Notícias de Educação - 10/ago/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Gestão

App do governo de SP é instalado sem autorização em celulares de professores e alunos

(...) Comandada pelo empresário da área de tecnologia Renato Feder, a pasta da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que o aplicativo Minha Escola SP foi instalado indevidamente no celular de quem já havia logado no sistema. Não foi informado o número de aparelhos atingidos.

Folha de São Paulo

Após instalar app em massa sem autorização, Secretaria da Educação de SP diz que vai apurar caso e cita 'falha'

g1

SP repete Paraná e instala app sem autorização no celular de professores

Uol

São Paulo deixa de aderir ao PNLD, mas vai manter livros físicos

Os alunos da rede estadual de São Paulo do 6º ao 9º ano vão receber impresso o material didático elaborado pelo governo paulista e terão também acesso aos livros digitais. A informação vem depois de o governo paulista informar, no último dia 1º, que não aderiu ao material didático e pedagógico do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) do Ministério da Educação (MEC) e que não usaria livros físicos em sala de aula, ou seja, os alunos teriam apenas material digital nos anos finais do ensino fundamental. O material do MEC é fornecido sem custo aos estados.

EBC

Gestão Tarcísio pode prejudicar aluno paulista no Enem e 'transformar professor em robô'

R7

Inclusão

Geração inédita de cotistas revoluciona sociedade brasileira, afirma Le Monde

Em uma década, o número de estudantes negros nas universidades brasileiras deu um salto de 400%, destaca o jornal
O jornal francês Le Monde Diplomatique desta quarta-feira 9 traz uma reportagem sobre os resultados de um sistema aplicado a partir de 2012 nas universidades federais brasileiras. “No Brasil, as cotas raciais fizeram ascender uma geração de negros graduados” é o título do texto assinado pelo correspondente do diário no Rio de Janeiro, Bruno Meyerfeld.

Carta Capital

Leis e políticas

Câmara aprova reformulação da Lei de Cotas; texto segue para o Senado

(...) Os deputados federais aprovaram o substitutivo da relatora, deputada Dandara (PT-MG). O projeto original é de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS). Entre as mudanças aprovadas está a redução da renda familiar per capita para ingresso de aluno da rede pública nas cotas, passando de 1,5 salário mínimo para um salário mínimo por pessoa.

EBC

Câmara aprova revisão de lei de cotas e inclui quilombolas e pós-graduação

Carta Capital

Com um ano de atraso, Câmara aprova atualização da Lei de Cotas

g1

Câmara aprova projeto que inclui ‘educação política’ no currículo escolar

Projeto que vai para o Senado também insere “direitos da cidadania’ na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), um projeto de lei que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) os temas “Educação Política” e “Direitos da Cidadania” como componentes curriculares dos ensinos fundamental e médio. A proposta segue para análise do Senado.

O Tempo

MEC sugere Educação Digital na grade curricular do Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) entregou nesta terça-feira, 8, às comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado, o sumário da consulta pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. O documento inclui uma série de mudanças, entre elas a sugestão da inclusão na Formação Geral Básica (FGB) do curso de Educação Digital e, no quesito infraestrutura, a permissão do uso do celular como ferramenta pedagógica. Agora, os congressistas têm até 21 de agosto para apresentar suas sugestões ao documento.

Terra

Entenda os principais pontos da proposta do MEC para o ensino médio

Jeduca

MEC divulga possível aumento de 33% na carga horária do ensino básico

CNN

Câmara aprova política nacional de atenção psicossocial nas escolas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei 3383/21, do Senado, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. O objetivo é integrar ações de educação, assistência social e saúde, com ênfase na saúde mental. Devido às mudanças feitas, a proposta retorna ao Senado para nova votação.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Saúde mental: 75% das escolas apontam tema como maior desafio, diz pesquisa

Em pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a organização Itaú Social, sobre os últimos anos do ensino fundamental na rede pública brasileira, a saúde mental dos estudantes e dos professores é vista como o maior desfio por 75% das redes de ensino. Aliada à falta de envolvimento da família, apontada por 74,1% das respostas, a questão torna-se um grande entrave para a educação nos próximos anos.

Correio Braziliense

Questões Familiares

TESTE: você é um adulto superprotetor? Crianças precisam correr mais riscos para serem saudáveis, dizem especialistas

“Assim você vai cair!”; “Não corra!”, “Devagar!”. Quando você diz essas frases para o seu filho, tem a intenção de protegê-lo, certo? O problema, segundo especialistas, é que esse cuidado excessivo está acabando com as brincadeiras “de aventura”, que envolvem algum tipo de risco ou imprevisibilidade — como subir em árvores, apostar corrida ou fazer “lutinha”.
Resultado: as crianças crescem menos confiantes, não desenvolvem a capacidade de detectar os reais perigos do dia a dia e tornam-se adultos mais ansiosos e sedentários.

g1

Criança viciada em celular? Atraia a atenção para fora das telas

Competir com videogames, redes sociais, filmes, séries e desenhos animados; Ser mais atraente que as dancinhas, as trends e as figurinhas; Capturar a atenção sem tecnologia ou recursos audiovisuais; Essa é a batalha enfrentada diariamente por pais e responsáveis ao redor de todo o mundo, quando o assunto é entreter e desenvolver os cérebros de crianças e adolescentes. Uma missão difícil e que, quase sempre, é vencida pelas telas. 

Terra

Eventos

País não sabe como pagar por psicólogo e assistente social na escola, aponta debate

Em audiência conjunta nesta quarta-feira (9), as Comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS) debateram a implantação da lei que determina a presença de profissionais de psicologia e de serviço social nas escolas públicas de educação básica (Lei 13.935, de 2019). Segundo afirmaram profissionais dos setores na audiência, a principal barreira tem sido o financiamento para a contratação e manutenção desses profissionais.

Senado