Notícias de Educação - 02/ago/2023

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Tecnologia

Tecnologia na educação: um bem ou um risco?

Lançado em 26 de julho pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o GEM Report 2023 sobre tecnologia na educação tem suscitado forte reação na comunidade educativa. Para alguns, o relatório apresenta uma visão negativa da tecnologia na educação ao destacar os riscos de aumento de desigualdade no acesso a oportunidades de aprendizagem, de empobrecimento de relações humanas e de perda de autonomia de professores e estudantes. É preciso compreender o contexto no qual o documento foi elaborado.

Porvir

Gestão

Governo de SP não adere a livros didáticos do MEC para 2024 e diz que usará material próprio e 100% digital a partir do 6º ano

O governo de São Paulo, através da Secretaria de Educação, decidiu não aderir ao material didático e pedagógico do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), do Ministério da Educação, para os alunos do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual a partir de 2024. No lugar, será usado material próprio e digital.

g1

Educadores criticam decisão do governo de SP de não aderir a livros didáticos do MEC e usar material 100% digital a partir do 6º ano

g1

Escola poderá imprimir livro digital para quem precisar, diz secretário de Educação de SP

Folha de São Paulo

SP troca livros do MEC por material digital: ‘Passam os slides e o aluno anota’, diz secretário

O Estado de São Paulo

Gestão Tarcísio determina que diretores observem aulas dos professores

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) determinou que diretores das escolas estaduais paulistas devem, a partir deste semestre, assistir semanalmente a ao menos duas aulas dos professores. Eles terão que produzir um relatório sobre o que observarem em sala. Uma portaria estabelecendo a nova atribuição aos diretores foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (28).

Folha de São Paulo

Inclusão

Altas habilidades e superdotação: como a escola pode incluir os estudantes

Pessoas com altas habilidades e superdotação também são foco da educação inclusiva, mas por vezes o tema acaba ficando de fora das discussões
(...) A subnotificação não é o único fator que dificulta o acolhimento e atendimento adequado às crianças com altas habilidades. Carolina Videira, especialista em educação inclusiva e coordenadora de pós-graduação no Instituto Singularidades, comenta que geralmente a educação especial na perspectiva inclusiva foca bastante em alunos com deficiência, com transtornos globais ou no espectro autista, e nem sempre olha com a atenção devida para as altas habilidades.

Porvir

Leis e políticas

Lula defende melhorar escola pública e atrair a classe média

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o atual modelo de educação desestimula as crianças e afirmou que, quando houver uma melhora da qualidade da rede pública, as famílias de classe média não vão querer mais gastar milhares de reais em mensalidades com o ensino privado. O presidente lançou hoje a escola pública integral.

Valor

Revogação do novo ensino médio não é descartada pelo Ministério da Educação; saiba o que significa

O Ministério da Educação não descarta a possibilidade de revogação da portaria que instituiu o Novo Ensino Médio, segundo avaliou o ministro Camilo Santana (PT) nessa segunda-feira (31), no Palácio do Planalto, em Brasília. As mudanças determinadas pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) e orientadas em cronograma de Jair Bolsonaro (PL) são alvo de polêmicas no Brasil e fonte de tensão no ministério do governo Lula (PT), que decidiu suspendê-las por período indeterminado.

Itatiaia

CE aprova novo cálculo do valor por aluno repassado à merenda escolar

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (1º), em turno suplementar, proposta que inclui indicadores socioeconômicos das redes de ensino no cálculo do valor a ser repassado pela União aos entes federativos para compra de merenda escolar. O projeto, do senador Eduardo Braga (MDB-AM), foi relatado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), que apresentou um substitutivo. Agora, a proposta será enviada para a Câmara dos Deputados.

Senado

Projeto estabelece critérios para priorização de vagas em creches públicas

O Projeto de Lei 975/23 estabelece que os critérios de disponibilização de vagas em creches (para crianças de até 3 anos de idade) e pré-escolas públicas (para crianças de 4 a 5 anos), a serem definidos por cada município, deverão considerar as crianças afastadas do convívio familiar; e as com registro civil em que não conste pai ou mãe. E ainda as crianças com mães matriculadas na rede pública de educação; com mães que comprovem vínculo empregatício; e as crianças que residem em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Câmara

Projeto proíbe banheiros para ambos os sexos em escolas da educação básica

O Projeto de Lei 1601/23 proíbe a implantação, a adaptação e a utilização de banheiros para o uso comum de pessoas de sexos diferentes em ambientes escolares. (...) A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Questões Econômicas

Tesouro Educa+: conheça o novo título público voltado para a educação universitária

Com o novo papel, será possível investir de 3 a 18 anos e receber o retorno do investimento, corrigido pela inflação
O Tesouro Nacional lançou nesta terça-feira, 1º, em parceria com a B3 - a Bolsa de Valores do Brasil, títulos públicos voltados para o financiamento da educação universitária. Chamado de Tesouro Educa+, têm como objetivo estimular as famílias na formação de uma poupança para financiar o estudo dos filhos na universidade ou em um intercâmbio.

Terra

Educa+: Novo Título do Tesouro Nacional pode transformar o Setor Educacional Brasileiro

R7

Negócios

Franquias de educação apostam em digitalização e retomam crescimento

O segmento educacional cresceu ainda mais que o setor de franquias como um todo, apresentando um faturamento 17,2% maior no período analisado. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
As principais transformações observadas após as adequações do período de pandemia com foco na retenção de estudantes foram: aumento dos recursos de ferramentas tecnológicas, para 88,9% dos respondentes em 2022 e 63% neste ano, respectivamente; redução do custo de ocupação (53,3% e 45%) e ganhos de escala (26,7% e 27%).

Mercado & Consumo