo

Psicanalista diz que mundo de tsunami digital requer nova educação

A revolução tecnológica é um tsunami que tornou o nosso mundo tão novo, que poderia ser chamado de “Terra Dois”. O “Terra Um”, que conhecíamos, não existe mais. Esse é o conceito do médico psiquiatra e psicanalista brasileiro Jorge Forbes, pesquisador da pós-modernidade e diretor da Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da USP.

EBC

A importância da educação em tempos de Inteligência Artificial

(...) Tendo esse panorama, fica ainda mais palpável entender por que a educação é tão importante para que as pessoas possam se adaptar às mudanças decorrentes da IA e aproveitar suas oportunidades de forma consciente e responsável. A seguir, confira mais alguns motivos.

Folha Vitória

Educação em tempos de Chat GPT deve ser colaborativa, dizem especialistas

Diante de novas influências da inteligência artificial na educação, como o Chat GPT, numa fase em que os impactos da pandemia ainda pesam, o desafio de formar pessoas requer mais colaboração de todos os envolvidos. Essa foi mensagem de especialistas no painel “Talento para as cidades – um papo sobre educação”, no Summit Cidades 2023.

NSC

Escola deve fomentar pensamento crítico para melhorar o uso de tecnologia por estudantes, diz Rossandro Klinjey

Para o psicólogo Rossandro Klinjey, não é possível ignorar a presença das tecnologias digitais, mas que a escola pode incentivar o desenvolvimento de habilidades que tornem os alunos mais aptos a utilizá-las corretamente
(...) Entre as principais competências socioemocionais a serem desenvolvidas pela escola, Rossandro ressalta o pensamento crítico como uma das mais importantes. Isso se deve à própria vivência dos estudantes e suas atuações com as redes sociais, onde acabam tendo contato com linguagem violenta e assédio de diferentes tipos.

Porvir

Transformando a educação com a hiperpersonalização

Imagine dois alunos: Maria, apaixonada por astronomia, sonha em entender os mistérios do universo. Já João adora esportes e sempre se interessou pela ciência por trás do desempenho atlético. No modelo tradicional de ensino, ambos seriam tratados da mesma maneira, com pouco espaço para explorar seus interesses particulares. A hiperpersonalização, no entanto, permite que Maria aprenda física por meio de problemas relacionados à formação das estrelas, enquanto João pode aprender a mesma disciplina estudando a biomecânica do movimento humano. Esta é a revolução que a hiperpersonalização traz para o ensino.

Folha de Londrina

Entenda como funciona nossa memória - e aprenda a usá-la de vez

(...) Se você já se perguntou como se formam as memórias e, principalmente, por que as esquecemos, o GUIA DO ESTUDANTE foi atrás dessas respostas. Seja você um estudante, um vestibulando ou um universitário, ter consciência de como funciona essa peculiar engenhoca que carregamos dentro da cabeça pode esclarecer por que esquecemos as coisas e lembramos tanto de outras.

Terra

Dicas

Aplicativo auxilia aprendizado de alunos com dificuldades para ler e escrever

Ferramenta está em fase de testes e deve chegar às escolas públicas ainda este ano para identificar necessidades desse público
Um aplicativo voltado para o ensino de alunos com dislexia está em fase de testes e deve chegar à educação pública ainda neste ano. O 'EduEdu Escola' está disponível para celulares e tables, e funciona como um recurso para ajudar o aprendizado de crianças com dificuldade para ler e escrever.

Terra

Jogos de tabuleiro ajudam a turbinar o desempenho de crianças em matemática, aponta estudo

Jogos de tabuleiro baseados em números, como Monopólio e Reversi (também conhecido como Othello), ajudam as crianças mais novas a melhorarem o seu desempenho em matemática. A conclusão é de uma ampla pesquisa publicada sobre o tema ao longo dos últimos 23 anos.

g1

Livro ensina como abordar temas tabus com crianças

(...) Temas evitados pelas famílias, seja por conformismo ou por medo de apresentar realidades duras aos filhos, são tratados no livro, que reforça que é possível dialogar sobre as mazelas da sociedade sem tirar a inocência das crianças.

Veja

Tecnologia

‘Conexões não substituem a interação humana’: Unesco emite alerta global contra o uso de celulares nas escolas

Dados de avaliação internacional em larga escala, como os fornecidos pelo PISA, sugerem uma ligação negativa entre o uso excessivo de tecnologias e o desempenho dos alunos
O problema não é somente o uso, mas como. Esta é a análise da Unesco sobre as ferramentas tecnológicas no cotidiano em sala de aula. Um relatório divulgado pela organização nesta quarta-feira 26 indica que poucas pesquisas consistentes apontam melhorias na educação com o uso do ambiente virtual.

Carta Capital

Unesco aponta problemas no uso de tecnologia em escolas: "falsa boa ideia"

Correio Braziliense

Unesco alerta para riscos do uso de celular em sala de aula

Folha de São Paulo

Europeus começam a banir celulares em sala de aula

Alguns países europeus começaram a proibir o uso de celulares e eletrônicos em sala de aula. Após a Finlândia e França anunciarem a medida, o governo holandês anunciou na terça-feira (4) que não irá permitir o uso de celulares, tablets e relógios inteligentes em salas de aula na Holanda. A proibição, tomada a partir de pesquisas acadêmicas, visa evitar as distrações dos alunos com o uso desses aparelhos e deve entrar em vigor a partir de 2024.

Gazeta do Povo

EUA: Celular em sala de aula? Redes sociais levarão processo por “indisciplina” dos alunos

Olhar Digital

O Brasil deveria banir celulares da sala de aula? Medida já existe na Europa

Terra

Celular em sala de aula: quais países já proíbem e como isso afeta a aprendizagem?

O Estado de São Paulo

Como as escolas podem lidar com crianças no celular

(...) Ter um celular é essencial para atividades da vida diária: fazer ligações, checar mensagens, tirar fotos ou fazer compras seria muito mais difícil sem eles. Dá-los para crianças, no entanto, ainda é um dilema. Não há consenso quanto ao uso dos aparelhos na infância.
O tema é amplamente discutido na educação. Professores e gestores escolares argumentam que enquanto, por um lado, os celulares podem ser usados em atividades escolares, por outro, seu uso excessivo pode impactar a saúde e o desenvolvimento infantil. Como conciliar os prós e os contras?

Nexo

Japão dá passo futurista e publica diretrizes para uso da IA em ambiente escolar!

O Ministério da Educação do Japão divulgou nesta terça-feira diretrizes que permitem o uso limitado de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, nas escolas primárias, secundárias e de ensino médio.
As diretrizes emitidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia destacam a necessidade de cautela especial quanto ao uso desta tecnologia por alunos do ensino fundamental.

Escola Educação

Escola nos EUA causa polêmica ao virar cobaia e adotar inteligência artificial que dispensa professor

Programa Khanmigo guia alunos pelo passo a passo da resolução de problemas, mas falha ao não estimular o pensamento crítico
(...) As escolas públicas de Newark estão adotando uma abordagem diferente. É uma das primeiras redes escolares nos Estados Unidos a testar o Khanmigo, ferramenta de ensino automatizada, desenvolvida pela Khan Academy, organização sem fins lucrativos cujas aulas online são usadas por centenas de distritos.
Basicamente, Newark se ofereceu como cobaia para as escolas públicas em todo o país que estão tentando distinguir o uso prático de novos bots de ensino assistidos por IA de promessas de marketing.

R7

Inteligência Artificial na Educação: 3 motivos para usar a Inteligência Artificial na educação de alunos

A inteligência artificial (IA) tem incentivado a transformação de diversos setores, uma realidade se aplica também à educação.
Com isso, inúmeras oportunidades têm surgido para aprimorar o aprendizado e tornar a experiência educacional mais eficiente, personalizada e acessível.

JC

Conheça o ClimAI, o ChatGPT brasileiro de educação ambiental

(...) O chatbot pode responder perguntas relacionadas às ciências climáticas, gestão de resíduos, economia circular, mobilidade urbana, energia renováveis e outros. A tela inicial é esta que você vê abaixo, que mostra ao usuário exemplos de perguntas possíveis, além de alertá-lo sobre limitações da versão atual – que está em estágio de desenvolvimento.

Gizmodo

Gamificação na educação: como a IA está sendo utilizada para tornar o aprendizado mais divertido e engajante!

Na era digital em que vivemos, a educação enfrenta o desafio de se adaptar às necessidades e expectativas dos alunos. Nesse contexto, a gamificação surge como uma abordagem inovadora que busca tornar o processo de aprendizado mais envolvente e motivador.

Estratégia Concursos

Gestão

Primeiros 6 meses de governo focam na reconstrução da educação

Os seis primeiros meses da atual gestão do Ministério da Educação (MEC) foram marcados por uma série de ações que visam reconstruir o Brasil por meio da educação. Com um projeto sustentado no tripé alfabetização na idade certa, escolas conectadas e ensino de tempo integral, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, iniciou sua gestão reestruturando o MEC e reabrindo as portas da Pasta a toda a comunidade educacional.

MEC

Preço de mensalidades deve subir até 12% em 97% das escolas particulares, indica pesquisa

O preço das mensalidades de 97% das escolas particulares em 10 estados brasileiros deve sofrer um reajuste de até 12% em 2024, de acordo com uma pesquisa conduzida pela consultoria Meira Fernandes, especializada em gestão de instituições de ensino, da qual o Portal Terra teve acesso.

Terra

MEC decide encerrar escolas cívico-militares e ordena desmobilização das Forças Armadas

O Ministério da Educação (MEC) decidiu pôr fim às escolas cívico-militares, implementadas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi informada através de um ofício enviado a secretários estaduais de todo o país esta semana, datado da última segunda-feira (10). No fim do mês passado, O Globo mostrou que estados vinham investindo no modelo, mesmo contra orientação da atual gestão do MEC.

Folha Pernambuco

Governo acaba com programa de escolas cívico-militares e anuncia plano de transição

Folha de São Paulo

Ao encerrar escola cívico-militar, MEC vê desvio de finalidade do Exército

Uol

Fim das escolas cívico-militares não é questão política, mas sim pedagógica, diz ministro à CNN

CNN

Verba de escolas cívico-militares será direcionada para o ensino integral, diz MEC

O Globo

"Não haverá fechamento de unidades", diz Camilo Santana sobre escolas cívico-militares

g1

Colégios militares, cívico-militares e da polícia: veja quantos são no país e entenda as diferenças entre eles

g1

Fim das escolas cívico-militares repercute entre estudantes e escolas

EBC

Direita lamenta e esquerda celebra fim de escolas cívico-militares

Gazeta do Povo

Escolas cívico-militares: decisão do governo é pouco efetiva e não acaba com militarização, dizem especialistas

g1

Em reação a Lula, 19 estados decidem manter escolas cívico-militares

Gazeta do Povo

Decisão do governo Lula afeta menos de 15% das escolas militares do país

Folha de São Paulo

Escolas cívico-militares vão continuar, apesar de Lula

Gazeta do Povo

Escolas cívico-militares têm 87% de aprovação no DF, diz governadora em exercício

g1

Os ‘excluídos’ das cívico-militares: alunos e professores denunciam excessos e pressão para deixarem as escolas

Relatos mostram que estudantes são expulsos até por uso de piercing e revelam rotina tensa entre docentes e PMs; defensor do modelo condena atitudes e diz que 'disciplina se conquista com respeito'
Pesquisadora do fenômeno da militarização das escolas e professora da UnB, Catarina Santos observa que, ao privilegiar questões que não são cruciais para a educação, como padrões estéticos, as escolas cívico-militares acabam prestando um desserviço e tendo um resultado diferente do que se espera de um ambiente propício ao aprendizado.

Extra

Ministério Público Federal vai à Justiça para impedir que colégios militares determinem ‘padrões estéticos’

Um dia depois do governo Lula determinar o fim do programa federal de escolas cívico-militares, o Ministério Público Federal (MPF) foi à Justiça para proibir que colégios militares e cívico-militares imponham “padrões estéticos e de comportamentos baseados na cultura militar”.
O objetivo do MPF é que essas unidades fiquem impedidas de determinar regras para o que não tem qualquer relação para a melhoria do ensino, como cabelos, unhas, maquiagem, tatuagem, forma de se vestir. Também pede que esses colégios se abstenham de punir os alunos em virtude da apresentação pessoal.

O Globo

CGU: verba de educação no governo Bolsonaro foi para cidades que menos precisavam

No governo Jair Bolsonaro, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deixou de lado critérios técnicos e concentrou recursos em cidades menos vulneráveis em detrimento daquelas que mais precisavam de repasses. É o que concluiu uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre o assunto, publicada em julho, analisando gastos de 2019 a 2021.

Metrópoles

Estados e municípios devem realizar diagnóstico de redes

Os estados e municípios que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada devem realizar agora um diagnóstico de suas redes, para possibilitar que o Ministério da Educação (MEC) conheça as principais ações desenvolvidas pelos entes subnacionais, em busca da garantia do direito à alfabetização das crianças. O prazo fara encaminhamento do diagnóstico termina no dia 31 de julho.

MEC

Pesquisa mostra que infraestrutura escolar contribui para a aprendizagem

Neuroarquitetura. Embora não seja novo – os primeiros registros de trabalhos arquitetônicos com foco no bem-estar mental datam de meados da década de 1950 -, esse conceito tem se tornado cada vez mais necessário para o estilo de vida contemporâneo. Diversas pesquisas evidenciam a influência do desenho e organização dos ambientes nas emoções. Agora, um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que analisou dados sobre infraestrutura e aprendizagem coletados por uma pesquisa da UNESCO, mostra que até mesmo a infraestrutura escolar tem um papel fundamental no desempenho dos estudantes.

Folha Vitória

Diante de novos investimentos, quais estratégias redes públicas devem adotar para tecnologia?

O que redes públicas de ensino precisam considerar para garantir eficiência no investimento em tecnologias educacionais
(...) Mas como garantir eficiência neste investimento? O que os acertos e erros do passado trazem de aprendizado? As escolas públicas brasileiras não estão conectadas de forma significativa à internet. Muitas delas possuem conexão, mas a internet não está disponível para a aprendizagem. E mudar esse cenário demanda atenção a conceitos chave.

Porvir

Escolas charter: A revolução silenciosa transformando a educação americana

Escolas charter têm sido assunto central em debates acalorados sobre políticas educacionais nos EUA, ora retratadas como solução para a desigualdade educacional, ora como agentes nocivos ao sistema público. Entretanto, um recente estudo do Centro de Pesquisa sobre Resultados Educacionais (Credo) da Universidade Stanford sugere uma perspectiva mais favorável às escolas charter do que seus críticos poderiam admitir.

Folha de São Paulo

Escolas charter: A revolução silenciosa transformando a educação americana

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Professores brasileiros trabalham mais que média internacional

Estudo mostra que há educadores que no mesmo ano letivo dão aula para mais de 500 alunos diferentes
Um novo estudo revela uma realidade muito cruel sobre a nossa educação e por que ela não vai sair desse terreno pantanoso tão cedo. Mas também identifica o principal caminho pra avançarmos.(...)
Ele estudou como é a atividade diária cotidiana dos nossos professores. Como elas vivem? Estafadas, esgotadas e correndo de um lado para o outro. Sim, a maioria são mulheres.

Terra

O que se perde quando um professor deixa uma escola

Rotatividade de profissionais traz impactos que vão além de questões financeiras, e incluem o rompimento de laços com a comunidade e a interrupção de projetos pedagógicos.

Porvir

Professores têm piso salarial maior do que renda de 92% dos pais de seus alunos

(...) Quando comparamos a remuneração declarada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios em 2022 dos pais de estudantes no ensino fundamental público, 92% desses pais ocupados têm remuneração inferior ao piso salarial nacional dos professores da educação básica daquele ano, de R$ 3.840.
Portanto, considerando a comparação dentro do próprio Brasil, os professores estão entre os 8% de maior remuneração. Se usarmos toda a força de trabalho brasileira, os resultados não são muito diferentes. Esquecemos como nosso país é pobre.

Folha de São Paulo

Mais de 400 municípios não pagam o piso para professores da educação básica, diz deputada

Após 15 anos da Lei do Piso Salarial, que tornou obrigatória a remuneração mínima nacional para profissionais do magistério público da educação básica, sancionada em 16 de julho de 2008, 404 municípios pelo país seguem sem pagar o piso, de acordo com um levantamento feito pelo mandato da deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP).

Brasil de Fato

Síndrome de Burnout: conheça doença que afeta 30% dos trabalhadores no Brasil

A síndrome surge como resultado de situações de trabalho desgastantes, que exigem alta competitividade e responsabilidade
(...) O relato de Isabella reflete uma realidade comum a aproximadamente 30% dos trabalhadores no País, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). Esse transtorno clínico, no entanto, não se limita ao Brasil, e é um fenômeno global.

Terra

Se você é líder, só 20% do dia será para seu trabalho; 80% são para ajudar equipe, diz especialista

Se o seu emprego for de gerente ou líder, 80% do seu dia deve ser gasto para ajudar a sua equipe, e apenas 20% fazendo seu trabalho, diz Susan Vroman, professora da Universidade Bentley, em Massachutess, nos EUA. Ela é especializada em eficácia organizacional e desenvolvimento em liderança.

Terra

Projeto que regulamenta profissão de psicopedagogo vai à CAS

O projeto que regulamenta o exercício da psicopedagogia no Brasil foi aprovado na Comissão de Educação (CE) nesta terça-feira (4). (...) Agora, o texto segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O PL 1.675/2023 define que os profissionais que podem trabalhar com a psicopedagogia são, primordialmente, aqueles que possuem diploma em curso de graduação nesse campo do conhecimento. Os formados em psicologia, pedagogia e licenciatura, que tenham concluído curso de especialização em psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas, também poderão atuar na área. 

Senado

Inclusão

Quais as chances de um aluno pobre e de um aluno rico ter um bom professor?

(...) A probabilidade de uma criança da classe alta estudar com um professor que tenha mais de 15 anos de experiência, algo crucial para o desempenho do estudante, é 30 pontos porcentuais acima do que uma da classe baixa. Com relação a um professor que tenha cursado pós-graduação, são 20 pontos porcentuais a mais. A desigualdade se aprofunda para alunos pretos, sempre em desvantagem, até entre os mais pobres.

O Estado de São Paulo

Professor pesa mais na educação de quem tem renda mais alta

Embora a renda faça diferença na educação dos filhos, pais de classes sociais opostas consideram que o sucesso profissional depende de um bom professor. Por isso, valorizam menos recursos tecnológicos e mais a capacidade de quem ensina. Apesar de ser uma unanimidade, independente da renda familiar, o papel do professor é maior para as famílias de maior poder aquisitivo.

Folha de São Paulo

Professores têm papel essencial na educação inclusiva, mostra estudo

Promover uma educação inclusiva é dever de todos nós – e os professores têm um papel fundamental nesse processo. Quando uma turma recebe um aluno com deficiência ou dificuldade de socialização, é preciso que os educadores saibam criar um ambiente em que todas as crianças se sintam acolhidas e respeitadas. Se esse esforço não acontece, nem sempre os pequenos se dão conta sozinhos de como devem agir para que o colega seja incluído nas atividades e nas dinâmicas de grupo. Por mais que tenham vontade de ajudar, elas necessitam orientação.

Crescer

Como evitar que a IA amplie a desigualdade entre as redes pública e privada de educação

É crucial promover parcerias entre os setores público e privado para garantir que a implementação da IA na educação seja inclusiva e equitativa, permitindo que todos os alunos possam se beneficiar dos avanços tecnológicos
O uso da tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na melhoria de processos e na otimização do tempo em diversas atividades. Na área da educação, a tecnologia pode ser aplicada em certos processos sem substituir a importante relação entre alunos e professores, onde efetivamente ocorre o aprendizado. No entanto, apesar dos avanços proporcionados pelos computadores e pela internet nas últimas décadas, a educação, especialmente a pública, ainda enfrenta desafios significativos.

Época Negócios

70% dos alunos de inclusão não participam efetivamente das aulas

Uma pesquisa feita pela Associação Nova Escola sobre educação inclusiva em escolas públicas e privadas no Brasil apontou que apenas 3 em cada 10 alunos com deficiência participam efetivamente das aulas. (...)
De acordo com a pesquisa, metade dos educadores afirma que a estrutura escolar é inadequada para a realização da educação inclusiva de forma apropriada; e 40% dos profissionais da educação dizem não ter recebido orientação especializada para atender alunos com necessidades especiais. Outra dificuldade apresentada pelos educadores foi a ausência de atendimento especializado no contraturno das aulas regulares, realidade apontada por 40% dos professores.

Gazeta do Povo

Apenas uma em quatro pessoas com deficiência conclui o ensino básico

Terra

Apenas 26,5% das mulheres com deficiência concluíram a educação básica, afirma IBGE

Sagres

Saiba como a escola pode ajudar crianças com TDAH

Segundo pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta mais de 2 milhões de brasileiros. Apesar da relevância desse número, a discussão sobre o TDAH ainda é insuficiente, resultando em muitas crianças com o transtorno não sendo devidamente compreendidas ou assistidas.

Catraca Livre

Retrato do descaso, país deixa mais de 2,5 milhões de crianças sem creche

Retrato bolorento da má gestão (e desvio) dos recursos públicos, o Brasil possui hoje mais de 1.200 obras de creches e pré-escolas paradas, alijando da educação, mais de 2,5 milhões de crianças, na faixa de dois a três anos de idade, a maioria, carentes.

Escola Educação

Desigualdade social prejudica educação humanizada

A rede pública de ensino infantil municipal apresenta que 62,9% possuem brinquedos para educação infantil, 78,7% jogos educativos e 30,2% materiais para atividades culturais e artísticas, enquanto a rede privada apresenta 92,2%, 89,9% e 63,8%, respectivamente. Sem uma equivalência entre infraestrutura pública e privada, abre-se o espaço para disparidades na formação básica educacional que podem prejudicar a aplicação do que profissionais classificam como "educação humanizada".

Terra

Partido entra com ação no STF por manutenção da Lei de Cotas

O PV ingressou nesta quarta-feira (19) com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para que a Justiça garanta que a previsão de revisar a Lei de Cotas nas universidades federais não seja interpretada como um possível fim da ação afirmativa.

Folha de São Paulo

Sob Bolsonaro, ações de combate ao racismo nas escolas caem para pior nível em 10 anos

Metade das escolas públicas do país têm projetos para combater o racismo e apenas um quarto delas adotam ações contra machismo e homofobia. Os números, registrados durante o governo Jair Bolsonaro (PL), são os menores da última década.

Folha de São Paulo

'Escola é a 1º experiência de crianças negras com racismo institucional', diz secretária do MEC

Folha de São Paulo

Professoras apontam despreparo de escolas para lidar com racismo em SP

Uol

No Brasil, somente 25% das escolas possuem ações contra machismo e LGBTfobia

Sagres

Governo prepara ações para garantir que jovens terminem o ensino médio

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo federal trabalha em ações para fortalecer a permanência dos jovens no ensino médio, mas que isso ainda precisa ser mais bem planejado para garantir recursos no orçamento. “O jovem, quando chega ao ensino médio, muitas vezes larga ali, porque quer trabalhar. Ele precisa ter apoio financeiro para se manter na escola”, disse Santana, sem detalhar as medidas.

EBC

Combate à evasão de negros em universidades requer novas políticas

A evasão de estudantes negros das universidades é um fator que indica a necessidade da formulação de novas políticas públicas que permitam a permanência desses alunos. Mesmo com o crescimento no número de estudantes afrodescendentes no nível superior da educação, em consequência da efetividade de ações afirmativas como a Lei de Cotas, essa população ainda enfrenta uma série de barreiras para a sua permanência nas universidades.

EBC

Leis e políticas

PNE pode incluir meta de maior participação de pais em escolas públicas

Com o início das articulações para a elaboração do próximo Plano Nacional de Educação (PNE), organizações não governamentais procuram inserir, entre as metas para os próximos dez anos, a chamada educação parental no ensino público. O objetivo é trazer maior eficiência aos recursos públicos empregados em sala de aula, a partir de evidências científicas que mostram o papel fundamental dos pais na educação dos filhos.

Gazeta do Povo

Novo PNE precisa aumentar investimentos em educação, dizem debatedores

Senado

Por que metas da educação não serão atingidas até junho de 2024

Uol

Novo Ensino Médio: secretários de educação defendem carga horária menor para matérias optativas

Os secretários estaduais de educação fecharam uma proposta com mudanças no Novo Ensino Médio que foi entregue nesta segunda-feira (3) ao Ministério da Educação (MEC). Um dos pontos defendidos é a possibilidade de reduzir a carga horária das disciplinas optativas e aumentar as matérias básicas obrigatórias.

g1

Secretários de Educação dos estados querem manter o Novo Ensino Médio

Correio Braziliense

O que pensam os jovens sobre o novo ensino médio: ‘Morro de medo de não entrar na faculdade’

O Estado de São Paulo

USP propõe volta de 2.400 horas para disciplinas regulares no ensino médio

Folha de São Paulo

Lula chama de "extraordinária" carta que pede revogação do Novo Ensino Médio

Correio Braziliense

Educadores questionam ‘credibilidade’ da consulta pública do MEC sobre o Novo Ensino Médio

Carta Capital

MEC: consulta sobre Novo Ensino Médio recebeu 150 mil respostas

EBC

SP: Gestão Tarcísio muda ensino médio e reduz números de optativas

Folha de São Paulo

Novo ensino médio: SP reduz itinerários e inclui educação financeira

Correio Braziliense

Câmara aprova projeto com estratégias para ampliar educação básica em tempo integral

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (3) o projeto, de autoria do governo federal, que cria o Programa Escola em Tempo Integral. A proposta tem como objetivo criar estratégias para aumentar o número de matrículas na educação básica em tempo integral.

g1

O que muda com o programa Escola em Tempo Integral, aprovado na Câmara

Veja

Senado aprova criação do Programa Escola em Tempo Integral

Senado

Programa que turbina escolas em tempo integral teve adesão de todos os estados, confirma ministro da Educação

Carta Capital

Mais tempo na escola melhora desempenho

MEC

A referência sergipana para o PL da Escola em Tempo Integral

Veja

Desafios de aumentar a jornada escolar

Folha de São Paulo

Meta para escola integral é “improvável”, diz Todos pela Educação

Poder 360

Racismo religioso dificulta a implementação da lei 10.639/03, afirma pesquisador

Um dos principais desafios para a implementação da lei 10.639/03, que estabelece o ensino obrigatório de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas do Brasil, é o racismo religioso, afirma o Babalawô Ivanir dos Santos.
Professor, doutor em história comparada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e conselheiro estratégico do CEAP (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas), Ivanir reforça que há ainda uma confusão entre o que é cultura e história e o que é religião, e isso representa um entrave significativo na implementação da lei.

Porvir

Questões Econômicas

Saúde e educação concentram metade de novo bloqueio no Orçamento

A saúde e a educação respondem por metade do novo contingenciamento (bloqueio) de R$ 1,5 bilhão no Orçamento de 2023. O decreto presidencial com a distribuição dos cortes foi publicado nessa sexta-feira (28) em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

EBC

Governo reajusta bolsas de pesquisa em até 94%; veja novos valores

O governo federal anunciou nesta terça-feira, 18, o reajuste de bolsas de fomento tecnológico e extensão em até 94%. O aumento varia de acordo com a modalidade dos benefícios. Segundo anúncio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o reajuste vai beneficiar cerca de 6.500 bolsistas e os valores já serão pagos em agosto.

Terra

MEC pede que INSS e Receita rastreiem devedores do Fies antes de tentar novo viés social para o programa, diz Camilo

(...) Ele não deu detalhes sobre como será o "Fies repaginado", mas disse que "vai voltar a financiar o teto". O ministro tampouco disse como será a parte de renegociação das dívidas de quem está devendo hoje, mas contou que foi feito um trabalho para identificar o "tipo da dívida".

g1

Estatística, pesquisas e estudos

Piora desigualdade educacional entre negros e brancos apesar de melhora média de aprendizado

Estudo mostra que diferença entre as notas médias dos dois grupos aumentou entre 2007 e 2019
O ensino fundamental público brasileiro registrou uma melhora nos indicadores de aprendizado nos últimos anos, mas isso não ocorreu de maneira igual para todos os alunos. Esse movimento veio acompanhado de uma piora nas desigualdades entre alunos negros e brancos, com agravamentos regionais.

Folha de São Paulo

Cerca de 2,5 milhões de crianças estão fora da creche no Brasil, aponta levantamento

Em todo o Brasil, 2,5 milhões de crianças de 2 e 3 anos de idade estão fora da creche, segundo um levantamento de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas. Enquanto isso, mais de 1,2 mil obras de creches e pré-escolas estão paradas no país (saiba mais abaixo).

Hoje

Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens que não estudam nem trabalham

O Brasil é o segundo país, de um total de 37 analisados, com maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham. O país fica atrás apenas da África do Sul. Na faixa etária considerada no relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 36% dos jovens brasileiros não estudam e estão sem trabalho.

R7

Educação no País é considerada boa por apenas 9% dos empresários industriais

A educação brasileira é considerada “boa” por somente 9% dos empresários industriais, revela pesquisa “Educação no Brasil”. Entre os entrevistados, nenhum avaliou a educação do País como “ótima”.
A qualidade do ensino é considerada regular por 45% dos entrevistados, enquanto 26% avaliam como ruim e 19% como péssima.

O Estado de São Paulo

O Brasil em ranking de educação

Pesquisa do IMD, Institute for Management Development, traz o ranking sobre produtividade dos jovens e trabalhadores. Em lista de 64 nações, o Brasil só fica à frente da Mongólia, Nova Zelândia e Venezuela. Muito triste estarmos nessa situação, já que o governo que saiu nada fez para melhorar esse segmento decisivo para melhorar o índice na geração de empregos e renda, principalmente para nossos jovens, e o de agora não consegue melhorar o ensino médio dos jovens, onde os itinerários formativos ainda insistem em ensinar a fazer tricô e a preparar pratos da cadeia alimentar com cascas de frutas e folhas de legumes. Pobre Brasil.

Estado de Minas

Falta de dinheiro é principal razão para alta taxa de desistência no ensino superior

A evasão no ensino superior causa preocupação nas autoridades brasileiras. Atualmente, menos de 20% dos nossos jovens estão na faculdade. E mais da metade desses estudantes não chega ao final dos cursos. A dificuldade financeira é o principal motivo da desistência. Mas a escolha errada da carreira também desestimula. Com tanta gente saindo da universidade, o futuro do país fica seriamente comprometido.

R7

Analfabetismo: mais de 10 milhões de brasileiros não sabem ler e escrever, aponta pesquisa

Embora 2022 tenha registrado queda no analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais, ou seja, jovens, o índice entre idosos, pretos, pardos e nordestinos ainda é alto. É o que apontam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). A pesquisa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de junho.

Sagres

Brasileiros estão mais interessados em estudar remotamente, indica pesquisa

Em 2023, cerca de 40% dos brasileiros interessados em dar continuidade à sua educação gostariam de se matricular em cursos com alguma carga horária à distância. O dado faz parte de um estudo desenvolvido pelo Google, em parceria com a empresa Educa Insights.

Galileu

Pesquisa nacional vai mapear escolas com projetos ligados aos ODS

Iniciativa do Instituto Significare quer entender como professores de todo o país abordam os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em suas práticas pedagógicas
“Acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.” Em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou um apelo global para alcançar tais metas até 2030, a chamada Agenda 2030. O compromisso, assumido por 193 países, envolve diferentes setores da sociedade, instituições políticas e a comunidade escolar. São 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) fundamentais para proteger o planeta e promover sociedades inclusivas até 2030.

Porvir

Avaliação

Provão Paulista: USP, Unesp e Unicamp aderem a vestibular seriado

Nova modalidade de ingresso no trio paulista! As três grandes universidades estaduais de São Paulo anunciaram durante esta semana uma nova modalidade de ingresso nos cursos de graduação. A USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) devem aderir ao projeto batizado como Provão Paulista, uma avaliação seriada aplicada aos estudantes dos três anos do Ensino Médio da rede pública estadual paulista.

Terra

Provão Paulista: como funciona o novo vestibular seriado

Terra

Provão Paulista: maior parte das 980 vagas ofertadas pela Unesp serão de cursos menos concorridos

R7

Provão Paulista: de medicina a direito, USP reserva vagas em todos os cursos para a nova seleção

R7

Jurídicas

TCU quer anular R$ 7,2 bi de liberações suspeitas da gestão Bolsonaro na educação

O TCU (Tribunal de Contas da União) quer que sejam anuladas liberações de obras de educação autorizadas sem critérios técnicos, e com suspeitas de corrupção, durante o governo Jair Bolsonaro (PL). As anulações se referem a autorizações no valor total de R$ 7,2 bilhões.

Folha de São Paulo

PF vê relação entre caso do kit robótica e outro escândalo do MEC

Transações em posse dos investigadores mostram ligações entre alvos de duas operações
(...) As autoridades identificaram transações financeiras entre alvos das operações Hefesto, que apura o caso de robótica, e da Literatus, deflagrada em 2021 para apurar compras suspeitas de materiais escolares da ordem de R$ 154 milhões. Os dois casos usaram recursos operados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão do MEC.

Folha de São Paulo

TJDFT declara inconstitucional lei sobre homeschooling no DF

Em reunião nesta terça-feira (25/7), o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) declarou a inconstitucionalidade da lei que prevê a possibilidade de educação familiar ou homeschooling no DF. A ação foi proposta pelo Sindicato dos Professores do DF (Sinpro/DF) contra o Chefe do Poder Executivo local e a Câmara Legislativa do DF (CLDF).

Correio Braziliense

Justiça condena escola a pagar R$ 10 mil por impedir menina de jogar futebol

O Colégio Santa Rita de Cássia, em Belo Horizonte, foi condenado em primeira instância judicial a pagar R$ 10 mil em danos morais por ter impedido uma aluna de 10 anos de participar de um campeonato de futebol escolar. Segundo a decisão, a menina tentou inscrever-se no torneio 'Jolim', em julho de 2022, mas sua inscrição foi negada pela escola por, supostamente, não haver demanda de alunas dessa faixa etária.

Correio Braziliense

Policiais

Criminosos vendem diplomas de ensino superior a R$ 6 mil

Criminosos estão comercializando diplomas da faculdade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, pela internet. Eles se apresentam como “um grupo de despachantes especializados em diplomação sem burocracia”, e cobram mais de R$ 6.000 por um certificado de graduação.

Gazeta do Povo

Violência

Estudo apresenta dados sobre violência nas escolas

(...) Os pesquisadores afirmam que as ocorrências são motivadas, sobretudo, por discursos de ódio, bullying, racismo, misoginia, intolerância étnica ou religiosa e “exigem resposta pública que compreenda e considere a complexidade do fenômeno”.
Cerca de 1,7% das escolas brasileiras sofrem com tiroteios e balas perdidas oriundas de confronto entre polícia e criminosos; e 2,3% relataram casos de assédio sexual. O trabalho considera que pode parecer pouco, mas significa que milhares de alunos e de professores têm, na violência, uma das experiências mais indeléveis de suas trajetórias pessoais e profissionais, e que afetam sua relação com a escola.

Correio do Povo

Para acabar com ataques em escolas é preciso ir além das medidas de segurança, afirmam especialistas

Os ataques violentos a escolas são fruto de uma série de fatores. Embora medidas relacionadas à segurança sejam importantes, como instalação de câmeras e botões que acionam a polícia em situações emergenciais, também são necessárias mudanças no ambiente escolar capazes de alterar esse quadro no longo prazo.

Fapesp

Primeiro passo para coibir os atentados contra escolas é regular redes, defende Camilo Santana

Carta Capital

Brasil teve mais de 2 mil ameaças de violência escolar em 2023, diz PNE

De acordo com um levantamento feito pelo Portal Nacional de Educação (PNE), o Brasil registrou 2.298 ameaças de violência escolar somente no primeiro semestre de 2023. Os dados estão organizados por estado e abrangem o período de 01 de janeiro a 30 de junho.

R7

Violência interrompeu aulas em 669 escolas públicas do Brasil

Folha de São Paulo

A profundidade da violência nas escolas, segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública

Carta Capital

Temor de violência nas escolas atinge 90% dos brasileiros, aponta DataSenado

O percentual de brasileiros que temem que seus filhos ou pessoas próximas sofram algum tipo de violência no ambiente escolar é de 90%. E 76% temem casos de violência nas ruas das cidades brasileiras. Os dados foram apresentados pelo Instituto DataSenado em audiência pública da Comissão de Educação (CE) nesta terça-feira (4).

Senado

Vai à sanção sistema nacional para monitorar violência nas escolas

Senado

Lula anuncia projeto para ampliar as penas de crimes cometidos em escolas

Carta Capital

MEC destinou R$ 3,1 bilhões para segurança nas escolas

MEC

Governo Lula quer que ataques a escolas sejam punidos como crime hediondo

Terra

38% das escolas brasileiras relatam problemas com bullying

(...) O bullying é mencionado como uma das causas ligadas ao discurso de ódio, então esse é um dado importante para ficarmos atentos. Por outro lado, os dados nos mostram que 70% das escolas afirmam que têm projetos de combate ao bullying.

Uol

“Clubes de luta” em escolas viralizam nas redes sociais e acendem grande alerta

Infelizmente, a ocorrência de brigas entre alunos no ambiente escolar nunca foram novidades. Porém, essas atitudes sempre foram coibidas pelo corpo docente e pelos pais dos alunos.
No entanto, muitas pessoas ficaram chocadas ao saber que, mais recentemente, alunos estão criando “clubes de luta escolares” para ganhar likes nas redes sociais.

Escola Educação

Por dia, 9 escolas são alvo de furto em SP

(...) Em média, 273 casos de furtos por mês, ou nove a cada dia, foram cometidos em instituições de ensino públicas e privadas no estado de São Paulo nos últimos cinco anos. Entre janeiro de 2018 e abril deste ano, foram registrados 17.508 boletins de ocorrências desse tipo.
A metade dos delitos ocorreu nas escolas de ensino fundamental. O restante foi em creches (24%), ensino médio (20%) e instituições de ensino superior (6%).

Folha de São Paulo

Questões Familiares

Castigos podem gerar prejuízo emocional nas crianças? Especialista explica

Psicóloga alerta que a saída é ter 'mão firme' e sempre oferecer afeto à criança, e explica como manejar o mau comportamento
Castigar crianças pode gerar sequelas emocionais que, ao longo do tempo, podem ser mais difíceis de manejar. Por isso, apesar da prática ser bastante utilizada em famílias e até em escolas, a linha entre o comportamento punitivo e a violência é tênue.

Terra

Pesquisa revela que cérebro adolescente é "programado" para ignorar a família

Um estudo de Stanford identificou que a partir dos 13 anos, os filhos não reconhecem as vozes dos pais como antes. Pesquisa revela os motivos; confira!
É notável que nos primeiros anos da adolescência marcam uma grande mudança no comportamento dos filhos em relação às suas famílias. Agora, a ciência confirmou que essa “rebeldia” também é causada por reações neurais que influenciam os adolescentes a buscar novas conexões.

Escola Educação

Saúde & Educação

Educação para o uso de telas também é uma questão de saúde

Estudo mostra que jovens precisam ser “alfabetizados” no uso das mídias digitais, em nome da própria saúde mental
A internet abriu o canal de comunicação do mundo todo com todo o mundo, em todos os instantes de cada dia. A vida em sociedade, que nunca foi exatamente simples, tem ficado exponencialmente complexa. A “aldeia global” de que falava Marshall McLuhan acabou por se dividir em grupos cada vez mais específicos, com limites fluidos. Não é nada fácil entender.
As novas gerações chegarão a um mundo já constituído dessa forma e, portanto, já estarão familiarizadas. Mas mesmo elas precisam se aprender sobre sua dinâmica. Saúde e segurança, por exemplo, são fatores sérios demais para que se deixe o aprendizado de como ambos se intercalam com tecnologias digitais ao sabor de tentativa e erro. Um estudo da APA (Associação Americana de Psicologia), por exemplo, defende que educação é necessária para garantir o bem-estar dos adolescentes.

Forbes

EAD

É indicado usar o mesmo conteúdo para EaD e presencial?

A resposta para a pergunta do título é simples: não. Ao planejar aulas online e presenciais, é importante considerar as diferenças entre os formatos e como aproveitar melhor cada um deles.

Desafios da Educação

Técnico e Profissionalizante

Aprovada política nacional de educação profissional e tecnológica

O Plenário aprovou nesta terça-feira (11), em regime de urgência, projeto que articula a formação profissional técnica de nível médio com a aprendizagem profissional, determinando a formulação de uma política nacional para o setor. A proposta também faz mudanças no cálculo da renda para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Aprovado em votação simbólica, o projeto será encaminhado à sanção presidencial.

Senado

Educação profissional é a modalidade mais bem avaliada no país, mas acesso ainda é desafio

Na tentativa de ampliar a oferta educacional, o Senado aprovou no dia 11 de julho a proposta que cria uma política nacional de educação profissional e tecnológica
Se em décadas passadas os brasileiros viam o ensino superior como sinônimo de prestígio, atualmente a educação profissional é a modalidade mais bem avaliada no país. É o que aponta pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). A preparação para o mercado de trabalho, a boa aceitação pelas empresas, os bons salários e a acessibilidade financeiramente estão entre as vantagens citadas pelos entrevistados.

Brasil 61

90% dos empresários defendem ensino técnico como gerador de empregos, diz CNI

Correio Braziliense

1 a cada 3 empresários consideram ensino técnico o mais importante do país

Correio Braziliense

Brasil atingiu apenas 40% das matrículas na eduçação profissional estipuladas para 2024

A educação profissional e tecnológica teve um aumento da procura de 13,7% em 2022. De 1.892.458 matrículas em 2021, passou para 2.152.506 no ano seguinte. Apesar do crescimento, o país ainda está longe da meta do Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE estipulou triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, chegando a 5 milhões de estudantes até 2024. O número atual representa apenas 40% da meta estabelecida para essa modalidade de ensino.

Brasil 61

Triplicar ensino técnico daria ganho no PIB de até 2,32%, indica estudo

Se o Brasil dobrasse ou triplicasse o número de vagas oferecidas no ensino médio técnico, isso implicaria aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de até 2,32%, indica estudo recém-concluído do Itaú Educação e Trabalho. A pesquisa, realizada principalmente ao longo de 2022, traz ainda um retrato dos “prêmios salariais” por faixas de formação no país.

Valor

Pesquisa defende expansão dos cursos técnicos no Brasil

Trabalhadores que concluem cursos técnicos têm, em média, um salário 32% acima dos que possuem apenas o ensino médio tradicional. Além disso, a chance de se conseguir um emprego após terminar o ensino técnico também aumenta. Isso se confirma pela taxa de desemprego entre essa parcela de profissionais, que é de 7,2%, em média, contra 10,2% da parcela com ensino médio de currículo normal.

EBC

Ensino Superior

Reitores de universidades federais querem fim da lista tríplice

Reitores das universidades federais apresentaram ao governo Lula (PT) uma proposta para acabar com a lista tríplice para a nomeação dos próximos dirigentes das instituições. A mudança passou a ser defendida após o governo Bolsonaro (PL) adotar uma política aberta de nomear alinhados ideologicamente.

Folha de São Paulo

Negócios

Setor de educação avança na bolsa com expectativas sobre novo Fies

As ações de educação mostraram desempenho robusto na bolsa paulista nesta terça-feira, com Yduqs e Cogna entre as maiores altas do Ibovespa, na sequência de declarações do ministro da Educação sobre o novo Fies.
Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira, o ministro Camilo Santana disse que projeto que regulamenta o novo Fies quer combater a inadimplência do programa e deve ser apresentado até o final do mês.

Uol

Polêmicas

Barbies para ensino de "empatia" em escolas geram polêmica no Reino Unido

A empresa de brinquedos Mattel foi criticada por “marketing furtivo” depois de distribuir bonecas Barbie e Ken gratuitamente para 700 escolas do Reino Unido como parte de um programa para ensinar “empatia” às crianças da educação primária.

Galileu