Notícias de Educação - 08/ago/2023

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Tecnologia

Por que a Suécia desistiu da educação 100% digital e gastará milhões de euros para voltar aos livros impressos?

(...) Ao g1, a pedagoga e autora sueca Inger Enkvist, que tem mais de 40 anos de experiência como professora no país europeu, explica que, inicialmente, houve o apoio de parte dos educadores à postura da digitalização massiva, especialmente nos anos 2000. "Só que o vento agora sopra em uma direção oposta, porque pais, professores e empregadores têm a impressão de que os jovens passaram a saber menos", explica Inger Enkvist.
Olavo Nogueira Filho, diretor executivo da ONG Todos Pela Educação, reforça, a partir do exemplo europeu, que “países que têm condições de fazer uma digitalização completa não estão indo nessa direção”. “Não é só questão de ter acesso [a equipamentos ou à internet]: é de estratégia pedagógica, é de neurociência”, afirma.

g1

Gestão

Ensino integral: Dá para envolver todos os alunos na modalidade em 10 anos?

O Ministério da Educação lançou na última segunda-feira (31) programa que institui um plano nacional de ampliação da escola em tempo integral, com objetivo de atingir 1 milhão de estudantes em 2023. Durante o programa Análise da Notícia, o diretor executivo do Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho, afirmou que é possível colocar todos os estudantes brasileiros com idade entre 4 e 17 anos em escola integral em um prazo de até 10 anos.

Uol

Escola em Tempo Integral já teve adesão de 1.766 municípios

MEC

Município do Rio de Janeiro proíbe uso de celular em salas de aula

Os estudantes das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira (7), não poderão utilizar o celular na sala de aula. A prefeitura da capital publicou um decreto que regulamenta o uso dos aparelhos nas escolas públicas. Agora, o celular deverá ficar guardado e só poderá ser usado para atividades pedagógicas, com a autorização dos professores.

EBC

Após defender material digital, Feder diz que vai imprimir 'livro de verdade, onde pode riscar'

Depois de anunciar e defender o uso de material digital, o secretário de Educação da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), Renato Feder, recuou sobre o uso da tecnologia em sala de aula e diz que vai imprimir livros didáticos para que os alunos possam "escrever, anotar e rabiscar".

Folha de São Paulo

SP: Secretário diz que recusou livros do MEC porque não podem ser riscados

Uol

Em novo afastamento do MEC, SP cria material que, mesmo impresso, não substitui livros

Folha de Pernambuco

Inclusão

Dobra número de mulheres negras nos cursos mais nobres do Prouni, mas brancas obtêm mais bolsas

Um levantamento inédito realizado pela associação Gênero e Número e pela Agência Pública e divulgado recentemente mostra que as mulheres negras ampliaram a participação nos dez cursos mais procurados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas integrais e parciais de estudo em instituições particulares de ensino superior desde sua criação, em 2004.

R7

Leis e políticas

Novo Ensino Médio: MEC propõe aumentar carga horária de disciplinas básicas obrigatórias

O Ministério da Educação (MEC) propôs aumentar a carga horária da Formação Geral Básica (FGB), que são as disciplinas básicas ou obrigatórias, no novo modelo do Ensino Médio. A ideia é que a carga horária destinada a essas disciplinas passe de 1.800 para 2.400 horas.
(...) Segundo o governo, a consulta pública indicou uma "posição majoritária de críticas" sobre o tempo destinado à Formação Geral Básica e a necessidade de uma maior clareza em relação aos itinerários formativos, que abrangem as disciplinas optativas.

g1

Ensino médio: MEC propõe maior carga horária básica e redução dos itinerários

Metrópoles

Proposta do MEC reduz itinerários optativos a 20% do Ensino Médio

Sagres

Projeto de lei para mudar o novo ensino médio irá para Congresso até setembro, diz ministro

Mudanças previstas devem passar no Congresso; governo mantém formato do Enem ao menos até 2024
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), prometeu encaminhar até o início de setembro um projeto de lei para o Congresso Nacional para alterar a reforma do ensino médio.

Folha de São Paulo

Questões Familiares

Conheça os riscos da agenda lotada para crianças

Desde tenra idade, muitos pais optam por deixar a rotina de seus filhos com uma série de compromissos, tais como atividades extracurriculares, aulas particulares, práticas esportivas e outras ocupações, com a intenção de oferecer uma vivência rica e estimulante. Entretanto, essa abordagem, embora possa parecer benéfica, não é isenta de consequências adversas.

Catraca Livre

'Pais de adolescentes estão tão solitários e depressivos quanto filhos, mas são ignorados'

(...) As mudanças sociais e hormonais típicas da adolescência, somadas ao isolamento da pandemia de covid-19 e aos efeitos das redes sociais, ampliaram as discussões sobre depressão e ansiedade nos adolescentes nos últimos anos.
Mas o debate costuma deixar de lado um ponto crucial: os problemas de saúde mental que afetam também pais e mães desses jovens. E mais: como a saúde mental das duas faixas etárias — pais e adolescentes — está interconectada.

g1

Técnico e Profissionalizante

Entra em vigor lei que estabelece diretrizes para a educação profissional

Entrou em vigor a lei que estabelece as diretrizes para a política de educação profissional e tecnológica (Lei 14.645/23), que teve origem em projeto do ex-deputado João H. Campos (PE), o PL 6494/19. Conforme explica a relatora da proposta, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), a nova lei organiza a educação profissional em eixos tecnológicos. Com isso, o estudante poderá seguir uma trajetória de formação que integra os níveis médio e superior.
De acordo com Tabata Amaral, o objetivo é oferecer ao aluno um projeto de formação ao longo da vida, essencial a esse momento em que as ocupações se transformam de maneira acelerada.

Câmara

Ensino Superior

Gilmar Mendes determina que criação de cursos de Medicina particulares devem atender exigência prevista no Mais Médicos

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (7) que a criação de cursos de Medicina em instituições particulares deve seguir os requisitos previstos na Lei do Programa Mais Médicos, de 2013. Alei estabeleceu a exigência de chamamento público para a criação dos cursos.
O chamamento público é uma espécie de processo de seleção feito pelo Poder Público. O mecanismo permite que o governo avalie em quais regiões há demanda de profissionais e, portanto, necessidade de oferta de vagas no ensino.

g1

Negócios

Franquias de educação retomam crescimento e aceleram uso de tecnologia

(...) Alta capacidade de adaptação e aprofundamento de ações inovadoras são algumas das principais constatações extraídas do Diagnóstico Setorial de Educação 2023, realizado pela Associação Brasileira de Franchising. O novo estudo indica que as franquias do segmento se adaptaram à nova realidade imposta pela pandemia e seguem retomando sua trajetória de crescimento, que foi de 17,8%, como apontou a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, feita pela ABF, referente aos três primeiros meses deste ano frente a igual período de 2022. O segmento educacional cresceu ainda mais que o setor de franquias como um todo, cujo faturamento foi 17,2% maior no período analisado.

ABL